Bissau, 05 Set 14 (ANG) – Uma missão técnica de avaliação da União Europeia disse ter constatado falta de controlo nas actividades de pescas nas águas territoriais da Guiné-Bissau.
Chefiada por Luize Hill a missão disse haver ainda muito por fazer no domínio de fiscalização e igualmente nos domínios de registo dos navios, na emissão de licenças, no controle dos navios de pescas e na legislação pesqueira guineense.
Apesar de tudo, Luize Hill reconheceu que muito se fez com vista a melhoria do sector pesqueiro nacional.
“Esta missão constitui a primeira fase de um diálogo que deverá continuar no futuro para poder reforçar a fiscalização da pesca na Guiné-Bissau”, sublinhou a porta-voz desta missão que integra 4 elementos e que esteve no país durante 4 dias.
O Secretario de Estado das Pescas, IIdefonso Barros reconheceu que existem dificuldades em termos da frota de fiscalização de pesca ilegal, não declarada e não regulamentada, mas sustentou que o país acabou de sair de uma “situação anômala”.
Questionado sobre para quando os navios da UE voltariam a pescar nas águas nacionais, Barros sublinhou que se aguarda pela conclusão dos procedimentos a cumprir da parte dos europeus. “Se dependesse de nós, isso podia até ser hoje”.
Sem comentários:
Enviar um comentário