A capital da Guiné-Bissau terá dentro de um ano um parque urbano de lazer, atividades físicas e contemplação, indicou hoje o presidente da Câmara Municipal, Adriano Ferreira.
O parque urbano de N'Batonha será construído à volta de uma lagoa situada no centro de Bissau mas que é aproveitada somente por gado bovino e pássaros.
A lagoa de N'Batonha é conhecida por ser um local de alimentação, reprodução e descanso de aves residentes e migradoras, oriundas de países frios da Europa e da Ásia.
Dados do Instituto da Biodiversidade e Áreas Protegidas (IBAP) da Guiné-Bissau apontam que mais de 100 espécies de aves utilizam a lagoa de N´Batonha como poiso durante todo o ano.
A Câmara Municipal está a anunciar o futuro parque como sendo local de "grande valor ambiental" dentro do espírito de preservação e valorização das zonas húmidas da Guiné-Bissau.
O parque terá espaços para a prática de atividades desportivas, lazer, uma pista de corrida, um parque infantil e uma cafetaria com esplanada, entre outros equipamentos.
As obras iniciaram-se oficialmente hoje com a remoção do lixo e entulho que se encontravam nas imediações da lagoa e dentro de um ano o parque estará pronto para ser utilizado, disse Adriano Ferreira.
O valor da obra não foi anunciado.
A União Europeia será a financiadora da obra a ser executada por uma empresa guineense.
Lusa/Conosaba
Sem comentários:
Enviar um comentário