Bissau, 09 Jul 15(ANG) - O Governo abriu o concurso de concessão da gestão do porto comercial de Bissau para encontrar um parceiro que ajude a financiar a requalificação da estrutura, disse quarta-feira à Lusa o Secretário de Estado dos Transportes e Comunicações, João Bernardo Vieira.
A administração dos Portos de Bissau "não tem capacidade de autofinanciamento daí a necessidade de avançar com essa parceria para fazer a dragagem e sinalização do porto", entre outras obras, referiu.
João Bernardo Vieira acrescenta que "não é uma decisão fácil".
O Porto de Bissau é a principal porta de entrada de mercadorias na Guiné-Bissau e uma das maiores empresas públicas do país.
No entanto, a falta de obras está a condicionar o seu funcionamento, a entrada de cargueiros e a gestão de contentores.
"Corríamos o risco de fechar se não avançássemos com esta parceria", sublinhou o governante, referindo que a decisão de avançar para a concessão surge após "um ano de avaliação" e "vários relatórios do Banco Mundial e outros organismos institucionais".
Na análise à situação, as organizações externas são unânimes: "há mais de 10 anos que indicam que o caminho certo é a parceria público-privada".
O processo irá permitir que o porto comercial de Bissau "seja tão competitivo como o de Banjul e de Dacar", concluiu João Bernardo Vieira.
De acordo com o anúncio do concurso público internacional, as propostas devem ser entregues até 10 de Agosto, sendo abertas no mesmo dia.
Sem comentários:
Enviar um comentário