A ser verdade o Primeiro Ministro está desde logo perante o seu primeiro teste que o leva definir o tipo de Governo e governação, assim como o perfil ético que traçou ou traça como identitário do seu governo.
Ora bem, também é um imperativo que o trabalho da policia judiciária de investigação devia estar coberto de segredo da justiça por razões deontológico não pode estar na praça pública, porque não é PJ, quem julga e condena ou absolve, é uma policia de investigação criminal que recolhe materialmente todos elementos julgados pertinente para organizar o processo para o Ministério Público e o Ministério Público avaliará o fundamento material para acusação ou não.
Ora, não queremos ter uma Policia quer pública ou do índole da investigação criminal PJ irresponsável a colocar na praça pública o nome das pessoas ainda em fase de investigação já como arguido, desrespeitando totalmente a presunção da inocência.
Não estou a defender Marucas, ( Ministro de Negócios estrangeiros) já não nos vimos mais 35 anos, sempre o tive como uma pessoa de bem. Todavia, se na conclusão da investigação o Ministério Público o traduzir em arguido, deve pôr o seu cargo por uma questão de dignidade a disposição do Primeiro-ministro para o seu próprio bem e facilitar a contenda.
Caso assim não for, o Primeiro-ministro, estará perante o seu primeiro teste.
Ficará claramente, doravante, debaixo observação do Mundo a sua posição a tomar e demonstração Inequívoca do tipo de governo que tem e terá como perfil.
Governo de arranjos e remendos, fingir que nada é grave ou assumir perentoriamente aquilo que dele se espera e todas almejam, as mudanças que dele se espera, é um governo de facto com perfil de mudança geracional ético e qualitativo.
Está nas suas mãos o binóculo e a fotografia do perfil ética do seu governo.
Por Eduardo Monteiro
Sem comentários:
Enviar um comentário