Dr. Leopoldo Amado
Bissau, 03 Nov 16 (ANG) – O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP) vai beneficiar dum financiamento de cerca de sessenta mil Euros da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP), para a recuperação da Biblioteca Pública Nacional.
Em declarações à imprensa, o Director do INEP, Leopoldo Amado, realça a importância deste financiamento e acrescenta que o mesmo servirá igualmente para “reapetrechar” o arquivo histórico desta instituição pública que “detém a memória histórica” da Guiné-Bissau.
De acordo com este responsável, o mesmo fundo vai ser aplicado na formação e na componente da pesquisa avançada, numa pespectiva de “inovação e de produção de mais conhecimentos”.
“Por exemplo, a causa dos conflitos na Guiné-Bissau, não deve ser tratada ao de leve como tem sido tratada até aqui. Nós temos que recuar mais, do ponto de vista histórico, e acompanhar a componentes sociológicas e antropológicas”, para se conhecer as verdadeiras origens dos mesmos.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP), Instuição Pública foi criada nos finais da década 80 para, essencialmente, assistir o Estado na tomada de melhores decisões, em termos de governação, com vista a criação do bem estar as populações.
Conhecido nos anos noventa como “instituição de referência internacional”, o INEP foi parcialmente destruído durante a guerra civil de 1998, tendo muito dos seus arquivos históricos estragado, e a Biblioteca Nacional, sob sua dependência, também, em parte, danificada e vandalizada.
ANG/QC/SG com Conosaba
Sem comentários:
Enviar um comentário