O ministro dos Transportes e Comunicações guineense, Serifo Djaquité, anunciou hoje que o Banco de Desenvolvimento da África Ocidental vai financiar com 27 milhões de euros obras no aeroporto internacional Osvaldo Vieira, de Bissau.
O governante guineense fez este anúncio à margem da 63.ª cimeira de ministros dos Transportes da Agência para a Segurança da Navegação Aérea em África e Madagáscar (Asecna), que decorre em Bissau desde quarta-feira, devendo terminar hoje, na presença de ministros de 13 dos 18 países da organização.
Segundo o ministro, a Guiné-Bissau já assinou o processo verbal com o BOAD, faltando agora que o Governo a ser formado, na sequência das eleições legislativas, inicie os procedimentos para o desbloqueamento dos fundos.
As obras de reabilitação do aeroporto Osvaldo Vieira de Bissau irão comportar a renovação da pista de aterragem, construção de um novo edifício técnico e a renovação da aerogare.
Será construído ainda um novo salão presidencial que terá uma sala para o chefe de Estado, outra para embaixadores, sala para membros do Governo e outra ainda para o presidente do parlamento.
Fundada em 1959, a Asecna dedica-se à gestão dos espaços aéreos e ainda aos serviços de segurança da navegação aérea num espaço de mais de 16 milhões de quilómetros quadrados.
A Guiné-Bissau é membro da Asecna desde 2006 e a partir da reunião que termina hoje em Bissau, passa a assumir a presidência rotativa de ministros dos Transportes da organização, por um período de 12 meses.
A presidir hoje a abertura da 63ª dos ministros dos Transportes dos países da Asecna, o primeiro-ministro guineense, Aristides Gomes, elogiou o trabalho que tem sido desenvolvido pela organização na Guiné-Bissau, nomeadamente na formação e capacitação de quadros e na preparação de novos ingressos para o setor aeronáutico.
Aristides Gomes enalteceu ainda as ações de melhoramento do funcionamento do aeroporto Osvaldo Vieira e o apetrechamento da agência de aviação civil do país.
A nível global, o primeiro-ministro guineense destacou o facto de a "área Asecna ser das mais seguras do mundo", o que disse ser motivo de orgulho para todos os africanos, numa altura em que a organização completa 60 anos desde a sua criação.
Os 13 ministros dos Transportes dos países da Asecna que se encontram em Bissau foram hoje recebidos, em visita de cortesia, pelo presidente guineense, José Mário Vaz.
Sem comentários:
Enviar um comentário