O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, nomeou ontem a antiga ministra da Defesa, Filomena Tipote, embaixadora do país em França, segundo um decreto presidencial a que a agência Lusa teve acesso.
Filomena Tipote, de 48 anos, vai substituir no cargo Ília Barber exonerada pelo Presidente guineense em junho, estando o posto vago desde essa altura.
A nova representante do Estado guineense em França foi dirigente do Partido da Renovação Social (PRS) durante vários anos até decidir abandonar aquela formação política, em outubro de 2004, por discordar com o rumo que o partido estava a tomar na altura.
Biografia
Filomena Mascarenhas Tipote é um político da Guiné-Bissau que atuou como Ministro das Relações Exteriores de 2001 a 2002 e Ministro da Defesa de 2003 a 2004.
Carreira
Tipote foi nomeado Secretário de Estado pelo primeiro-ministro Caetano N'Tchama em 2000. Após sua demissão em 19 de março de 2001, foi nomeada Ministra de Solidariedade Social, Emprego e Controle da Pobreza por seu sucessor Faustino Imbali.
Tipote foi nomeado Ministro dos Negócios Estrangeiros por Alamara Nhassé em 9 de dezembro de 2001, representando a sua nação na Assembléia Geral das Nações Unidas e atuando nesse cargo até 17 de novembro de 2002. Nessa data, foi nomeada Ministra da Administração Pública, Obras Públicas, Trabalho e Emprego sob Mário Pires, mas foi demitido desse papel pelo presidente Kumba Ialá em janeiro de 2003, sem motivo. Com outra mudança de governo, Tipote foi nomeado Ministro da Defesa por Artur Sanhá em 28 de setembro de 2003, apesar de não ter experiência militar. A liderança militar não participou da cerimônia de juramento. Ela foi a primeira mulher a ocupar o cargo e serviu até 10 de maio de 2004.
Desde 2007, a Tipotehas trabalhou com o programa Voz di Paz (Voz de Paz), que se concentra em dar voz a Bissau-Guineenses no processo de consolidação da paz.
Sem comentários:
Enviar um comentário