segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

JOVENS JUNTAM NA SEMANA DE OPORTUNIDADE E CONQUISTA


Cerca de 420 jovens de diferentes universidades e faculdades da Guiné-Bissau vão se juntar, em Bissau, durante 3 meses, numa semana de oportunidade e conquista

A semana da oportunidade e conquista é no quadro do cumprimento do programa anual do Fórum Nacional da Inserção para Formação Extra-escolar e profissional que teve a sua abertura oficial, esta segunda-feira (04), no centro cultural Brasil-Guiné-Bissau.

A formação vai ter o seu início, no dia 09 do mês em curso.

A abertura oficial foi presidida pelo director geral da juventude, N´quitcha Na Obna, que afirma que o país se constrói com jovens capazes e lembra que toda a “arma política” está virada aos jovens que devem ser capazes de ler os programas eleitorais e se consciencializar nas necessidades do país daqui a 20 anos.

“Construir um país não é fácil e se construi com jovens capazes, que dizem sempre nós. Estamos num processo tão caricato e complicado”, alerta.

Para o padrinho do evento, Braima Sanha, igualmente director geral da ENA, a Guiné-Bissau será o país almejado só com a dinâmica e o engajamento dos jovens.

“Vocês têm que ser hoje jovens capazes de fazer algo para que o país possa eliminar as desigualdades sociais e económicas que temos neste momento no país”, aconselha.

Ansumane Sadjo, presidente do Fórum, disse que pretende-se com esta formação apoiar os jovens o despertar e agir de uma forma mais responsável no exercício da sua própria cidadania proactiva.

“Estamos num momento muito conturbados em que se avizinha o processo eleitoral, um momento em que os jovens devem pensar naquilo que é o melhor programa, questionar os candidatos o que os seus programas têm para o ensino, saúde e a juventude”, sustenta.

O Fórum Nacional da Inserção para Formação Extra-escolar e profissional realiza-se, em Bissau, de Fevereiro a Abril do ano em curso, uma secção de formação denominado “semana de oportunidade e conquista” e destina-se aos 420 estudantes de diferentes universidades e faculdades da capital Bissau.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Anézia Tavares Gomes

Sem comentários:

Enviar um comentário