quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

MINISTRO DE ADMINISTRAÇÃO TERRITORIAL PROMETE DIVULGAR RAZÃO DE SUSPENSÃO DO PRESIDENTE DA CMB


O Ministro da Administração Territorial, Sola Nquilin Na Bitchita, promete em breve “trazer ao público” o processo disciplinar da suspensão do presidente da Camara Municipal de Bissau (CMB), Baltazar Cardoso

Sola Naquiln Na Bitchita que falava, esta quarta-feira (03), á imprensa, diz que o presidente da CMB foi suspenso “como qualquer funcionário”, por isso a situação “não tem nada” de alarmismo.

“Quando a tutela observa que existe alguma coisa que não está em conformidade tem de tomar medidas. Esta é uma medida preventiva. É uma suspensão com consequente processo disciplinar”, explica.

Questionado pela Rádio Sol Mansi sobre a data que o processo irá ser conhecido, Na Bitchita diz que já existe instrutor do processo que está a trabalhar no prazo legal.

Confrontado sobre a morosidade dos processos no país, o titular da pasta da administração territorial, Sola Nquilin, garante que ele é a primeira pessoa que faz suspensão do género por isso haverá mais aceleração.

“Existem processos morosos. E também são raras as suspensões. A vossa frente está um ministro que não tem nada a ver com morosidade”, diz.

Esta terça-feira, no despacho que suspende o presidente da CMB, Baltazar Cardoso, o ministro sustenta a decisão com alegada existência de corrupção, nepotismo e entre outros naquela instituição.

A ordem de suspensão de funções decretada pelo ministro da administração territorial diz que Baltasar Cardoso está impedido de entrar nas instalações da camara, bem como as pessoas que nomeou e tentamos sem sucesso ouvir a reação do Baltasar Cardoso

Na semana passado Cardoso foi ouvido pela Policia Judiciaria, no âmbito de um processo de concessão de um terreno urbano em Bissau.

Baltazar Cardoso foi nomeado como presidente da Camara Municipal de Bissau no dia 05 de maio de 2017, num despacho de conselho dos ministros.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Braima Siga/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário