O filme do realizador João Viana 'A Batalha de Tabatô', filmado na Guiné-Bissau, vai saltar do continente para as ilhas e ser apresentado no domingo no arquipélago guineense dos Bijagós, disse à Lusa a equipa que está a percorrer o país.
A história da tabanca (aldeia) no Leste do país baseada numa forte herança musical foi retratada num filme com pouco mais de uma hora já exibido em festivais de cinema.
Na quarta-feira, dia 10, enfrentando várias adversidades (chuva, estradas quase intransitáveis e falta de energia), João Viana e alguns atores projetaram o filme ao ar livre no centro daquela povoação.
Agora, e até ao Dia da Independência da Guiné-Bissau (24 de setembro), o filme vai passar pelas diversas regiões, começando no domingo por Bolama, na ilha com o mesmo nome.
"A Batalha de Tabatô" vai depois ser exibida em Buba (dia 15), Bafatá (16), Gabú (17), Canchungo (18), Cacheu (19), Mansoa (20), Quinhamel (21) e Bissau (24).
Entre 21 e 23 de setembro, o filme será novamente exibido em Tabatô, por forma a receber público que não conseguir assistir à sessão da última semana.
A equipa portuguesa, em que se inclui o realizador, vai fazer a projeção em diferentes recintos, em parceria com entidades locais.
Sem comentários:
Enviar um comentário