Bissau, 16 Maio 16 (ANG) – Os veteranos da Luta de Libertação Nacional, na pessoa de Cármen Pereira, condenaram a demissão do Governo chefiado por Carlos Coreia, ocorrido na semana passada.
Numa conferencia de imprensa hoje em Bissau pediram ao Presidente da República a aceitação e consequente nomeação de quem for indicado pelo PAIGC para chefiar o governo.
O posicionamento dos veteranos foi tornado público na sequência de uma reunião do Conselho Consultivo dos Veteranos da Luta de Libertação Nacional na qual se analisou a demissão do 2º Governo Constitucional do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo-Verde (PAIGC) .
Apelaram ao Presidente da República para respeitar o que a Constituição diz quanto a indigitação do nome para o cargo do Primeiro-ministro pelo partido vencedor das últimas eleições legislativas, e exortam aos actores políticos a encontrarem uma solução governativa no quadro parlamentar, resultante das últimas eleições legislativas.
Os antigos combatentes ainda pedem a demonstração de maturidade política por parte das lideranças partidárias, com a assumpção de responsabilidades políticas em prol da paz, estabilidade e do respeito pelos princípios democráticos.
Presentes na conferência de imprensa realizada para tornar publica a posição dos veteranos da Luta de Libertação Nacional face a demissão do governo, estiveram o ex-Primeiro-ministro, Carlos Correia, Teodora Inácia Gomes e Manuel dos Santos-Manecas.
ANG/MSC/SG/Conosaba
Sem comentários:
Enviar um comentário