Pode não ser tão conhecido como Bill Gates mas Alhaji Aliko Dangote tem a maior fortuna de África segundo a Forbes.
O homem mais rico da África é uma autêntica celebridade no continente onde nasceu. Presença frequente em programas de televisão e nas páginas de jornais e revistas, Dangote é uma estrela das palestras em escolas e universidades, onde tem oportunidade de falar sobre o futuro para o seu público preferido: os jovens.
Dangote é conhecido como o Bill Gates africano. Com uma fortuna estimada em 13,8 mil milhões de dólares disse, em 2007, estar “mais rico do que Oprah Winfrey”, a célebre animadora do ‘talk-show’ norte americano. ” Não diria eu próprio que sou o homem mais rico de África. Deixaria isso à revista Forbes para o fazer”, declarou o magnata numa entrevista ao diário nigeriano Daily Sun.
Originário do norte da Nigéria, Dangote está presente em quase todos os sectores da economia nigeriana, nomeadamente o petróleo, o cimento, a farinha, o açúcar, o arroz, os transportes e os seguros. Apesar de ser o número um do continente africano e o 105º na lista do mais ricos do mundo (‘ranking’) da revista Forbes, o Grupo Dangote faturou apenas 615 milhões de dólares no final de 2016, muito longe do recorde de três mil milhões de dólares em 2010.
Conosaba/ornaleconomico.sapo.pt/
Sem comentários:
Enviar um comentário