O Selecionador Nacional de Futebol, o luso-são tomense Luís Boa Morte, prevê um jogo difícil em Bamako, hoje, 11 de outubro de 2024, entre o Mali e a Guiné-Bissau, a contar para a terceira jornada de fase de apuramento para o Campeonato Africano das Nações (CAN’2025), a realizar-se em Marrocos.
Apesar de reconhecer as potencialidades do adversário, Boa Morte, que participa pela primeira vez nesta caminhada para o CAN, disse que a Seleção Nacional tem “ambição” de lutar pela conquista dos três pontos diante do Mali.
“Vai ser um jogo difícil. Vamos jogar contra a seleção do Mali em casa, mas a nossa ambição é conseguir os três pontos se for possível”, declarou, lembrando que não será um jogo fácil para as duas seleções que lutam pela qualificação para o CAN”.
Boa Morte falava está quinta-feira, 10 de outubro, em conferência de imprensa na capital maliana em Bamako, onde fez antevisão da partida frente ao Mali, na qual assegurou que o grupo vai fazer tudo para apresentar um bom futebol.
Os “Djurtus”, como é conhecida a Seleção da Guiné-Bissau, está inserida no grupo I do apuramento para o CAN, juntamente com o Mali, Moçambique e Eswatini. O treinador luso-são tomense iniciou a campanha com um triunfo em casa diante de Eswatini na primeira jornada no mês passado.
Após o triunfo em Bissau, os Djurtus deslocaram-se até à capital moçambicana e perderam por 2 a 1, diante da seleção local, em partida em que teve mais ocasiões de fazer golo. Com esta derrota, a Seleção Nacional caiu para o terceiro lugar com três pontos.
Questionado pela imprensa se esta partida será determinante para a qualificação da Guiné-Bissau, Boa Morte lembrou aos jornalistas presentes na sala que faltam ainda três jogos para terminar a caminhada e que o fundamental neste momento é o grupo estar focado para lutar pelos seus objetivos.
Acompanhado nesta conferência de imprensa pelo experiente defesa central, Opa Sangante, o Selecionador Nacional não deixou de realçar as potencialidades do adversário, lembrando que o Mali tem bons jogadores.
Após a conferência de imprensa, o selecionador nacional orientou a última sessão de treino no Estádio 26 de Março, onde vai decorrer a partida às 19 horas de hoje. Nesta sessão de treino, Boa Morte contou com todos os jogadores convocados para esta partida.
A partida da terceira jornada entre as duas seleções será especial para o avançado guineense, Beto, que joga no Everton da Inglaterra. O jovem futebolista que, após várias indecisões, finalmente aceitou jogar pela seleção de futebol da Guiné-Bissau.
Beto e Vítor Rufino, que joga na União Desportiva de Leiria da segunda liga portuguesa de futebol, são duas novidades na lista dos convocados da equipa técnica nacional.
Inserida no grupo I, a Guiné-Bissau soma três pontos na tabela classificativa, após a conclusão da primeira e da segunda jornada de apuramento para o CAN. As seleções do Mali e Moçambique lideram o grupo com 4 pontos cada e a seleção de Eswatini está em último lugar com zero pontos.
Os Djurtus, com nova estrutura técnica, buscam a quinta qualificação consecutiva para o CAN, uma vez que esteve presente nas últimas quatro edições desta prova.
Em quatro participações consecutivas, a Guiné-Bissau nunca passou da fase de grupos desta competição.
O maior torneio africano de futebol disputa-se de 21 de dezembro de 2025 a 18 de janeiro de 2026, em Marrocos.
Por: Alison Cabral
Conosaba/odemocratagb
Sem comentários:
Enviar um comentário