Bissau, 22 Mar 16 (ANG) – Bissau acolhe entre os dias 04 e 08 de Abril a 17ª Sessão Ordinária da Assembleia de Ministros da Saúde dos Países de África de Oeste .
O encontro será dominada pela discussão e tomada de decisão final sobre a criação do Centro Regional de Prevenção e Tratamento de Doenças no espaço CEDEAO.
A informação foi avançada hoje à ANG, pelo Presidente do Instituto Nacional de Saúde (INASA), Placido Cardoso, que é igualmente Presidente da Comissão organizadora deste encontro sub-regional.
Plácido Cardoso afirmou que no passado houve discussões técnicas com vista a materialização deste centro supranacional e que agora falta os decisores políticos no sector de saúde da sub-região materializarem a sua instituição.
Este responsável adiantou a ANG que a Guiné-Bissau irá propor um documento aos Ministros de Saúde de CEDEAO, no qual as epidemias como a Ébola, não devem ser vistas apenas como ameaças, mas essencialmente como uma oportunidade de reforço dos Sistemas Nacionais de Saúde e da integração sanitária ao nível da sub-região.
Por outro lado, o Presidente do Instituto Nacional de Saúde aproveitou a ocasião para pedir a população, no sentido de continuar a adoptar as medidas preventivas de uso de mosquiteiros e cuidados de higiene contra as doenças como o “Zica” que, também é provocada pelo mosquito tal como como o paludismo.
A 17ª Sessão Ordinária da Assembleia de Ministros da Saúde da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) tem como lema: “Integração Regional no Espaço CEDEAO, o Papel do Centro Regional de Vigilância e Controlo das Doenças”.
ANG/QC/SG//Conosaba
Sem comentários:
Enviar um comentário