Bissau, 26 Nov 14 (ANG) - A Ministra da Educação Nacional empossou hoje 43 directores-gerais das escolas do ensino básico e liceus todos públicos do Sector Autónomo de Bissau (SAB), dos quais dezoito são mulheres.
Ao falar na cerimónia, Maria Odete Semedo lembrou aos recém-empossados que um director constitui um gestor de recursos humanos na respectiva escola.
“Para que a escola funcione bem é preciso que todas as peças se encaixem no lugar certo, pois se assim não for continuaremos com a mesma situação hoje prevalecente”, indicou a ministra da educação.
Semedo recomendou os recém-empossados a promoverem boas práticas nas respectivas escolas, e anunciou que no próximo ano lectivas serão distinguidas as escolas mais limpas e melhor organizadas.
Por outro lado, acrescentou que os melhores alunos em matemática, português, francês e inglês vão ser escolhidos entre as escolas, e anunciou a utilização de livros de leitura nos liceus e realização de exames para determinar o nível do aluno.
“Quando chamados para a reunião do Conselho Directivo, apenas aparecem homens com queixas sobre distribuição de géneros alimentícios que não chegam às crianças”, criticou informando que esta situação estaria relacionada à alegada desconfiança dos parceiros financiadores destes produtos, que constataram que os mesmos depois são comercializados pelas escolas beneficiarias.
Por sua vez, o director da educação para o SAB, Causso Mané prometeu melhorias nas escolas públicas nos próximos 12 meses.
A directora da escola “Amizade Guiné-Bissau/ Suécia”, Valentina Baticã Ferreira que falou em nome dos empossados agradeceu a confiança neles depositado e prometeu que vão trabalhar para ajudar a erguer o sistema do ensino guineense.
Sem comentários:
Enviar um comentário