Supervisores participantes no seminário
Bissau,04 Set 15 (ANG) – Os supervisores das Organizações Não Governamentais, Associação de Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo (ADPP) e Associação Nacional para Desenvolvimento Local (Nadel) beneficiaram quinta-feira de uma capacitação no domínio do sistema de vigilância e prevenção à contaminação pelo vírus ébola e de cólera.
Em declarações à imprensa, o responsável Administrativo e Financeiro da ONG Nadel, Lassana Mané disse que a formação visa igualmente fazer com que os referidos supervisores estejam a altura de poder responder aos eventuais sintomas verificados no terreno
“A referida formação serve para reforçar a capacidade dos supervisores no domínio da vigilância para estarem cada vez mais oreoarados”, disse Lassana Mané.
Acrescentou que os supervisores beneficiários vão trabalhar nas regiões de Tombali e Bolama Bijagós, no sul do país estando prevista que as suas acçöes cheguem às outras regiões do país.
Por sua vez, o responsável da Comunicação de Instituto Nacional de Saúde(INASA), Jean Pierre salientou que o Ministério de Saúde sozinho não é capaz de levar a cabo acçöes de prevenção contra essas doenças razão pela qual solicitou a parceria das ONGs que estão no país para juntos lutarem para evitar as consequências negativas.
“A vigilância nas comunidades é feita por diferentes ONGs do país no quadro de uma parceria solicitada pelo Ministério da Saúde de modo a se prevenir contra o ébola e a cólera que normalmente surge na época das chuvas”, explicou Jean Pierre.
O referido seminário foi financiado pela Organização Internacional para Migrações (OIM) em colaboração com Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos de América (CDC-EUA). ANG/AALS/Conosaba
Sem comentários:
Enviar um comentário