Se você ainda não criou o hábito de separar o lixo reciclável, volte dez casas no "jogo da vida". Ao fazer isso, você não só ajuda o meio ambiente, mas quem vive do reaproveitamento. E agora, no estado Acre, ele adquiriu mais uma utilidade: virou moeda de troca por alimentos.
Supermercado troca lixo por comida
O Acre está dando um exemplo e tanto de sustentabilidade aos demais Estados do Brasil. O estado acaba de inaugurar no município de Marechal Thaumaturgo o primeiro supermercado que troca lixo reciclável por comida do país.
No TrocTroc, nome do mercado ecológico, é possível comprar comida com garrafas pet e latinhas de alumínio. Os produtos recicláveis funcionam como dinheiro para adquirir alimentos básicos, como frutas, legumes, verduras, arroz, feijão, macarrão, óleo, farinha, entre outros.
E se o cliente levar as garrafas e latinhas limpas e amassadas, facilitando a reciclagem, o valor do bônus para comprar os alimentos tem um acréscimo de 20%.
O projeto foi criado pelo presidente da Fundação Belga House of Indians Foundation, em parceria com os índios Ashaninka no Acre, com o intuito de incentivar os moradores a reciclar e incentivar a economia local, já que os produtos vendidos são nativos da região.
O plástico e o alumínio arrecadados vão para uma fábrica de reciclagem para serem transformados em produtos novos.
Muito legal essa iniciativa!
Sem comentários:
Enviar um comentário