Soares Sambú.
A Guiné-Bissau encara com "grande júbilo" a vitória de António Guterres no Conselho de Segurança das Nações Unidas na votação para secretário-geral da organização, disse à agência Lusa o ministro dos Negócios Estrangeiros, Soares Sambú.
"Nós reagimos com grande júbilo e congratulação, mas não constitui uma surpresa, porque ele era o melhor candidato", referiu o líder da diplomacia guineense.
O governante entende que é também um dia de celebração para a lusofonia.
"Estamos todos de parabéns no mundo lusófono", pelo apoio em torno de António Guterres, realçou.
Soares Sambú e o Presidente guineense, José Mário Vaz, encontraram-se com o candidato português em setembro, à margem da Assembleia-geral da ONU, em Nova Iorque, e na altura expressaram-lhe pessoalmente "o apoio da Guiné-Bissau", recordou.
A reforma das Nações Unidas é um dos "muitos desafios" que Guterres tem pela frente, começando desde logo pelo Conselho de Segurança, acrescentou.
O ministro dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau espera que o novo secretário-geral possa amparar a ambição de África em ter maior representatividade no órgão, nomeadamente com um lugar entre os membros permanentes - com poder de veto.
Lusa com Conosaba
Sem comentários:
Enviar um comentário