[SEMANA 30_2020] O expoente máximo da música moderna guineense, Justino Delgado, lançou neste mês de julho, o seu 12º álbum intitulado “Rubane”, uma obra discográfica com 12 faixas musicais, cujo CD já se encontra à venda na capital do país, Bissau. O músico celebrou, no ano passado [2019], o seu 40º aniversário de carreira musical, num evento recheado de canções que marcaram gerações na Guiné-Bissau, na lusofonia e no mundo.
Juju, como também é tratado carinhosamente, é o cantor guineense mais popular, tendo já gravado doze álbuns, dos quais um Best Of.
Foi distinguido variadíssimas vezes no país e no estrangeiro. É também o Embaixador da música moderna guineense e lidera a banda Dokolma, uma banda antiga do qual fazia parte, mas que restaurou nos últimos anos e que às vezes o acompanha nos seus concertos.
‘Gabiana’ surgiu em 1993, em 1995 lançou ‘Tétété’, em 1998, ‘Troco’. Em 2000 lançou ‘Farol’. Outros álbuns de grande sucesso também foram ‘Ley Dy Byda’, Tilita, Dum D’Tchom. Agora em 2020 coloca o álbum ‘Rubane’ no mercado.
Em 1978, fundou e liderou o grupo musical ‘Flor de África’, ainda era jovem estudante, Cresceu rapidamente em popularidade e fama. Em 1979, foi convidado para integrar o grupo África Livre. De 1982 a 1984 investiu as suas energias na carreira a solo, tendo feito muitas aparições como artista convidado em shows com os grupos: África Livre, Super Mama Djombo e Nkassa Cobra.
Por: Sene Camará
Conosaba/odemocratagb.
Sem comentários:
Enviar um comentário