sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

PRIMEIRO-MINISTRO DA GUINÉ-BISSAU PRESENTE NA CIMEIRA DA CEDEAO

Resultado de imagem para Umaro Sissoco Embalo
O Primeiro-ministro está na Nigéria para participar na cimeira dos chefes de estados e dos governos da CEDEAO. A cimeira está a ser aguarda com expectativas no país uma vez que o mediador da crise guineense vai apresentar o relatório sobre o Acordo de Conacri
O acordo de Conacri tem suscitado interpretações contrárias entre diferentes actores políticos nacionais.
Umaro Sissoco Embalo momentos antes de embarcar, quinta-feira (15/12 no aeroporto internacional Osvaldo Vieira, disse que esta sua primeira participação no evento internacional irá mostrar que a Guiné- Bissau já tem um primeiro ministro e um governo já formado.
Sissoco diz que por questões de honestidade resolveu entregar, no dia de posse do seu elenco, uma declaração escrita dos seus bens, já que esta não tem sido prática, tanto na Guiné-Bissau como no exterior.
Questionado pela Rádio Sol Mansi (RSM) sobre o facto de no seu governo constar só cinco (05) mulheres, que ocupam o cargo de secretaria de estado, o primeiro-ministro defende que as mulheres devem fazer política activa e deixarem de ser braço político de outros partidos.
“As mulheres devem fazer política através de partidos e não devem esperar os homens fazerem política e depois beneficiarem. Agora se é só para dizer sou mulher, eu iria nomear a minha mãe ou a minha mulher para ocupar cargos políticos neste governo”, defende.
Desta vez o ministério da mulher está a ser dirigido por um homem, diferente de outros governo, e questionado sobre esta mudança Sissoco disse que não existe um ministério a ser dirigido por género e se assim for nenhuma mulher poderia ocupar o cargo de ministra da defesa ou do interior.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário