segunda-feira, 23 de junho de 2014

GUINÉ-BISSAU: TOMADA DE POSSE "PRESIDENCIAL" (FOTOS DE ARMANDO CONTE)



Novo Presidente guineense promete "meter as mãos na lama" para pôr a economia a funcionar. 'Djitu tem ku tem'é o slogan de uma "nova era"



O novo presidente da Guiné-Bissau - José Mário Vaz, investido esta segunda-feira no cargo, elegeu o combate à pobreza como a grande prioridade enquanto chefe de Estado. 
No seu discurso de posse, prometeu trabalhar arduamente para produzir riqueza no país. "Temos que meter as mãos na lama e pôr a economia guineense a funcionar e a produzir riqueza para atacar e resolver os problemas que afetam a nossa sociedade", disse Jomav num completamente cheio Estádio Nacional 24 de setembro, em Bissau. Anunciando uma "parceria estratégica" entre Presidente e Governo, afirmou que a Guiné-Bissau não pode continuar a ser um país onde "uma minoria" trabalha e produz riqueza para a "maioria sem trabalho". Para José Mário Vaz, a Guiné-Bissau está hoje aparentemente "num beco sem saída" devido às mudanças constantes de rumo e ausência de políticas em setores como educação, economia ou justiça. O novo líder guineense recorreu à expressão popular em crioulo "djitu tem ku tem" (tem que haver jeito) para galvanizar os seus concidadãos para o que diz ser "uma nova era". 

A valorização dos recursos humanos terá que ser o fator primordial na elaboração da "verdadeira estratégia nacional" que possa ajudar a "corrigir o rumo" da economia e o desempenho político. Para isso, deve ser dado ênfase às reformas, promoção da unidade nacional e criação de consensos com todos os segmentos da sociedade, incluindo os militares, sublinhou José Mário Vaz. 

Após a cerimônia de posse, José Mário Vaz recebeu na sua residência particular o ministro português dos Negócios Estrangeiros - Rui Machete, para um encontro à porta fechada de alguns minutos e sem declarações aos jornalistas.




























































Sem comentários:

Enviar um comentário