segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

EM LISBOA "EUSÉBIO DA SILVA FERREIRA" RECEBE AS ÚLTIMAS HOMENAGENS ANTES DE PARTIR!


 Fãs depositam flores, bandeiras e mensagens em homenagem a Eusébio na entrada do Estádio da Luz, onde o corpo do ex-jogador do Benfica está sendo velado.
O jogador Eusébio, um dos maiores nomes do futebol português morto neste domingo, será sepultado hoje no cemitério do Lumiar, em Lisboa. Antes, porém, o “pantera negra” ou "rei", como era chamado pelos torcedores, receberá as últimas homenagens de seu país de adoção. Como era vontade do atacante, antes de ser sepultado o corpo dará uma última volta no campo do Estádio da Luz.

“Portugal perdeu um dos seus filhos mais queridos” reconheceu o presidente da República, Cavaco Silva, decretando três dias de luto oficial.
Eusébio morreu na madrugada de domingo vítima de insuficiência respiratória, a apenas 20 dias de completar 72 anos. O ex-atacante do Benfica já tinha sido hospitalizado várias vezes no último ano e sentia muitas dores no peito, segundo alguns amigos íntimos.
Conhecido pela sua simplicidade, o bom caráter e por ser uma pessoa muito solidária, Eusébio sempre foi reconhecido e homenageado pela torcida do Benfica, sendo o único jogador a ter uma estátua na frente do Estádio da Luz, que neste domingo recebeu flores, cachecóis e bandeiras de todos os times, das milhares de pessoas que passaram mais de duas horas no frio, e às vezes na chuva, para dar um último adeus ao seu ídolo.
Velório
O corpo continuará a ser velado nesta segunda-feira até 13h30 no horário local (11h30 de Brasília) e depois dará uma última volta no campo do Estádio da Luz como era a vontade do próprio jogador. O palco onde ele sempre brilhou.
O cortejo fúnebre irá percorrer várias avenidas da capital portuguesa até a praça do Município, onde o presidente Câmara de Lisboa, Antonio Costa, também irá prestar uma homenagem. Às 16h locais (14h de Brasília) haverá uma missa de corpo presente na Igreja do Seminário. Em seguida, o corpo de Eusébio será sepultado no cemitério do Lumiar, às 17h (15h de Brasília), com honras de Estado.
Considerado um dos heróis populares do país do século 20, já se fala que o destino final dos restos de Eusébio deve ser o Panteão, ao lado da cantora Amália Rodrigues e de grandes nomes da nobreza e da história portuguesa.

Moçambique decreta luto oficial
Nascido em Moçambique, que na época era uma colônia portuguesa, filho de pai angolano e mãe moçambicana, Eusébio chegou a Portugal quando tinha 18 anos e logo conquistou os portugueses e o mundo com seu talento. Marcou 733 gols em 745 jogos e se tornou um dos maiores atletas da história.
“Eusébio constituiu-se numa verdadeira fonte de inspiração e de alegria para milhões de moçambicanos e de cidadãos do resto do mundo”, afirmou o presidente de Moçambique , Armando Guebusa, que também decretou luto oficial no país africano.



Sem comentários:

Enviar um comentário