domingo, 18 de janeiro de 2015

ACORDO DE ALVOR FOI ASSINADO HÁ 40 ANOS


Delegados portugueses e angolanos presentes nos encontros de Alvor: Mário Soares, ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal (segundo da esq.), Jonas Savimbi da UNITA (terceiro da esq.), Holden Roberto da FNLA (quarto da esq.), Costa Gomes, Presidente de Portugal (terceiro da dir.) e Agostinho Neto do MPLA (segundo da dir.)



Fez esta quinta-feira passada (15.01) quarenta anos que foi assinado o Acordo de Alvor, que definiu os princípios da partilha do poder em Angola entre o MPLA, a UNITA e a FNLA.

O Acordo de Alvor foi assinado no dia 15 de Janeiro entre o Governo português e os três principais movimentos de libertação angolanos: Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) e Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA), estabelecendo os parâmetros para a partilha do poder na antiga colónia. O dia 11 de novembro foi estabelecido como a data da independência do país. No entanto, pouco depois da assinatura do documento, os movimentos iniciaram um conflito armado pelo controlo do país. Começou, assim, a guerra civil em Angola.

DW

Sem comentários:

Enviar um comentário