Bissau - (25.10.2024) - Os citadinos do sector de Bolama alertam para o risco de desabamento de Cais do porto daquela cidade insular do país, caso não forem tomadas medidas para tal.
À CFM, os populares disseram que o cais da antiga capital da Guiné Portuguesa continua a constituir um enorme perigo aos utentes.
“A situação em que se encontra o porto local é muito crítico e nós precisamos de comprometimento de cada um, sobretudo, que haja vontade por parte das autoridades centrais e administração local. É possível, jornalista, ver que a escadaria do porto está danificada e o solo apresenta rachas”, informaram.
Preocupadas com o avançado estado de degradação do cais, os bolameenses apelam à urgente intervenção das autoridades competentes para a resolução do problema.
Estes populares apelam ao executivo que diligencie para tirar o porto local da situação que consideram ser “ Caótica”.
Entretanto, em declarações esta sexta-feira, à Capital FM, o Presidente da Assembleia Permanente da (ADEMAAS), Lassana Cassamá, para além de chamar a atenção aos utentes do perigo que o mesmo representa, apela, também, à intervenção urgente para a resolução do problema.
“ A nossa organização [ADEMAAS] continua a ter preocupação com o estado do porto de Bolama que ao logo dos tempos tem-se degradado cada vez mais, por isso, no ano passado, fizemos uma campanha de angariação de fundos à nível do sector, mas, infelizmente, a mesma não deu certo”, disse Cassamá.
“Tomara que quando o Cais desabe que não esteja ninguém aí para que não haja perda de vida humana [….]”, replicou.
O activista apela ainda às autoridades regionais e às ONG para intervirem na reparação do cais de Bolama.
“Praticamente, o porto não está seguro, por isso, pedimos às ONG e ao governo regional que intervenham na manutenção do Porto”, concluiu Lassana Cassamá, Presidente da Assembleia Permanente da (ADEMAAS).
Perante à situação, a Capital FM tentou sem sucesso obter a reação do atual Governador da Região de Bolama Bijagós, que prometeu reagir oportunamente sobre o assunto.
Desde a sua construção a 112 anos, concretamente, em 1912,o porto de Bolama nunca sofreu obras de manutenção.
Bolama dispõe, na região central, de um porto de "calado" mediano, com uma ponte- cais, que faz a principal ligação por balsa com as cidades de Bissau e Bubaque.
(c) Capital FM, Mussa Danso.
Sem comentários:
Enviar um comentário