Lagos - O general reformado Muhamadu Buhari, o principal candidato da oposição, venceu as eleições presidenciais deste fim de semana na Nigéria, ao obter 15.424.921 de votos superando o presidente em final de mandato Goodluck Jonathan que obteve 12.8553 162 de votos.
O presidente Jonathan reconheceu a derrota na noite desta terça-feira: "agradeço a todos os nigerianos, mais uma vez, pela imensa oportunidade que me deram de dirigir este país (...). Já transmiti meus melhores desejos ao general Muhammadu Buhari"
A alta diplomata europeia, Federica Mogherini, saudou Buhari pela vitória nas eleições, declarando que espera trabalhar com o presidente eleito
"Eu agradeço ao presidente em fim de mandato, Goodluck Jonathan, por sua grande colaboração na construção do país e por consolidar sua democracia nos últimos cinco anos e nós esperamos trabalhar com o presidente recém-eleito e seu governo no futuro", declarou Mogherini em um comunicado.
Buhari, 72 anos, venceu em 21 dos 36 Estados que integram a Federação Nigeriana, obtendo uma vantagem de 2,57 milhões de votos sobre Jonathan, segundo a Comissão Nacional Eleitoral.
Na Nigéria, o vencedor deve obter pelo menos 25% dos votos em dois terços dos 36 Estados da federação, aos quais se soma o território da capital, Abuja.
portalangop
Sem comentários:
Enviar um comentário