Dr. Joãozinho Mendes, mais conhecido por "Arnaldo", jurista de formação e poliglota (fala e escreve bem a língua Portuguesa, Francês, Inglês e Espanhol). Abandona o cargo de Vice-Presidente da Federação de Futebol Guineense e Director-Geral dos Serviços da Identificação Civil da Guiné-Bissau para ser comissario (4 anos) da União Económica e Monetária do Oeste Africano no Burkina Faso.
Em declarações telefónicas ao administrador do "Blogue Conosaba do Porto", o comissario guineense, disse que, está muito contente e satisfeito com o novo cargo.
No dia 22 de Novembro de 2018, o Presidente da Conferencia dos Chefes de Estados e do Governo da UEMOA, Sr. Alassane Ouattara, Presidente da Costa de Marfim assina e nomeá "Por Acte Additionel n° 03/2018/CCEG/UEMOA" Dr. Joãozinho Mendes "Arnaldo" como comissario da União Económica e Monetária do Oeste Africano.
"A União Econômica e Monetária do Oeste Africano (UEMOA) é uma organização de integração regional criada por sete países da África Ocidental que têm em comum uma moeda única, o Franco CFA.
A UEMOA foi criada por um tratado assinado em Dakar, Senegal, a 10 de janeiro de 1994 pelos Chefes de Estado e de Governo do Benim, Burkina Faso, Costa do Marfim, Mali, Níger, Senegal e Togo. A 2 de maio de 1997, a Guiné-Bissau tornou-se o oitavo estado membro da União."
No dia 30 de Novembro de 2018, Dr. Joãozinho Mendes prestou juramento perante o Tribunal da UEMOA.
Por decisao n° 643/2018/PCOM/UEMOA, de 30 de Novembro, do Presidente da Comissão, Sr. Abdallah Boureima, foi-lhe atribuído a responsabilidade do Mercado Regional e a Cooperação.
A UEMOA tem 7 Departamentos: Departamento dos Serviços Administrativos e Financeiros; Departamento da Agricultura, dos Recursos da Agua e do Ambiente; Departamento de Planeamento do Território e dos Transportes; Departamento do Desenvolvimento dos Recursos Humanos; Departamento do Desenvolvimento das Empresas, das Minas, da Energia, e da Economia Numérica; Departamento do Mercado Regional e Cooperação; Departamento das Politicas Económicas e da Fiscalidade Interior.
O Departamento do guineense, DR Arnaldo tem as seguintes Direcções Gerais: Direcção da União Aduaneira e da Livre Circulação de Pessoas e Bens;Direcção do Comercio; Direcção da Concorrência; Direcção da Cooperação; Célula de Gestão dos Fundos Europeus de Desenvolvimento; Unidade de Gestão do Programa de Apoio a Integração Regional e do Comercio; Programa de Apoio ao Reforca das Capacidades Institucionais da UEMOA.
Sem comentários:
Enviar um comentário