Chamem-lhe pelo nome próprio que todo mundo já sabe de quem se trata.
Ela é única e ela é a nossa eterna diva, Dulce Neves. Um património cultural da Guiné-Bissau, em pessoa. Há mais de 40 anos que tem espalhado não só a magia nos palcos, mas também provar a persistência e determinação de uma mulher guerreira.
Assim, muito antes de se pensar nos movimentos feministas um pouco por todo mundo, Dulce já tinha iniciado aquilo que a nova geração encara hoje em dia como sendo uma Justiça Social, a afirmação das mulheres nos lugares de decisão.
Há mais de 40 anos que mantém uma performance, elegância, estética, beleza e ética profissional invejáveis, que lhe fez brilhar em tudo quanto é palco por onde pisou, representando as cores nacionais.
Ela, sim, é pioneira em muitos combates pra afirmação feminina. Um verdadeiro símbolo da emancipação da mulher guineense.
Corria a década de 70, quando pegava no microfone, mano a mano, com os célebres cantores dos Super Mama Djombo para cantar a marcha da revolução do povo.
Vai e vem gerações dos guineenses, mas a Dulce permanece como se fosse o vinho do Porto, quanto mais velho, melhor.
Passados dezenas de anos, a voz é mesma, a elegância permanece intacta e o sucesso lhe persegue.
Fácil é de concluir portanto que a Dulce é das poucas celebridades que nunca perdeu o brilho e o encanto do público.
No lançamento do Movimento Mais Mulheres na Política, no cenário completamente improvisado, vimo-la transmitir energia, incentivar e apelar à persistência das mais jovens na luta pela afirmação da mulher guineense. Curvámo-nos perante a sua excelência e carreira e por tudo quanto fez por este País. Várias gerações nasceram a amar a suas canções de amor, de lições de vida e de histórias reais que acontecem nas nossas vidas. Ainda nos lembramos dos seus vídeos que a Televisão Pública passava todos os dias nos anos 90.
É impossível resumir neste texto, toda a sua dimensão, mas é relativamente fácil compreender a sua imensidão.
Que a sua luz continue a iluminar para sempre, mana Dulce Neves!
Braima Darame
03.02.2019
Video - Link
https://www.facebook.com/braima.darame.9/videos/2570634622979010/
Sem comentários:
Enviar um comentário