Dakar - A quinta edição do Fórum Internacional de Dakar sobre a Paz e Segurança em África inicia na próxima segunda-feira em Diamniadio, 40 quilómetros a Leste da capital senegalesa, soube a PANA de fonte segura no local.
O director do Centro dos Altos Estudos de Defesa e Segurança (CHEDS), general Paul Ndiaye, disse quarta-feira em Dakar, que este ano, a grande inovação é a introdução de um tema relativo aos direitos humanos.
Nós devemos manter este equilíbrio precário entre a segurança e os direitos humanos", frisou.
Falando durante uma conferência de imprensa, o general Ndiaye sublinhou a importância do papel das organizações humanitárias na prevenção dos conflitos e na busca da paz.
Defendeu os humanitários que desempenham um papel extremamente importante porque são os primeiros a denunciarem desmandos durante conflitos. É preciso então debater-se isso e encontrar soluções para que as forças de defesa e de segurança considerem os direitos humanos e protejam as mulheres e as crianças que são grupos vulneráveis”, disse.
A reunião vai durar dois dias sob o lema "Paz e Segurança em África: Desafios de Estabilidade e de Desenvolvimento Sustentável".
Entre as palestras previstas figura uma sobre "A Reforma da União Africana e Parcerias Multilaterais: Como Fazer Evoluir Apoios a Operações de Paz Africanas?"
O fórum será marcado pela realização de vários painéis, dos quais o dos chefes de Estado a ser presidido pelo Presidente senegalês, Macky Sall.
Conosaba/angop
Sem comentários:
Enviar um comentário