sexta-feira, 4 de abril de 2014

PAZ A SUA ALMA, QUE DEUS LHE DÊ ETERNO DESCANSO E GLÓRIA...

 Filomeno Pina

Subiu ao patamar dos que partem sem regresso, na hora que o Pai do Céu chamou, e será sempre assim com qualquer um de nós, responder com vida, para chegar sem ela, e sem tudo que for material, cabendo somente a alma nessa passagem estreita, para se elevar junto a Ele, diria que regressados ao "pó", no lugar da igualdade do comum dos mortais. Cá se nasce, e cá se morre, cada um no seu dia.
Hoje, não está mais neste mundo a - Sua Excia. Sr. Dr. Koumba yalá Kobdé Nhanca - que deixa memória da sua passagem terrena neste mundo, como político carismático, fundador do PRS (Partido Politico), ex-Presidente da República da Guiné-Bissau e cidadão Guineense.
Político defensor da Paz, da Democracia e do Estado de Direito para a Guiné-Bissau, retirado da política activa, quando anunciou em Janeiro, que partia, "...com a consciência tranquila, de quem sempre lutou para uma vida melhor para os seus concidadãos", e em síntese, desistindo de se candidatar nas Presidenciais de Abril de 2014.
Foi um grande líder político Guineense, persistente, objetivo, de grande impulso ideológico, como político também era nacionalista e patriótico nas suas convicções.
No combate político, revelou-se sempre conhecedor profundo da história cultural e política do Povo Guineense, foi um líder frontal, combativo, que dizia tudo diretamente sem mandar "recados", de acordo com o seu pensamento político, sendo que, foi o que foi como politico e, fez o que sabemos durante o exercício da sua liderança política, dando sempre o seu melhor em busca de sucesso, para o seu Povo.
Sua vida política ficou registada com momentos importantes de mudança na Guiné-Bissau, tanto do ponto de vista político e cultural, como do social e económico do País. Aqui ficam algumas leituras nos Links abaixo, para sua memória:

1 - http://pt.wikipedia.org/wiki/Kumba_Yal%C3%A1

2 - http://prsgw.webnode.pt/partido/historia/

3 - http://jornaldigital.com/noticias.php?noticia=41148

Chegou a sua hora Camarada, o momento de responder a Deus. Aqui fica o adeus sentido, uma pequena homenagem com sentimento de gratidão pela sua contribuição politica e cidadania activa, ao longo de mais de três décadas ao serviço do Povo Guineense.
Nesta hora do adeus, sinto que não foi desta que voltamos a cruzar fala, meu mais velho, o acaso assim determinou, mas, fica um até amanhã Camarada..., e os meus sentidos pêsames à família enlutada.


Djarama. Filomeno Pina.


Sem comentários:

Enviar um comentário