segunda-feira, 10 de abril de 2017

"UMA POLÍTICA POPULAR E DEMOCRÁTICA: A SOCIAL-DEMOCRACIA GUINEENSE" - LUÍS GOMES DO APU-PDGB


O APU-PDGB, assume-se como um partido popular, social e democrático. Tal quer dizer que somos um partido essencialmente participativo, deliberativo e representativo, no qual se discutem e confrontam abertamente diferentes projetos e perspetivas do que poderá ser o futuro. 

Para NÓS, o futuro não está determinado, nem se encontra depositado em grupos autodesignados que se proponham moldar a sociedade de acordo com a sua visão daquilo em que ela se deverá tornar, ignorando, numa atitude elitista, os projetos, referências e expectativas dos cidadãos.

 Assim, a relação essencial do APU-PDGB,  com a sociedade deve ser GENUINAMENTE REPRESENTATIVA. 

Consequentemente, a forma político constitucional mais coerente com estes pressupostos é providenciada por um sistema democrático essencialmente assente na REPRESENTAÇÃO e na PROXIMIDADE entre eleitos e eleitores. 

Além disso, por ser um PARTIDO SOCIAL, o APU-PDGB, em nome do valor da JUSTIÇA SOCIAL e da regulação dos equilíbrios sociais, expressa na sua ação e concretiza nas suas políticas a solidariedade, quer entre grupos sociais, étnico e etários, quer entre zonas geográficas, elemento indispensável na construção de uma SOCIEDADE PRÓSPERA. 

Em sentido último, o propósito político fundamental do APU-PDGB,  consiste em contribuir para o desenvolvimento na Guiné - Bissau  de uma DEMOCRACIA ADAPTADA a nossa realidade ÉTNICA -SOCIAL e de uma SOCIEDADE ABERTA, LIVRE e SOLIDÁRIA. 

E concorrer para a constituição de um ESTADO ATIVO e EFICAZ, mas não invasivo; ENÉRGICO, mas não OMNIPRESENTE; dotado de AUTORIDADE POLÍTICA, mas respeitador da INICIATIVA, da LIBERDADE e da PLURALIDADE dos seus cidadãos.

Sem comentários:

Enviar um comentário