Roubos de gado preocupam criadores.
Furtos constantes estão a deixar desesperados os agricultores de Fermelã e Angeja.
Os criadores de gado de Estarreja e Albergaria não dormem descansados. Muitos animais têm sido roubados nos últimos tempos. Só esta semana, numa madrugada, levaram dezena e meia de ovelhas e cabras de três explorações.
Os constantes roubos de gado andam a deixar os donos das explorações pecuárias e agrícolas de Fermelã (Estarreja) e Angeja (Albergaria-a-Velha) desesperados. Na última semana, os "amigos do alheio" percorreram diversas explorações de pequena dimensão, roubando dezena e meia de cabeças de gado em três e combustível numa quarta.
António Lopes, que perdeu seis animais, não esconde a revolta. "Foram por um caminho no meio dos pinhais e cortaram a vedação da parte de trás. As ovelhas andam à solta e tenho lá cães, mas parece que não valeu de nada. Estava a chover muito e até conseguiram enganar os cães. Roubaram-me seis cabeças, tudo ovelhas de criação", descreveu, ontem, ao Jornal de Notícias.
O prejuízo ascende aos 750 euros, mas poderá aumentar. "Fiquei com 18 cabeças e mais 17 borregos, mas alguns deverão morrer porque roubaram as mães e eles ainda não comem", diz, referindo-se à pequena exploração isolada que mantém há mais de 30 anos em fermelã, como complemento dos rendimentos mensais.
Nos últimos anos já foi roubada diversas vezes. "Assim nem ganhamos para o custo de manter e alimentar os animais", lamenta-se.
As suspeitas, não confirmadas, recaem sobre "um ladrão local que tem antecedentes e voltou à localidade há meses", ocasião em que "os roubos de gado caprino, bovino, galinhas e casas, que se verificavam há uns anos atrás aqui na zona, voltaram a acontecer", refere António Lopes, sem deixar de criticar os receptadores. "Quem rouba é para vender, não é para comer, porque é muita quantidade. Tem de haver quem lhes fique com o gado roubado", afirma o produtor.
.jn.pt
O LADRAO (NALATCHE) MISTERIOSAMENTE TAMBEM FAZ DORMIR OS PROPRIETARIOS DO GADO PARA OS ROUBAR? JA ASSISTI A MESMA CENA MAIS DE TRES VEZES MAS TODOS DORMIAM COMO UMA PEDRA. NA VERDADE E UMA CULTURA ROUBAR OS OUTROS ENQUANTO ESSES PASSAM SUAS VIDAS A DORMIR.
ResponderEliminar