Nesta pausa, ocorreu-me partilhar esta reflexão com amigos que se debruçam tecnicamente sobre as questões sócio-laborais em Cabo-verde e, que, certamente poderão cogitar sobre os impactos económicos, sociais e políticos da implementação da ideia subjacente:
Reflexão:
É minha convicção que podemos minimizar os nefastos efeitos do desemprego em Cabo- Verde, se conseguirmos alterar a curto ou médio prazo a nossa visão sobre o horário de funcionamento dos serviços públicos e privados.
Senão vejamos: É possível em Cabo-verde identificar-se sem muita complexidade Serviços Públicos e Privados que podem perfeitamente laborarem em regime de turnos rotativos empregando centenas de cabo-verdianos, gerando ganhos reais e a vários níveis .
Juntos e em concertação podemos dar este pequeno grande passo que poderá ser uma medida politica estruturante no mundo do emprego e que poderá melhorar a performance de funcionamento dos serviços ao nível da celeridade dos procedimentos e melhoria da eficiência e eficácia dos mesmos . Esta é claramente uma medida que incentiva a criação de novas oportunidades de emprego, realiza a justiça no acesso ao emprego , combata o desemprego, sobretudo dos jovens e, por ultimo, melhore a qualidade de vida de muitas famílias cabo-verdianas.
Acresce ainda que, a implementação desta medida poderá contribuir para o alargamento da base tributária, para o aumento do consumo, para melhorar o quadro económico no País e, por ultimo, contribuir para a redução dos impostos em Cabo-verde.
Não perdemos rigorosamente nada se fizermos esta experiência.
È preciso acreditar
Sem comentários:
Enviar um comentário