quarta-feira, 2 de julho de 2014

ANGOLA E PORTUGAL TROCAM INFORMAÇÕES SOBRE TRAFICO DE SERES HUMANOS



Polícia angolana investiga casos como o ocorrido em maio, envolvendo três menores, travado pelo SEF no aeroporto do Porto.

O comandante geral da Polícia Nacional de Angola assegura que as autoridades angolanas estão "atentas" e a trocar informações com as autoridades policiais portuguesas sobre situações suspeitas de tráfico de seres humanos envolvendo os dois países. 

O último caso conhecido aconteceu a 8 de maio, quando o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras procedeu à detenção de um suspeito de tráfico de três menores, com idades compreendidas entre os 4 e os 13 anos, no aeroporto Sá Carneiro, no Porto. A detenção ocorreu no âmbito do controlo de fronteira realizado à chegada dos passageiros de um voo proveniente de Luanda. Neste caso, de acordo com o comandante Ambrósio de Lemos, Portugal "transmitiu informações" àquela força, até porque o caso envolveu um cidadão angolano - em prisão preventiva - e a "falsificação de passaportes". "É mais uma tipicidade criminal que se juntou às outras que nós temos. Como se está internacionalizar, é necessário que Angola esteja atenta porque não está isenta desta criminalidade", reconheceu o comandante da polícia angolana à Agência Lusa. 

A troca de informação com a polícia portuguesa, e outras forças estrangeiras, é classificada por Ambrósio dos Santos como uma "necessidade muito premente", de forma a combater alegadas redes de tráfico de seres humanos que passam ou operam no país. O oficial admitiu ainda a existência de "indícios" de outros casos suspeitos, nomeadamente de menores, mas sem adiantar mais pormenores. 

As autoridades policiais suspeitam sobretudo de grupos que operam entre a República Democrática do Congo e o centro da Europa, via Angola e Portugal.
RDP

Sem comentários:

Enviar um comentário