O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, deixou hoje Bissau para um périplo a vários países africanos para abordar a situação política guineense, disseram à Lusa fontes do Governo.
Segundo as mesmas fontes, o líder guineense saiu de Bissau para a República do Congo, onde se vai encontrar com o seu homólogo, Denis Sassou Nguesso, ainda hoje.
De seguida, José Mário Vaz viaja até à Libéria onde será recebido pela sua homóloga liberiana, Ellen Johnson Sirleaf.
José Mário Vaz segue depois para Abidjan, na Costa do Marfim, para se reunir com o Presidente costa-marfinense, Alassane Ouattara, terminando o périplo em Conacri, quando for recebido pelo Presidente da Guiné-Conacri, Alpha Condé.
Segundo as fontes do Governo, José Mário Vaz deve regressar a Bissau na terça-feira.
Antes de embarcar hoje no aeroporto de Bissau e em declarações aos jornalistas, o líder guineense indicou que vai ao Congo para "um encontro de trabalho" com o seu homólogo congolês para tratarem da cooperação entre os dois países.
O périplo do líder guineense aos países da sub-região africana acontece dias depois de a Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO) ter dado um ultimato aos atores políticos da Guiné-Bissau para que cumpram, dentro de 30 dias, um acordo internacional para acabar com a crise política que já dura há cerca de dois anos.
A CEDEAO ameaça sancionar os políticos que não respeitarem o Acordo de Conacri, mas não especificou que tipo de sanções podem ser impostas.
Conosaba/Lusa
Sem comentários:
Enviar um comentário