terça-feira, 29 de outubro de 2024

SETOR PRIVADO DEFENDE CRIAÇÃO DE INCENTIVOS FISCAIS PARA PRODUTORES DE ARROZ E OUTROS PRODUTOS A NÍVEL DO PAÍS



O Secretário-geral da Câmara do Comércio, Indústria, Agricultura e Serviço afirmou, hoje, que a promoção dos produtos locais é uma questão da soberania.

“A promoção do consumo local é uma questão que vai além da economia, é uma questão de soberania”, diz Mamadu Saliu Ba, na abertura da palestra alusiva à celebração da 5ª Edição do Mês de Consumo na Guiné-Bissau, dedicado ao tema: Problemática de Transformação e Consumo dos Produtos Locais.

De acordo ainda com Saliu Bá, que estava a representar o setor privado no invento, “a pandemia de COVI-19, por exemplo, mostrou a vulnerabilidade de sistemas que dependem fortemente de importações. Para a Guiné-Bissau, o incentivo ao consumo dos produtos locais, como o arroz e outros produtos, pode reduzir a dependência da importação e criar uma rede de segurança alimentar”.

O responsável aponta como exemplo prático: “a criação de incentivos fiscais para produtores de arroz e outros produtos e a implementação de programa de subsídio para o consumo de produtos locais nas escolas e repartições públicas podem estimular o consumo interno e fortalecer o setor agrícola”

Já o representante do ministro do Comércio na cerimónia de abertura, Abulai Mané, igualmente Diretor-geral do Comércio Interno, entende que, com a potencialidade do país em termos de recursos agrícolas, a responsabilidade deve ser partilhada com o Setor Privado para dinamizar e incentivar a diversificação dos produtos locais.

“A Guiné-Bissau é um país com imensa potencialidade em termos de recursos agrícolas para agro-indústria e desenvolvimento do setor da produção nomeadamente: agricultura, pesca, turismo, transporte e minas. Nesta qualidade a nossa responsabilidade deve ser partilhada na justa medida em que de um lado o Governo deve apoiar e fomentar maior desenvolvimento da produção local e, de outro lado, o setor privado assuma essa responsabilidade de dinamizar e incentivar a diversificação dos nossos produtos”.

A celebração da 5ª Edição de outubro, Mês do Consumo dos Produtos Locais, decorre em simultâneo, em todos os outros países da UEMOA sob o lema “O Que É Nosso Tem Valor".

Por: Braima Sigá/radiosolmansi com Conosaba do Porto

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