A Associação de jovens estudantes de Cubucaré, sul do país denúncia situação difícil dos populares deste sector, devido falta de infra-estruturas, pessoal de saúde e vias de acesso em quase 148 tabancas que compõem o sector.
A situação, de acordo com a organização, piorou neste período em que se regista muita chuva em todo o país, possibilitando assim o aumento dos casos das doenças crónicas, como a tuberculose e sida uma vez que em todos os 5 centros de saúde do sector, não existem especialista para estes casos.
Em entrevista a Radio Sol Mansi, Aliu Turé, presidente da associação, revelou que em todo o sector não existe uma farmácia em caso de necessidade de medicamento, por isso, a sua organização decidiu lançar uma campanha de angariação de medicamentos. “ Lançamos campanha de angariação de medicamentos e outros produtos de bens hospitalares e já conseguimos alguns”.
Para a evacuação dos doentes, Aliu Turé avança que as limitações de vias de acesso dificultam o processo e em várias ocasiões os doentes acabam por falecer durante percurso da evacuação. “ A Situação é muito preocupante, uma vez que os Centros de Saúde não têm especialistas para estes tipos de doença, como Tuberculose e Sida.”
Sector de Cubucaré, segundo sector mais vasto do país com 148 tabancas e 5 centros de saúde todos confrontam-se com falta de serviços de saúde adequado, falta de vias de acesso e em várias ocasiões já vitimaram mortalmente várias pessoas.
Por: Turé da Silva/radiosolmansi com Conosaba dp Porto
Sem comentários:
Enviar um comentário