No Níger a margem da cerimónia da tomada de posse do novo Presidente, foi assinada hoje o tratado revisto de adesão da Guiné-Bissau a Comunidade dos Estados do Sahel-Saara (CEN-SAD).
A CEN-SAD é uma área de livre-comércio criada no norte africano cuja função é estabilizar uma integração econômica entre os países da região, Presidida pelo chefe de Estado do Tchad, Marechal Idriss Deby.
Bissau, 01 abr 2021 (Lusa) - O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, assinou hoje em Niamey, no Níger, o tratado revisto da Comunidade dos Estados Sahel-Saarianos (CEN-SAD), segundo um comunicado divulgado à imprensa.
"A adesão da Guiné-Bissau é a tradução do compromisso do Presidente Umaro Sissoco Embaló ao pan-africanismo e à integração económica, social e política em África", salienta o comunicado divulgado pela organização.
No comunicado, o Presidente guineense salienta a disponibilidade da Guiné-Bissau para trabalhar para a consolidação da CEN-SAD para que possa promover o desenvolvimento económico e social num contexto de segurança e paz.
A Comunidade dos Estados Sahel-Saarianos, é atualmente presidida pelo chefe de Estado do Chade, Idriss Deby Itno.
A Guiné-Bissau aderiu à CEN-SAD em 2004.
A CEN-SAD, criada em 1998 e atualmente composta por 29 estados-membros, tem como principal objetivo uma área de comércio livre em todo o continente africano.
O Presidente guineense viajou hoje para o Níger para participar na cerimónia de tomada de posse do novo chefe de Estado daquele país, Mohamed Bazoum.
Conosaba/Lusa
Sem comentários:
Enviar um comentário