segunda-feira, 31 de julho de 2017

«MALÚ CUN BATÚ» EMPRESÁRIOS PRETENDEM IMPORTAR 50 MIL TONELADAS DE ARROZ PARA ABASTECER O MERCADO


Bissau, 31 Jul 17 (ANG) – Um grupo de empresários nacionais pretende importar cerca de 50 mil toneladas de arroz para abastecer o mercado interno até Janeiro do próximo ano, disse hoje o seu porta-voz.


Agnelo Regala Lima Gomes vulgo (Nelito) que falava a saída do encontro mantido com o Chefe do Estado, José Mário Vaz disse que o grupo foi apresentar a preocupação da Câmara do Comercio, Agricultura, industria e Serviços ao Chefe do Estado sobre o nível de escassez dos stocks de arroz no país.

Explicou que as importações do arroz serão feitas em duas tranches, porque o porto de Bissau não consegue receber navios de grande porte.

Garantiu que a situação de escassez do arroz no mercado interno pode piorar até Fevereiro do próximo ano, por isso o Presidente da República convocou os empresários e banqueiros a fim de encontrar uma solução.

Nelito Gomes disse que os bancos estão dispostos a emprestar dinheiro aos operadores e empresários, mas que falta discutir as modalidades para agilizar as operações. 

O empresário afirma que o desafio está lançado, almejou que haja esforços de ambos os lados - operadores económicos, bancos e o próprio Estado. 

Conosaba/ANG/JD/SG

ROBERT MUGABE DIZ QUE NÃO SE DEMITE



Robert Mugabe e a sua mulher Grace

Aos 93 anos de idade presidente do Zimbabwe diz que não há ninguém para o substituir e que a sua saúde está boa

O presidente do Zimbabwe Robert Mugabe disse hoje que não tenciona abandonar o cargo.

Mugabe de 93 anos de idade disse que não está a morrer e que não há ninguém com a sua estatura política que possa assumir de imediato o poder e manter a unidade do seu partido.

Mugabe controla o país desde a independência do Zimbabwe em 1980 e recentemente tem havido crescentes preocupações sobre o seu estado de saúde.

Esta semana numa reunião da liga feminina do partido no poder, ZANU-PF, a sua mulher Grace Mugabe, pediu para que ele anuncie em será o seu sucessor para se acabar com as incertezas políticas no país.

Este ano o chefe de estado zimbabwiano já se deslocou três vezes a Singapura para tratamento médico

Falando a milhares de apoiantes num comício na cidade de Chinhoyi, Mugabe disse que num recente exame de saúde os médicos tinham ficado surpreendidos com o seu “forte sistema ósseo”.

Mugabe disse que “todos os órgão internos estão muito firmes e muito fortes”.

Conosaba/Voa

«FORTI MINDJER!» ESTA MULHER TEM QUE VIVER COM UM SÍNDROME DE EXCITAÇÃO GENITAL PERSISTENTE QUE LHE CAUSA MAIS DE 180 ORGASMOS POR DIA!


Aqui está um vídeo que conta este problema da sua vida:



Esta mulher tem que viver com um síndrome de excitação genital persistente que lhe causa mais de 180 orgasmos por dia!

Algumas mulheres nunca chegam a atingir o orgasmo, mas este não é o caso de Cara Anaya. Na verdade, esta mulher está em pleno júbilo durante 6 horas do dia, pode ter até 180 orgasmos por dia e até 90 seguidos!

Não se engane, ela diz que não é nada agradável e além disso nem sequer é capaz de viver a vida como deveria. Buscas as crianças à escola é um pesadelo, fazer compras é um pesadelo ... é horrível.

Ela sofre de uma doença genética que faz com que ela tenha orgasmos a qualquer hora do dia e em qualquer lugar.

Ela foi diagnosticada com este problema há três anos e não há cura para ele.

«PEREGRINAÇÃO» KOWEIT OFERECE 17 BOLSAS AO PRESIDENTE DA REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU


Bissau, 31 Jul 17 (ANG) – O Director de Agência de Koweit Lamine Yakoubi entregou sexta-feira a oferta de 17 bolsas de peregrinação à Meca ao Presidente de República José Mário Vaz.

Em declarações à imprensa, depois do encontro com o chefe de Estado guineense, Lamine Yakoubi disse tratar-se de uma oferta do presidente do Koweit e que cobre todas as despesas dos beneficiários, desde transporte, alojamento, alimentação e seguros de saúde.

Na ocasião, o Comissário adjunto para Peregrinação , Braima Camará disse que o Presidente da República sozinho não pode ajudar todos os candidatos a peregrinação à Cidade Santa de Meca com dificuldades económicas, por isso pede aos empresários e pessoas de boa vontade para ajudarem aqueles que precisam, para que possam cumprir um dos pilares do Alcorão.

Braima Camará afirmou que as bolsas recebidas serão atribuídas aos candidatos nacionais à peregrinação com dificuldades económica.

Conosaba/ANG/LPG/JAM/SG

«PEREGRINAÇÃO A MECA 2017» COMISSÃO ORGANIZADORA EMPOSSA ESTRUTURA NACIONAL


Bissau, 29 jul 17 (ANG) – A Comissão Organizadora da peregrinação 2017 aos lugares santos do Islão procedeu sexta-feira ao empossamento dos elementos que constituem sua estrutura a nível de todas as regiões do país.

São no total 27 membros coordenados por Dino Seidi, actual Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e que tem por competência informar sobre os assuntos ligados a peregrinação e recolha de dinheiro e documento dos que pretendem candidatar-se a ida a Arabia Saudita.

Segundo o comissário nacional adjunto da Peregrinação 2017, 2.5 milhões de francos Cfa é o preço a pagar por cada candidato ao cumprimento do 5 quinto pilar sagrado do Islão e o prazo limite para a deposição deste montante junto ao Comissariado termina no próximo dia 12 de Agosto.

Braima Camara explicou que este ano o governo vai facilitar no máximo os candidatos sem documentos na obtenção dos seus passaportes, tanto assim que criou já um gabinete para resolução de assuntos desta natureza.

“Os candidatos sem passaportes ou bilhete de identidade, devem, simplesmente, depositar junto a este gabinete o talão de depósito bancário do montante exigido, este vai tratar de tudo e depois entregar o documento ao respectivo interessado”, detalhou o comissário adjunto que exortou aos que já o possuam para entregarem rapidamente seus passaportes no sentido de serem enviados a Dakar para efeito de obtenção de vistos de entrada em Jeddah.

O primeiro grupo de peregrinos guineenses deixa Bissau no próximo dia 22 do mês de Agosto e dois dias depois parte os restantes da quota de 751 candidatos que este ano foi atribuído a Guiné-Bissau pelo pais de acolhimento.

Braima Camara enfatizou que até agora não foi oferecida nenhuma bolsa de peregrinação a Guiné-Bissau pelo que os candidatos não devem estar a espera disso.

“Se vierem a aparecer o comissariado ira tornar isso público e depois distribui-las, mas apenas as pessoas mais carenciadas, ou seja, aquelas sem condições de custear viagem a Meca. 

O Ministro do Estado e do Interior, igualmente Comissário Nacional da Peregrinação lembrou a sua estrutura de que o tempo urge e o momento não deve ser de palavras mas sim de acções concretas para a concretização, com sucesso, desta empreitada.

Botche Cande advertiu aos membros ora empossados a não basearem a selecção dos candidatos nas respectivas regiões em critérios de amizade, família, raça ou tribo e sublinhou que devem priorizar aos que pela primeira vez pretendem ir cumprir a peregrinação. 

“Pelo menos 90 por cento do total devem ser constituídos por pessoas que nunca haviam feito peregrinação, conforme as recomendações deixadas pelo Presidente da República”, avisou.

Conosaba/ANG/JAM

«ELEIÇÕES EM ANGOLA» EURODEPUTADA ANA GOMES DIZ QUE LUANDA FEZ CONVITE "A FINGIR" PARA MISSÃO DE OBSERVAÇÃO


A eurodeputada Ana Gomes acusou domingo o Governo de Angola de inviabilizar uma missão de observadores da UE para as eleições de agosto, ao “fingir que convidava” o bloco europeu mas recusando “condições elementares” aos integrantes da equipa.

“A missão de observação foi inviabilizada porque o governo angolano não deu as condições elementares, que são padrão, de acesso e de imparcialidade para o funcionamento da missão”, acusou a eurodeputada, em declarações à agência Lusa.

Uma fonte comunitária disse sexta-feira à Lusa que a União Europeia (UE) não vai enviar missão de observadores às eleições gerais angolanas, por falta de acordo com o Governo de Luanda.

De acordo a mesma fonte comunitária, a UE deverá enviar uma pequena missão de peritos para estar presente em Angola durante o processo eleitoral, sem lugar a relatório oficial ou a declarações políticas.

Angola realiza eleições gerais a 23 de agosto, na primeira eleição em Angola sem a presença de José Eduardo dos Santos no boletim de voto como candidato presidencial. O candidato do partido no poder, o MPLA, será o atual ministro da Defesa, João Lourenço.

“A UE vai ter uma missão de peritos, mas isso não é uma missão de observação eleitoral. Porque não responde aos requisitos, aos parâmetros de uma observação eleitoral. Uma missão de peritos são umas duas pessoas, e uma missão de observação eleitoral umas duzentas”, comentou a antiga embaixadora portuguesa. 

O convite do Presidente angolano cessante, José Eduardo dos Santos, para a UE enviar uma missão de observação eleitoral chegou a Bruxelas no dia 27 de junho, pelo que não houve tempo para preparar a deslocação, explicou a fonte comunitária.

Ana Gomes afirmou que por detrás do pedido tardio está um motivo bem claro.
O pedido "foi feito muito tarde, mas, sobretudo, Angola não deu as condições de acesso e imparcialidade da missão que eram indispensáveis. Essa foi a principal razão.

Era um convite enganador, não um verdadeiro convite. Pelos vistos Angola não quer corresponder aos padrões mínimos”, disse a eurodeputada, que recentemente integrou missões semelhantes da UE na Nigéria e em Timor-Leste.

“Angola não tinha nenhuma vontade de convidar a União Europeia. Fez [o convite] por fazer, porque há muita pressão, quer dos partidos da oposição quer da sociedade civil.

E o Governo angolano quis fingir que convidava, mas efetivamente não convidou. Porque não só o fez tarde, como não deu as condições elementares para a UE poder fazer, de facto, uma missão”, criticou.

Para Ana Gomes, a manobra do Governo angolano “não acontece por acaso”.

“É porque efetivamente - e como se vê pelas declarações de alguns responsáveis do Governo angolano, que têm uma atitude hostil - sabem que uma missão de observação da União Europeia poderia ver muita coisa que, com toda a certeza, infelizmente, se vai passar e que não abona em favor da credibilidade do ato eleitoral”, disse. 

Ana Gomes referia-se a declarações recentes do ministro das Relações Exteriores de Angola, Georges Chikoti, que afirmou que Luanda não aceitaria o pedido da União Europeia para a assinatura de um memorando de entendimento prévio para observar as eleições angolanas.

"O convite é aberto. Mas não queremos quaisquer acordos específicos com cada uma destas organizações. Quem quiser vir, vem e quem não quiser, pode não vir, mas o certo é que o convite é aberto", disse Georges Chikoti.

“Não esperamos que alguém nos vá impor a sua maneira de olhar as eleições e nos venha dar alguma lição, como também não pretendemos dar lições em termos de eleições", concluiu.

“Quando o governo angolano diz o que diz, pela boca desse ministro, obviamente mostra que não está interessada em assegurar um processo transparente e credível. (…) As declarações do ministro Chikoti demonstram que Angola não está interessada em ter observação eleitoral, por isso não deu as condições-padrão que são pedidas a qualquer país”, disse a ex-embaixadora portuguesa.

“Isso só pode querer dizer que o governo angolano tem medo do que os observadores europeus possam ver”, concluiu. 

Conosaba/Lusa

GUINÉ-BISSAU: CLUBES PEDEM DEMISSÃO DO PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO

O presidente da FGF, Manuel Lopes

Vinte e sete dos 38 clubes inscritos na Federação Guineense de Futebol (FGF) pediram a renúncia do presidente do organismo, Manuel Lopes, alvo de investigações por suspeitas de corrupção, indicou hoje Sadjo Seidi, um porta-voz dos clubes.

Em conferência de imprensa, em Bissau, um grupo de dirigentes apresentou uma petição na qual invocaram alegados factos que sustentam suspeitas de corrupção na federação e ainda anunciaram os motivos pelos quais decidiram retirar confiança à atual direção da instituição.

Em nome do coletivo que se assume como defensor da verdade desportiva, Sadjo Seidi afirmou que os 27 clubes e duas associações subscritores da petição «não podem continuar a ser dirigidos por uma federação cujos principais membros são alvos de instigações judiciais por suspeitas de corrupção».

O presidente da FGF, Manuel Lopes, e a secretária-geral, Virgínia Mendes, estão a ser investigados pelo Ministério Público por alegadas práticas de corrupção.

Os dois foram acusados por um ex-vice-presidente da federação de terem desviado, em proveito próprio, mais de mil milhões de francos CFA (cerca de 1,5 milhões de euros).

As verbas seriam fundos da FIFA e da CAF (Confederação Africana de Futebol) destinadas ao desenvolvimento do futebol na Guiné-Bissau.

A Lusa tentou, sem sucesso, obter a reação dos membros da federação.

A petição dos 27 clubes e duas associações filiadas na federação será agora entregue ao Governo, Ministério Público, Presidente da Guiné-Bissau e à própria federação, indicou o porta-voz do coletivo dos clubes.

Conosaba/Lusa

BANCO DA UNIÃO DA GUINÉ-BISSAU PEDE AJUDA A PRESIDENTE DA REPUBLICA PARA EVITAR ENCERRAMENTO


O presidente do conselho de administração do Banco de Desenvolvimento do Mali (BDM), Ahmed Mohamed AG Hamami, pediu hoje às autoridades guineenses apoio para evitar o encerramento do Banco da União (BDU) da Guiné-Bissau.


O Banco da União da Guiné-Bissau é detido pelo Banco de Desenvolvimento do Mali.

"O que se passa com este banco, neste momento, é a falta de pagamento de créditos há muito tempo. É por esta razão que viemos e contamos com o apoio das autoridades do Mali para intervir junto do Governo guineense e da mais alta autoridade guineense, que o Presidente da República (José Mário Vaz), e ministra das Finanças para encontrarmos uma solução rápida para apoiar este banco", afirmou o antigo primeiro-ministro do Mali.

Ahmed Mohamed AG Hamami, que falava aos jornalistas após um encontro com José Mário Vaz, afirmou que desde 2012 que o BDU tem problemas e que o "banco mãe sempre suportou".

"Segundo os acionistas do BDM já não vai ser mais possível continuar a suportá-los. Os acionistas são maioritariamente privados. Não vamos continuar a suportar esta situação. É absolutamente urgente e indispensável encontrar uma solução perante as dificuldades em que se encontra este banco", salientou.

Sem adiantar os valores do crédito malparado, o responsável disse que a situação pode pôr em risco e penalizar o futuro daquela instituição bancária na Guiné-Bissau.

"Este banco tem estado a participar desde a sua criação no financiamento da economia da Guiné-Bissau. Penso que também é um banco útil e indispensável para o desenvolvimento do país. Era bom que este banco não fechasse. É preciso fazer tudo para que este banco continue a operar e a contribuir para o desenvolvimento da Guiné-Bissau", sublinhou.

O BDU é um dos bancos da Guiné-Bissau que têm uma grande carteira de crédito malparado.

O crédito malparado aos bancos na Guiné-Bissau é de cerca de 30 mil milhões de francos cfa (cerca de 45 milhões de euros).

Conosaba/Lusa







domingo, 30 de julho de 2017

SENEGAL: ELEIÇÕES LEGISLATIVAS ADIADAS PARA DOMINGO PRÓXIMO



Dakar - Mais de 6,2 milhões de senegaleses vão domingo próximo, às urnas, para elegerem os deputados, visando a eleições presenciais de 2019, noticiou a AFP.

Os cabeças de lista são o Presidente Macky Sall, pelo partido no poder, o seu predecessor, Abdoulaye Wade e o governador de Dakar, Khalifa Sall, em prisão preventiva, pela oposição.

O número de assentos na Assembleia nacional passará de 150 para 165, na sequência de
uma revisão da Constituição adoptada, em Março, de 2016, e que cria 15 deputados, em representação da diáspora.

Contudo, a oposição diz querer ganhar o pleito, para uma possível coligação.

Conosaba/angop

NIGÉRIA: DEZENAS DE MORTOS EM ATAQUE DO BOKO HARAM



Pelo menos 69 pessoas morreram numa emboscada de rebeldes islâmicos do Boko Haram de uma equipa de exploração de petróleo no nordeste da Nigéria, revelam notícias provenientes da cidade nigeriana de Kano.

O ataque ocorreu Terça- feira mas só hoje começaram a ser revelados os pormenores.

Uma fonte governamental envolvida na recuperação dos corpos das vítimas disse que 69 corpos tinham sido encontrados depois do ataque na área de Magumeri no estado de Borno.

No ataque morreram 19 soldados, 33 membros de uma milícia civil e 17 civis, disse essa fonte.

Uma outra fonte governamental disse que o número de vitimas é superior a 70

Conosaba/Voa

RÚSSIA: ESTUDANTES GUINEENSES DE MOSCOVO E ARIOL REUNIDOS NO INTERCÂMBIO


Os estudantes guineenses residentes nas duas cidades russas, Ariol, e Moscovo, estiveram reunidos num intercâmbio académico de 7 a 9 de Julho de 2017 na cidade de Ariol, com o objetivo de trocar experiências nas diferentes área de formações, de abordar os temas atuais que tocam com o quotidiano dos estudantes das duas cidades e de refletir sobre os atuais problemas sociopolítico da Guiné-Bissau.

Durante os três dias, os estudantes guineenses residentes nas referidas duas cidades tiveram a oportunidade de trocar as ideias sobre as suas respetivas áreas de formações e de refletir sobre atuais problemas sociopolítico do país, bem como realizar uma partida de futebol de caracter amistoso entre as equipas de ambas as cidades que culminou com um empate a duas bolas.

Para o presidente da Associação dos estudantes guineenses em Ariol, o evento constitui um marco muito importante na vida de duas organizações sendo que o mesmo acontece pela primeira vez. “Este é um espaço não só académico mas também, um espaço de criação e de fortalecimento de novas amizades, se notarmos bem, muitos estudantes guineenses cá na Rússia só se reencontram no aeroporto  na hora  do regresso  depois  de  estudos ,  portanto ,  além  do  espaço  académico ,  os  estudante s terão   também  a  oportunidade  de   criar  e   fortaleceras   novas  amizades” referiu 

Euclides Santos Monteiro, presidente da Associação dos Estudantes guineenses em Ariol.
Por seu turno, Dasief Raul Joaquim Coreia presidente da Associação dos Estudantes Guineenses em Moscovo agradeceu a iniciativa de estudantes guineenses residentes em Ariol, enaltecendo a importância deste evento na autoformação dos estudantes, sendo que no mesmo, serão abordados assuntos relacionados aos cursos dos estudantes de respectivas áreas de formações, e ali os estudantes obviamente poderão partilhar certas informações sobre os seus cursos.  “Quero agradecer a todos os estudantes guineenses vindos de Moscovo bem como os nossos irmão que muito bem nos acolheram cá, porque não é fácil reunir cerca de oitenta de estudantes que temos sem qualquer que seja apoio financeiro, tudo aquilo que hoje está a ser feito é graças a simbólica contribuição de cada associados de ambas organizações” concluiu Dasief Raúl Joaquim Coreia.

De salientar que cerca de cento e quarenta estudantes guineenses residentes em diferentes cidades russas incluindo Ariol e Moscovo estão a deparar com problemas graves concernente a renovação dos seus passaportes e alguns estão no risco de não receber o novo visto facto que lhes impossibilitariam de estudar nas suas respectivas faculdades e consequentemente perderão a bolsa de estudo e serão expulsos da Rússia.


Por: Gervásio José Francisco Lopes


«CONGRESSO» CONFIRMADO O ACTO SOLENE DO EMPOSSAMENTO DA COMISSÃO ORGANIZADORA DO V CONGRESSO DO PRS DA GUINÉ-BISSAU


Guiné-Bissau, Partido da Renovação Social (PRS). 

Confirmado o acto solene do empossamento da comissão organizadora do V congresso do PRS, no dia 27/07/2017, quinta-feira , pelas 12 horas no Hotel AZALAI. 

Salienta-se de que neste acto formal de aceitação as funções serão empossados os seguintes membros: 

1° Eng. Orlando Viegas, Presidente da comissão organizadora do V congresso; 

2° Eng. Nicolau dos Santos, primeiro Vice- Presidente; 

3° Dr. Carlos Costa, segundo Vice-Presidente; 

4° Dra. Maria Inacia Có Mendes Sanhá, Secretária. 

Para terminar nota de agradecimento a todos os militantes do nosso grande partido com responsabilidade, pautando por postura que valoriza os feitos dos antigos combatentes e veteranos da pátria, de Amílcar Cabral, e de Doutor Kumba Yalá, que lutarem pela libertação deste país, não se deixando enganar pelos inimigos do povo guineense, que nos últimos tempos aproveitam alguma fragilidade da juventude para instiga-los em praticar actos que manchem o bom nome da juventude guineense. Bem haja a todos!

 DS/JBC/RPRS - CV

«FORMAÇÃO - PRS DIÁSPORA» PRS EM CABO VERDE



PRS em ação social, ontem na cerimónia de entregas de Certificados aos finalistas do Curso de Alfabetização e Culinário. Também o acto serviu para entrega de cartões de novos militantes, vejam às imagens que marcaram o acto! O acto foi magnifico e extraordinário. 

Para além de certificados do curso de Alfabetização e culinária ministrado durante 6 meses houve aderência de muitos residentes da zona de Praça que juraram a fidelidade ao PRS. 

E confessaram tudo fazer para que jamais tenha chance de voltar o poder durante pelo menos 20 anos, tanto mais que este partido destruiu a esperança dos guineenses e que deve agora ser reconstruida pelo PRS. DS/RPRS - CV







«FIBRA ÓPTICA» SINDICATO DE BASE DA GUINÉTEL INSURGE CONTRA GERÊNCIA ESTRANGEIRA


Bissau, 29 Jul 17 (ANG) – O Presidente do Sindicato de Base das empresas Guiné Telecom e Guinétel (Rede Móvel) pediu quinta-feira o executivo guineense para reconsiderar a sua posição em relação a possibilidade de atribuição da gestão da fibra óptica e cabo submarino à uma empresa estrangeira em detrimento da firma estatal.

David Mingo fez esta advertência em declarações à imprensa em reação a assinatura do memorando que cria o consórcio “Bissau Cabo”, cuja validação do projecto da comunicação denominado “WARCIP”, segundo este sindicalista, “mostra claramente que o executivo não está a pensar no bem-estar do povo guineense”. 

Explicou que as acções atribuidas ao Bissau Cabo “visam claramente a extinção da Guiné Telecom em detrimento de outras”. 

Acrescentando que as empresas multinacionais Orange Bissau e MTN Bissau foram atribuídas 51 por cento das acções, isto é 25,5 por cento cada e as restantes 49 por cento para o Estado representado na nova empresa por “Bissau Cabo”.

“Se o governo pode pedir emprestado ao Banco Mundial mais de 31 milhões de dólares americanos para conduzir o cabo submarino a partir das águas territoriais do Senegal até Suru, como é que não consegue pagar a fibra óptica de Suru para Bissau num valor de 8 milhões de dólares americanos”, questionou tendo indicado que o executivo teve que ir tomar este montante nas empresas Orange e MTN Bissau, e, estas passaram a ser maiores accionistas na nova firma.

“A “Bissau Cabo “ foi criada meramente por decreto do conselho de ministros, sem concurso público, o que demonstra claramente que relegaram a Guiné Telecom para segundo plano”, criticou.

David Mingo que reconheceu o esforço do governo no relançamento da da duas empresas estatais da telecomunicação, pediu ao governo a extinção pura e simplesmente da Bissau Cabo ou anexa-la à Guiné Telecom. 

Mingo pediu a intervenção do Chefe de Estado antes que seja tarde, “porque a partilha das acções feita não vai beneficiar o país”. 

Segundo David Mingo o memorando que cria o consórcio Bissau Cabo foi assinado pelos ministros dos Transportes e Comunicações, da Economia e Finanças e pelos representantes das empresas MTN e Orange Bissau, 

Conosaba/ANG/JD/JAM/SG

sexta-feira, 28 de julho de 2017

GUINÉ-BISSAU ENTREGA A PORTUGAL SUSPEITO DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO DE AGENTES DA PSP


Um quarto suspeito do roubo e tentativa de homicídio de agentes da PSP ocorrido junto do Continente do Barreiro, em outubro de 2016, foi extraditado da Guiné-Bissau e entregue hoje às autoridades portuguesas, informou a PJ.


"Obtida a informação que o referido elemento se encontrava escondido na Guiné-Bissau, foi emitido mandado de detenção internacional, celeremente executado pelas autoridades da Guiné-Bissau, tendo o suspeito sido extraditado e entregue às autoridades portuguesas no dia de hoje", adiantou a Polícia Judiciária (PJ).

A PJ, através da Unidade Nacional Contra Terrorismo (UNCT), em inquérito dirigido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) do Barreiro, deteve em fevereiro passado três membros de uma associação criminosa responsável por duas tentativas de homicídio de agentes da PSP, assim como de roubo qualificado a funcionário de empresa de segurança que tripulava uma carrinha de transporte de valores.

Os factos ocorreram no interior das instalações do Continente do Barreiro, em outubro de 2016, e em causa esteve a prática dos crimes de associação criminosa, homicídio qualificado na forma tentada de agentes da autoridade, roubo qualificado a carrinha de transporte de valores, furto qualificado, falsificação de documentos, detenção de arma proibida

A ação policial desencadeada em fevereiro de 2017 não logrou então deter todos os suspeitos destes crimes, sendo que um dos presumíveis autores conseguiu escapar à ação das autoridades, ausentando-se para a o estrangeiro.

Localizado na Guiné-Bissau, foi hoje entregue a Portugal pelas autoridades locais.

Conosaba/DN




«POLÍTICA» RGB MOVIMENTO BA-FATÁ CONDENA SUSPENSÃO DA RTP E RDP/ÁFRICA


Bissau, 28 Jul 17 (ANG) - O Partido da Resistência da Guiné-Bissau Movimento Ba-fatá (RGB) condenou esta quinta-feira a suspensão da emissora portuguesa, RTP-África e RDP – África e ao mesmo tempo a privatização dos Portos de Bissau.

Citado pela Rádio Sol Mansi, o Presidente da RGB Movimento Ba-fatá, Fernando Mendes fez estas declarações na cerimónia de comemoração de 31º ano da existência do partido. 

Mendes acrescentou que o actual executivo não dispõe de um orçamento geral do estado aprovado na Assembleia Nacional Popular (ANP) e nem do Programa de governo, por isso é considerado inconstitucional e ilegal, e que está a pôr em causa a liberdade de imprensa.

Adiantou que privatizar os Portos de Bissau e suspender as emissões da RTP e RDP- África deve ser reservado a um governo constitucional e não este actual executivo, razão pela qual condena a decisão governamental. 

Fernando Mendes disse que este tipo de acordo deve ser assinado com o governo constitucional eleito pelo povo através das urnas, e não da forma como tem feito o actual executivo.

Referiu que o seu partido celebra trigésimo primeiro aniversário num ambiente em que a referida formação política vive uma coesão interna na promoção de um debate político e de pluralismo. 

A RGB, Movimento Ba-fatá é um partido sem assento parlamentar. 

Conosaba/ANG/ PFC/SG

HOSPITAL SIMÃO MENDES


O Primeiro Ministro Umaro Sissoco Embalo, presidiu ontem à cerimoniá da reabertura das Urgências do Hospital Simão Mendes, que sofreu obras de remodelação.

A saúde e o Hospital em particular, tem sido uma preocupação constante do executivo do Umaro Sissoco Embalo e por isso não tem medido esforços para melhorar cada vez as instalações e os serviços.

Para quem assistiu ontem a reabertura das urgências da maior unidade hospitalar nacional, não pode ficar indiferente à grande melhoria que estes serviços sofreram com as obras de remodelação financiadas pelo atual executivo.

É facto para se dizer que estamos perante um governo de concretizações.

Por: Sarathou Nabian com Conosaba do Porto

SATU CAMARÁ PRIMEIRA MULHER PROMOVIDA A MAJOR-GENERAL NA GUINÉ-BISSAU



A antiga ministra do Interior da Guiné-Bissau Satu Camará é a partir de hoje a primeira mulher no país com a patente de major-general, depois de promovida pelo primeiro-ministro.


Umaro Sissoco Embalo colocou nos ombros de Satu Camará a patente de general, como fez com João Monteiro, antigo chefe dos serviços secretos do Presidente guineense João Bernardo “Nino´ Vieira”.

O ministro do Interior, Botche Candé, disse aos jornalistas que a promoção de Satu Camará e João Monteiro é «uma questão de justiça e do reconhecimento aos dois combatentes da liberdade da pátria».

Na mesma cerimónia, que decorreu no palácio do Governo, foram promovidos ao posto de comissários os superintendentes Malam Jaura, Lino Gomes e António Carlos.

Conosaba/Notabanca







«ELEIÇÕES EM ANGOLA» CASA-CE PEDE MUDANÇA APÓS "42 ANOS DE POBREZA" EM ANGOLA


O cabeça-de-lista da coligação CASA-CE às eleições gerais angolanas, Abel Chivukuvuku, defende que a educação e a saúde são áreas prioritárias para a próxima legislatura, criticando o MPLA pelos "42 anos de pobreza" do país.


De visita, quinta-feira, ao município de Ombadja, na província do Cunene, o líder da Convergência Ampla de Salvação de Angola - Coligação Eleitoral (CASA-CE) resumiu as dificuldades do país, num encontro informal com apoiantes, no âmbito da campanha para as eleições gerais de 23 de agosto.

"Estive aí com umas mamãs que me explicaram que o problema principal é escola e hospital. E é preciso que todas as nossas crianças possam ter escola, para estudar e para o futuro delas ser diferente. Mas também precisámos de ter saúde, porque se não tivermos saúde, não podemos trabalhar", explicou Abel Chivukuvuku, no contacto com os apoiantes do Cunene.

Conosaba/Lusa

quinta-feira, 27 de julho de 2017

«COMANDO MILITAR» FORÇAS ARMADAS REALIZAM PRIMEIRO RECRUTAMENTO MILITAR OBRIGATÓRIO EM 25 ANOS



As Forças Armadas da Guiné-Bissau iniciaram o primeiro recrutamento militar obrigatório dos últimos 25 anos, disse hoje à agência Lusa o general Júlio Nhaté, chefe do departamento de recursos humanos daquela instituição.

«Fizemos um pedido ao Governo que autorizou o recrutamento de 750 pessoas», explicou. 
O último recrutamento militar obrigatório na Guiné-Bissau foi feito em 1992.

Segundo o general, o recrutamento está a ser feito a partir dos 18 anos e até aos 25, entre jovens de ambos os sexos, em todo o território nacional, incluindo ilhas.

«O recrutamento militar obrigatório será em Cumuré e vai ter duração de três meses», disse, salientando que, depois, os recrutas vão ser espalhados pelas várias unidades.

O general destacou, também, a quantidades de jovens que se foram apresentar como voluntários para integrar as Forças Armadas.

«Há pessoas com licenciatura a pedirem para entrar para a tropa», disse, salientando ter ficado surpreendido com os cerca de 2.000 voluntários que se apresentaram para integrar as Forças Armadas.

Entretanto, o ministério da Defesa nacional já divulgou a lista nominativa dos jovens a recrutar para se ingressarem nas fileiras das Forças Armadas guineense. 

Conosaba/Notabanca

COMISSÃO DE PAZ DA ONU BUSCA SOLUÇÕES PARA A CRISE POLÍTICA NA GUINÉ-BISSAU

Visita do embaixador do Brasil nas Nações Unidas, Mauro Vieira, à Guiné-Bissau. Foto: ONU News/Amatijane Candé


Missão, que termina nesta quinta-feira, deve submeter um relatório ao Conselho de Segurança das Nações Unidas em agosto; meta é auscultar os protagonistas e principais parceiros para a recolha de informações; chefe da missão encontrou-se também com titulares de órgãos de soberania.

O presidente da configuração para a Guiné-Bissau da Comissão das Nações Unidas para a Consolidação da Paz está na capital guineense para uma visita de contato com as autoridades do país. A viagem de 48 horas visa apoiar os esforços em curso tendo em vista a busca de solução para a crise política.

Seguimento

O embaixador do Brasil nas Nações Unidas, Mauro Vieira, preside o grupo que se informará também dos preparativos para a realização das próximas eleições legislativas previstas para o início de 2018. A saída de um encontro esta quinta-feira com o titular do poder legislativo, Cipriano Cassamá, Mauro Vieira disse aos jornalistas que está no país para recolher informações e se inteirar das questões políticas.

"Examinar e recolher dados sobre o encaminhamento destas questões políticas para que eu possa no final do mês de agosto apresentar um relatório ao Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre os acontecimentos políticos e o encaminhamento que vive o país. É uma demostração de apoio e de interesse da comunidade internacional.”

Expetativas

O embaixador Mauro Vieira manteve também encontros com os titulares de outros Órgãos de Soberania, alguns membros do governo, Comissão de Reconciliação Nacional e Comissão Nacional de Eleições. organizações da sociedade civil, parceiros internacionais e chefias das forças armadas.

Outros encontros foram com a equipa das mulheres mediadoras, os partidos políticos com representação parlamentar e outros intervenientes da crise guineense. O diplomata brasileiro falou a ONU News do que espera desta missão.

"Eu acho que pode contribuir na medida em que estabelece também um diálogo, estabelece um ponto de contato das Nações Unidas com as diferentes autoridades e isso gera um diálogo e uma melhor compreensão da situação."

Missão

A Comissão de Consolidação da Paz atribuiu a Guiné-Bissau na quarta fase do seu envolvimento US$ 10 milhões para o apoio ao diálogo político, construção de consenso nacional, reforma nos setores de defesa e segurança, justiça e empoderamento das mulheres e jovens. País foi colocado na agenda da Comissão desde 2007.

Conosaba/Amatijane Candé, de Bissau para a ONU News

GOVERNO DA GUINÉ-BISSAU CRIA AGÊNCIA REGULADORA DE FARMÁCIAS, MEDICAMENTOS E PRODUTOS DE SAÚDE



Bissau,27 Jul 17 (ANG) – O governo guineense aprovou quarta-feira a criação de uma Agência Reguladora da Farmácia, Medicamentos e Produtos de Saúde, revela um comunicado do Conselho de ministros.

Segundo o comunicado à que a ANG teve hoje acesso a nova agencia ter como objectivo, regular e supervisionar os sectores das farmácias e dos medicamentos de consumo humano, em conformidade com os padrões de protecção da saúde pública.

Ainda nessa reunião governamental de quartas-feiras, o executivo aprovou, com alterações, o projecto que institui a nomenclatura nacional de medicamentos visando um maior controlo dos fármacos comercializados no país, e o projecto de decreto que estabelece o regime de funcionamento permanente de 24/horas, durante sete dias por semana, do Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira. 

Conosaba/ANG/LPG/JAM/SG

«POLITICA» PRESIDENTE DO UNIÃO PARA MUDANÇA (UM) LAMENTA PERDA DE 2 BILIÕES DE DÓLARES PELO DESVIO "GUERRINHAS E FALTA DE DIÁLOGO" ENTRE POLÍTICOS


Bissau, 27 Jul 17 (ANG) - O Presidente da União Para Mudança (UM) afirmou quarta-feira em Bissau que actual crise política foi montada para inverter os valores da democracia na Guiné-Bissau. 

“E, como consequência, o país perdeu mais de dois bilhões de dólares por teimosia e guerrinhas, falta do diálogo e de patriotismo entre os dirigentes partidários”, acusou Agnelo Augusto Regala sem especificar a origem desses biliões.

O Líder da União para Mudança que falava no ato da tomada de posse da Comissão Instaladora da organização das mulheres do “partido de Leão” adiantou que os interesses do povo foram relegados ao ultimo plano por puro “egoísmo pessoal”.

Apelou a necessidade de uma coesão interna para inverter o cenário pela positiva para o bem-estar dos guineenses, ou seja, os políticos devem abster-se de querelas políticas desnecessárias e colocar os interesses superiores do povo acima dos interesses pessoais.

“Hoje os guineenses não deviam estar a preocupar-se com o cumprimento do acordo de Conacry, mas sim, acompanhar obras de grandes envergaduras para infra-estruturação do país, rumo ao desenvolvimento almejado”, lamentou a concluir numa entrevista concedida ao Nô tabanca. 

Conosaba/ANG/Nô Tabanca

«SAÚDE» ALEMANHA, CABO VERDE, ANGOLA E GUINÉ-BISSAU DEVEM 146 MIL EUROS AO SNS



Alemanha, Cabo Verde, Angola e Guiné-Bissau devem às unidades de saúde públicas portuguesas quase 146 mil euros pela prestação de cuidados de saúde a estrangeiros em 2015 e 2016, segundo dados oficiais.

De acordo com informação da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), em 2015 as dívidas das embaixadas totalizavam 113.326,85 euros: Alemanha (3.269,90 euros), Cabo Verde (6.778,73 euros), Angola (103.230,92 euros) e Guiné-Bissau (47,30 euros).

No ano passado, a dívida da Alemanha foi de 123 euros, a de Cabo Verde ascendia a 2.238,08 euros e a angolana a 30.277,55 euros.

O tipo de cuidados mais procurados por doentes oriundos destes países foi o internamento.

Segundo a ACSS, "a maior proporção da despesa é de internamento e os hospitais com maior volume de faturação são também os de maior dimensão, caso do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra e o Centro Hospitalar de Lisboa Central".

Ao abrigo de acordos entre o Estado português e países terceiros, a faturação hospitalar resultante da prestação de cuidados de saúde a estrangeiros foi de 1,6 milhões de euros em 2015 e 3,5 milhões de euros em 2016.

Conosaba/Lusa

quarta-feira, 26 de julho de 2017

«CAMPU QUINTI WITI !» FROTA DE PESCA EUROPEIA PEDE INTERVENÇÃO AO MAIS ALTO NÍVEL PARA RENOVAR ACORDO COM GUINÉ-BISSAU



Os armadores europeus de pesca de longa distância pediram ao Comissário para os Assuntos Marítimos e Pescas, Karmenu Vella, apoio diplomático ao mais alto nível para renovar o acordo de pesca com a Guiné-Bissau em "termos justos".

"Para renovar o acordo com a Guiné-Bissau, que termina a 23 de novembro, e após o fracasso da quarta ronda de negociações, a frota de pesca europeia considera ser necessário que o Presidente do país, José Mário Vaz, entenda que os seus pedidos são desproporcionais e que podem implicar uma perda para ambas as partes", noticia a FIS (Fish Information & Services) na sua página na Internet.

A União Europeia e a Guiné-Bissau não conseguiram chegar a acordo sobre o novo acordo de pesca na quarta ronda de negociações.

"Não podemos ignorar a importância da dimensão externa da frota europeia e é necessário que a Comissão Europeia não implemente apenas todos os instrumentos para garantir a renovação de acordos tão estratégicos como os da Guiné-Bissau e Marrocos, mas também deve garantir que a gestão dos recursos haliêuticos em países com os quais tenha acordos como a Mauritânia, por exemplo, não tenha um impacto negativo na atividade dos navios europeus", afirmou Javier Garat, presidente da patronal europeia de armadores, citado pela FIS.

A 30 de junho, fonte europeia informou que a quarta ronda de negociações do acordo de pescas entre a União Europeia e a Guiné-Bissau foi marcada por "divergências", nomeadamente a nível da contrapartida financeira europeia.

No entanto, segundo a mesma fonte, as duas partes mostraram vontade de regressar em breve às negociações, de modo a ultrapassar questões financeiras e técnicas que permitam a entrada em vigor do acordo, em novembro.

A contrapartida financeira que a União Europeia (UE) paga para os seus navios, nomeadamente portugueses, poderem pescar nas águas guineenses é "a principal divergência", salientou a fonte europeia.

Bruxelas contribui com 9,5 milhões de euros anuais (os acordos são renegociados a cada quatro anos) e Bissau quer ver essa verba aumentada.

A Comissão Europeia quer que a contribuição financeira "seja baseada numa avaliação séria e mais realista dos preços e modalidades".

Por outro lado, segundo a mesma fonte, falta o acordo para aplicar um sistema de quotas de pesca, tendo Bruxelas declarado a sua disponibilidade para ajudar a Guiné-Bissau a nível técnico, no sistema eletrónico de controlo das capturas.

No entanto, a UE considera que o Sistema de quotas proposto pela Guiné "colocaria um peso desproporcional sobre a frota da UE, o que tornaria suas atividades economicamente inviáveis".

Já Bissau, através do seu ministro das Pescas, Orlando Viegas, afirmou que o Governo guineense considera "pouco o que a União Europeia paga para ter acesso aos recursos" do país.

Caso não haja acordo com a União Europeia, notou Orlando Viegas, o Governo guineense encontrará novos parceiros, lembrando que antes da existência dos acordos com os europeus outros armadores já pescavam nas águas da Guiné-Bissau.

Conosaba/Lusa




PRESIDENTE DA GUINÉ-BISSAU ENCONTROU-SE COM OS MORADORES DOS BAIRROS NOS ARREDORES DE BISSAU

Jomav-cinhu cu Jomav-Garandi

Dizem que: o encontro com os moradores dos bairros nos arredores de Bissau, da zona de Bairro Militar, Cuntum, Afia, Plack1 e Plack2 correu muito bem e sem incidentes.

Também, o Presidente da República teve oportunidade de conhecer uma criança com o seu nome, Jomav, ficou muito lisonjeado e feliz pela surpresa. 

"Quero agradecer a forma como fomos recebidos, num ambiente de festa e uma grande moldura humana", agradeceu o nosso Presidente 

"Obrigado a todos que tornaram possível este encontro", finalizou