quinta-feira, 30 de junho de 2022
O Coordenador Nacional do MADEM-G15, Braima Camará - Bá Di Povo, acompanhado de alguns dirigentes do partido, nomeadamente Calilo Baldé, Nhima Sissé e Tomás Barbosa, efectuou uma visita de cortesia à residência do seu "garandi" e aliado político Carlos Gomes Junior(Cadogo) antigo PM que estava acompanhado do Ex-Presidente da República Raimundo Pereira, e Fernando Mendonça. À saída do encontro, Braima Camará falou à imprensa o motivo deste encontro de irmãos e aliados políticos. Obrigado!
«RECODAR É VIVER» ANTIGO CONJUNTO MUSICAL "CARECA DJAZZ", NOS ANOS 70 EM MANSOA
Da esquerda para direita/de pé: Djazz, Mamasaliu, Mutaro, Gawal, Amadu e Fidélis Imbadji
A Mesma Ordem/sentados: Ussumane, Serifo, Alfa Dompite, Sama Queta, Mudo e Suncar Turé
Da esquerda para direita/de pé: Lassó Djob, Serifo Turé, Paulo Queta, Boté,
Em Baixo: João de Deus "Dadi", Bubacar Quelém, Sama Queta e alfa Dompite
«MANSOA/TERRA SANTA & UNIÃO EUROPEIA» ESTA SEMANA, FOI LANÇADA A 1ª PEDRA DE REABILITAÇÃO E CONSTRUÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA POTÁVEL DA CIDADE DE MANSOA, REGIÃO DE OIO
Associação “Água Boa” de Mansoa - Wede Bontche
CMB/Novo Comandante de Polícia Municipal promete “mãos duras” contra ocupantes ilegais de passeios de Bissau
Bissau,30 Jun 22(ANG) – O Comandante da Polícia Municipal prometeu atuar, sem tréguas, contra as pessoas que colocam cacifos e contentores de vendas de bebidas e outros produtos nos passeios, sem autorização da Câmara Municipal de Bissau(CMB).
“Enquanto comandante da Polícia Municipal, vamos continuar a agir sem tréguas e com mãos duras contra as pessoas que, sistematicamente, violam as regras no espaço de utilidade pública”, disse Fidel Gomes, em declarações exclusivas hoje a ANG.
Aquele responsável disse que a cidade de Bissau pertence à todos os cidadãos nacionais e estrangeiros que nela vivem, frisando que, por isso, todos devem lutar para protegê-la, de forma a que possa apresentar um figurino igual à outras cidades do mundo.
“Não vamos admitir ninguém, ao seu belo prazer, colocar os cacifos, quiosques e contentores de vendas de produtos nos passeios e bermas de estradas, porque existem regras para o efeito, previstas no Foral Municipal”, sublinhou.
Acrescentou que, quem pretende colocar qualquer coisa no espaço público deve recorrer ao serviço competente para o efeito, neste caso a Inspeção Geral de Fiscalização Técnica da Câmara Municipal de Bissau.
Fidel Gomes salientou que depois de receber o pedido formal da parte do interessado, esse serviço, com o aval do Presidente da CMB, manda os técnicos constatar se o local é adequado ou não para a colocação de um quiosque ou contentor.
“Esses procedimentos não são respeitados nos últimos tempos, em Bissau, porque, em muitas ocasiões, as pessoas aproveitam, no fim do dia, para colocarem os seus materiais de vendas de produtos nas vias públicas, sem uma prévia autorização da CMB”, referiu.
O comandante da Polícia Municipal promete, no entanto, combater a referida prática através de fixação de edital para num prazo de 72 horas mandar os seus agentes para remover os quiosques, cacifos ou contentores.
Fidel Gomes avisa que após a apreensão, os proprietários de equipamentos apreendidos devem recorrer ao banco para pagar as suas coimas, conforme a lei, como condição para recuperar os seus bens.
Conosaba/ANG/ÂC//SG
Cooperação/CEMGFA de Portugal visita Guiné-Bissau entre 2 e 5 de Julho
Bissau,30 Jun 22(ANG) – O Chefe de Estado-maior General das Forças Armadas(CEMGFA) de Portugal, Almirante António Silva Ribeiro desloca-se à Guiné-Bissau entre os dias 2 e 5 de Julho para uma visita no âmbito de diferentes atividades da Missão de Treino Portuguesa.
Segundo o programa de visita enviado esta quinta-feira à ANG, no primeiro dia da sua chegada a Bissau, Silva Ribeiro visita o seu homólogo guineense Biaguê Na Ntan e vai proceder a entrega de livros didáticos ao Estado-maior General das Forças Armadas guineense.
No segundo dia está prevista ao Cemitério Municipal de Bissau, concretamente ao monumento dos ex. Combatentes, colocação de benção de imagens e flores de Nossa Senhora de Fátima e das Dores na Capela da Liga dos Combatentes.
O Almirante António Silva Ribeiro ainda efetuará no âmbito dessa estada em Bissau, uma visita a Escola”23 de Janeiro”, onde entregará livros escolares, antes de se deslocar ao Liceu “João XXIII”.
O CEMGFA portuguesa participará no encerramento do seminário “Comemorações dos 30 anos da Cooperação Militar com a Guiné-Bissau, e procederá e entrega de uma ambulância às Forças Armadas guineense.
O CEMGFA de Portugal irá assistir a demonstração dos formandos habilitados com cursos de socorristas ministrados pela Unidade de Ensino, Formação e Investigação da Saúde Militar das Forças Armadas Portuguesas.
A visita ao Centro de Saúde da Marinha da Guiné-Bissau, e do Centro de Saúde da Força Aérea são outras atividades inscritas no programa de visita de Silva Ribeiro.
Conosaba/ANG/ÂC//SG
Ainda no âmbito da visita às instituições, que enquanto Coordenador Nacional do MADEM-G15, tem vindo a realizar, sempre acompanhado por uma delegação constituída pela direção do partido, deslocou-se hoje, dia 30 de junho à Embaixada da República do Senegal na capital, onde foi recebido pelo senhor Embaixador, NGOR NDIAYE. Aproveitou para endereçar saudações à sua Excelência, Presidente da República do Senegal, Senhor Macky Sall que acumula o cargo de Presidente da União Africana.
O MADEM-G15 disponibiliza-se para abraçar as conquistas já existentes e, está de braços abertos para desafios futuros.
Respondendo ao convite do Presidente da Câmara de Oeiras, o Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, General Úmaro Sissoco Embaló deslocou-se para essa edilidade onde almoçou com o autarca Isaltino de Morais. Antes do almoço o Chefe de Estado guineense foi informado sobre o Ctual estado de cooperação entre Oeiras e a Guiné-Bissau em diferentes sectores de cooperação que se estendem em variados dominios.
Legislativas antecipadas: ONU DEFENDE A NECESSIDADE URGENTE DE SEREM ULTRAPASSADAS AS DIFICULDADES
O diretor-adjunto da Divisão da Assistência Eleitoral da Organização das Nações Unidas, Simon-Pierre Nanitelamio, defendeu que é urgente ultrapassar todas as dificuldades relativas às eleições legislativas antecipadas agendadas para 18 de dezembro deste ano.
A Missão de Avaliação das Necessidades Eleitorais, que deverá permanecer no país até dia 08 de julho, encontrou-se esta quarta-feira, 29 de junho de 2022, com o Ministro da Administração Territorial e do Poder Local, Fernando Gomes.
Em declaração aos jornalistas, disse que o objetivo do encontro é para se inteirar junto do ministério sobre o processo eleitoral, sendo supervisor das ações eleitorais, contudo, frisou que “ ainda é cedo para fazer uma avaliação sobre o mesmo”.
Por seu lado, o Ministro da Administração Territorial e Poder Local, Fernando Gomes, assegurou que haverá o recenseamento biométrico para as eleições, mas alertou que a necessidade prioritária é a condição financeira para assegurar os aspetos técnicos.
Fernando Gomes afirmou que o governo está a trabalhar para que as eleições sejam realizadas na data prevista.
“Nunca fomos capazes de realizar eleições apenas com os nossos meios e mais uma vez estamos nessas condições. É verdade que este executivo já fez grandes esforços, porque todos os processos eleitorais anteriores dependiam, a cem por cento, dos esforços dos parceiros”, disse.
O Ministro da Administração Territorial e Poder Local informou que o governo já desbloqueou um montante para aquisição das impressoras para o processo eleitoral, porém, admitiu que não será suficiente para cobrir as despesas necessárias, por isso solicitou apoio dos parceiros.
Fernando Gomes disse que a ONU manifestou a disponibilidade em apoiar o processo eleitoral, depois de realizar alguns levantamentos sobre a real situação no terreno.
Por: Epifânia Mendonça
Conosaba/odemocratagb
Fernando Dias: “TRÊS DIRIGENTES DO PRS NUNCA PEDIRAM AO CHEFE DE ESTADO PARA FAZEREM PARTE DO GOVERNO”
O presidente em exercício do Partido Renovação Social (PRS), Fernando Dias, afirmou esta terça-feira, 28 de junho de 2022, que os três dirigentes do PRS, ele Fernando Dias, Mário Siano Fambé e Tcherno Djaló, exonerados pelo Presidente da República, nunca pediram a Umaro Sissoco Embaló para nomeá-los de novo após terem recusado tomar posse no governo de iniciativa presidencial. Dias assegurou que mantem-se a posição inicial, de considerar que a solicitação do chefe de Estado não respeitou os procedimentos internos, tendo garantido que o PRS manterá a sua dignidade, enquanto organização política.
Fernando Dias que falava à imprensa, depois do encontro com o Embaixador de Portugal, em Bissau, disse que a informação posta a circular em como teriam solicitado a Umaro Sissoco Embaló a renomeá-los não corresponde à verdade.
“Os três elementos que recusarem participar no executivo não estão apegados à governação, a missão acabou e vamos continuar a dar a nossa contribuição fora do governo para o bem do país em colaboração com os outros membros do partido que estão dentro”, sublinhou.
Sobre o encontro com o Embaixador de Portugal, Dias disse trocou-se ideias e impressões com odiplomata português sobre o presente cenário político na Guiné-Bissau, lembrando que o seu partido faz parte da família que está a governar. Acredita que Portugal pode contribuir no fortalecimento da democracia e na estabilização da Guiné-Bissau.
“Portugal é um país irmão que sempre partilha costumes com a Guiné-Bissau, razão pelo qual todos os partidos precisam criar parcerias com este país”.
Questionado se o o PRS está preparado para as eleições legislativas de 18 de dezembro, Fernando Dias respondeu que o PRS foi sempre um partido organizado e disposto a concorrer a qualquer momento às eleições na Guiné-Bissau, avisando que o partido vai estar atento e acompanhar com muita atenção a realização do escrutínio na data marcada.
“Se as eleições foram marcadas para este ano, é porque existem condições para a sua realização. Por isso, o PRS espera que o recenseamento eleitoral seja realizado o mais breve possível, permitindo que os cidadãos com a idade de votar participem na escolha de um novo governo que será liderado pelo PRS, no qual contará com a comparticipação de todos os filhos da Guiné-Bissau”.
Por: Aguinaldo Ampa
Foto: A.A
Conosaba/odemocratagb
quarta-feira, 29 de junho de 2022
MADEM G15 PEDE EMPENHO DOS GUINEENSES PARA O DESENVOLVIMENTO DO PAÍS
O líder do Movimento para Alternância Democrática (MADEM G-15) afirma que o país poderá ser desenvolvido só com a existência da paz e estabilidade interna.
Braima Camará que falava, esta manhã, à margem de um encontro com o embaixador de França na Guiné-Bissau, lembra ainda que estes esforços devem ser encontrados internamente porque a comunidade internacional não é ator de todo o processo.
Braima Camara, disse que no encontro o embaixador de França pediu o MADEM G15 para ajudar a procurar soluções concretas para apoiar a Guiné-Bissau a ultrapassar vários problemas.
“A comunidade internacional é um mero observador ela não é um ator. Os atores são filhos da Guiné-Bissau. A comunidade internacional apela realmente para desencadear acções imediatas porque o país precisa de soluções concretas, e estão disponíveis para acompanhar a dinâmica. Mas a iniciativa tem que ser dos guineenses”, disse Camara lembrando que os próprios guineenses é que devem escolher quais são as prioridade e para quando o impacto deverá ser sentido.
O líder do MADEM G15, desde que voltou ao país, está a encontrar-se com as representações diplomáticas do país e inclusive esteve, na semana passada, na sede do partido da Renovação Social (PRS). Perguntado se pondera igualmente visitar a sede do PAIGC, Braima Camara responde que “o PAIGC é uma força viva do país” e questiona “queres dizer que no PAIGC não existem pessoas competentes”.
Também instado pela RSM para comentar as mexidas que estão a ser feitas em relação ao posto de administradores e governadores regionais, Braima Camara diz desconhecer do assunto e igualmente diz não ter informações das exonerações de alguns membros do movimento que fazem da administração pública.
Braima afirma que a visita a embaixada de frança é na linha da continuidade de nova dinâmica que MADEM G-15 estabelece com a comunidade internacional para demonstrar que o poder é conquistado só na urna.
Por: Miraide da Silva/radiosolmansi com Conosaba do Porto
ESTUDANTE GUINEENSE NO BRASIL DENUNCIA EXISTÊNCIA DE REDE DE VENDA DE CARTA DE CONDUÇÃO DA GUINÉ-BISSAU
Alguns cidadãos guineenses conduzem automóveis nas vias públicas do Brasil sem, no entanto, passarem pela escola de condução. A prática, segundo a associação dos estudantes, é facilitada por uma rede de falsificação de cartas de condução, em Bissau.
O presidente eleito da Associação dos Estudantes da Guiné-Bissau no Estado do Ceará procurou a Rádio Sol Mansi (RSM), nesta quarta-feira, para denunciar a produção “ilegal” das cartas de condução na Guiné-Bissau que permitem os cidadãos guineenses conduzirem automóveis nas vias públicas de cidade de Fortaleza, no Brasil.
Aos microfones da RSM, Tedse Silva Soares da Gama, explica um dos responsáveis na Guiné-Bissau, embora não saiba se é do ministério dos transportes ou viação, que está a vender as cartas de condução guineense.
Tedse explica ainda que a carta é produzida a partir da Guiné-Bissau e as pessoas pegam a mesma carta solicitando uma Carteira Nacional de Condução e fazem os serviços de uber (taxista).
“Pior de tudo é que um responsável na Guiné-Bissau disse a um cidadão guineenses aqui no Brasil que estaria disponível a facultar este documento para quem quiser. A gravidade desta situação demostra que possivelmente estão várias pessoas envolvidas neste esquema”, denuncia Soares da Gama.
O presidente da associação dos Estudantes guineenses no Estado do Ceará disse que o estado brasileiro poderá impedir a utilização da carta de condução da Guiné-Bissau “por causa da irresponsabilidade de alguns governantes guineenses”.
“Uma pessoa que nunca foi instruída numa escola de condução terá em mente que tem passe livre para matar, porque nem todo o mundo é dado possibilidade de conduzir”, alerta.
Visivelmente revoltado com a situação, Soares da Gama pede as autoridades para assumirem as suas responsabilidades, porque “estas situações é que nunca dão o respeito suficiente ao país”.
“Não devemos estar a vender os nossos documentos e isso é a mesma coisa que vender o nosso próprio país”, lamenta o estudante guineense no Brasil.
Soares da Gama pede ainda os jovens para terem a coragem de denunciar sem medo das consequências que poderão advir”
Uma rede de venda e compra de cartas de condução na Guiné-Bissau permite a atuação de alguns cidadãos guineenses no Brasil como condutores de automóveis. O assunto mereceu a preocupação e denúncia do eleito presidente dos Estudantes da Guiné-Bissau no Estado do Ceará, Tedse Silva Soares da Gama.
Por: Luizinho Jorge Ca, a partir de Redenção Brasil para a Rádio Sol Mansi
Cultura/ Miguelinho Nsimba lança primeiro trabalho em vídeo clip
Bissau, 29 Jun 22 (ANG) - N`Simba é o título genérico do mais recente álbum lançado no mercado discográfico pelo músico , compositor e saxofonista, Miguelinho N`Simba, da orquestra Mama Djombo.
Segundo uma Nota à Imprensa à que a ANG teve acesso, a obra homenageia o “Maestro N`Simba”, em reconhecimento de uma trajetoria marcada por mais de 50 anos de carreira, ao serviço da música moderna e tradicional guineense.
Trata-se de uma iniciativa de Briang King e Richie Flores, dois produtores amigos da Guiné-Bissau, que traz uma fusão de ritmos africanos e caribenhos, inspirado, sempre, na obra musical de Miguelinho.
O album N`Simba foi produzido pelo Cobiana Record, na Colombia, com arranjos de Miguelinho e Richie Flores. O reportório contém nove músicas, a maioria dos temas foram gravados na Colómbia.
O projeto contou com a participação de músicos da Colómbia, Porto Rico, República Dominicana, Cuba , Brasil , e Estados Unidos de América, que, juntos, criaram uma super-banda virtual denominada “La Colectiva MandJuazz, inspirada na música da Guiné-Bissau.
A Cidade de Cali, na Colómbia, acolheu a estreia deste projeto musical perante um público “entusiasta”.
Segundo o comunicado à Imprensa, todos esses músicos acompanhantes de Miguelinho foram vencedores de prémios musicais mais prestigiados na América Latina. Entre eles figuram, Horácio “El Negro”, Hernandez, Richie Flores e Alain Perez.
“O projeto N`Simba teve as honras de ser apresentado num concerto com o tema “Bulungudjuba” e ser filmado e lançado como vídeo oficial”, lê-se no comunicado.
Conosaba/ANG//SG
Guiné-Bissau reforça segurança e vigilância da costa marítima com três embarcações semirrígidas
O Governo da Guiné-Bissau e o instituto Camões assinaram hoje um memorando de entendimento para a implementação do Apoio à Estratégia Marítima Integrada da África Ocidental, que inclui a entrega às autoridades guineenses de três embarcações semirrígidas.
O Apoio à Estratégia Marítima Integrada da África Ocidental (SWAIMS, sigla em inglês) é um programa da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), financiado pela União Europeia, que tem como principal objetivo melhorar as condições de segurança marítima no Golfo da Guiné.
O "programa irá fortalecer a capacidade operacional das entidades responsáveis pela aplicação da lei e consequentemente reforçar a governação institucional e capacitação dos Estados-membros da CEDEAO", afirmou o diretor-geral da cooperação internacional do Ministério dos Negócios Estrangeiros guineense, embaixador Marcelo Pedro de Almeida.
O embaixador guineense salientou que a vulnerabilidade das zonas costeiras da CEDEAO no que se refere à "fiscalização efetiva e controlos dos mares" é conhecida, o que a torna propensa a "esconderijos e treinos de malfeitores, traduzindo-se muitas vezes na prática de atos criminosos de migração ilegal, tráfico humano e de estupefacientes com repercussões na Europa".
"Este apoio permitirá de igual forma a defesa dos nossos recursos haliêuticos e das nossas economias marítimas contra a pesca ilegal e por conseguinte um aumento relativo às nossas licenças de pescas e maior capacidade de vigilância e controlo das nossas costas em todos os sentidos", afirmou.
O acordo foi assinado virtualmente entre o diretor-geral da cooperação internacional do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau e o presidente do Camões -- Instituto da Cooperação e da Língua, o embaixador João Ribeiro de Almeida.
"É um memorando de grande relevância para permitir apoiar o reforço da segurança marítima no Golfo da Guiné" e "criar oportunidades económicas e melhorar o acesso das populações a rendimentos", afirmou o embaixador João Ribeiro de Almeida.
"As atividades ilegais no mar ameaçam a segurança global, mas também os ecossistemas marinhos e os recursos nacionais", disse o presidente do instituto Camões, salientando que na Guiné-Bissau a biodiversidade marinha é de crucial importância para manter a soberania do país sobre os seus recursos de desenvolvimento e aumentar os benefícios económicos e sociais para a população guineense.
A componente do SWAIMS na Guiné-Bissau está orçada em 12 milhões de euros, valor cofinanciado pelo instituto Camões e pela direção-geral de Política de Defesa Nacional e pela Marinha portuguesa, teve início em 2020 e tem a duração de 45 meses.
Um dos objetivos do apoio visa, segundo um comunicado do Instituto Camões, "essencialmente responder à necessidade de as forças navais dos países costeiros da CEDEAO reunirem as condições necessárias para o destacamento de forças de imposição da lei capazes de intervir no mar, em tempo útil e de forma a reagir eficazmente a incidentes de crimes e ilícitos marítimos".
"Neste contexto, a Marinha da Guiné-Bissau vai receber três embarcações semirrígidas e equipamento forense e contará com tripulações, guarnições e equipas em terra capacitadas e prontas para intervenções no contexto marítimo, com capacidade para conduzirem inspeções e recolha de prova com eficácia e em segurança", acrescenta-se no comunicado.
Conosaba/Lusa
Embaixada de França No âmbito da visita às instituições, o Coordenador Nacional do MADEM-G15, Braima Camará - Bá Di Povo acompanhado pela delegação do partido, deslocou-se hoje, dia 29 de junho à Embaixada de França na Guiné-Bissau, tendo sido recebido pelo senhor Terrence Wills embaixador de França
Endereçando desde já as felicitações a sua excelência, Senhor Emmanuel Macron pelos 58,6 % que o reconduziram a mais um mandato. Outrossim é o agradecido esforço e engajamento, por parte do Presidente Macron em busca de paz no atual conflito existente entre a Rússia e a Ucrânia. Esta visita tem como objetivo cumprimentar e, reforçar os vínculos diplomáticos já existentes, suplantados pelos Presidentes da República Sua Excelência Umaro Sissoco Embalo da Guiné-Bissau e, sua Excelência Emmanuel Macron. Por conseguinte, o MADEM-G15, como segunda maior força politica congratula os laços existentes e, vem desta forma exteriorizar em nome do partido o interesse e disponibilidade para aprofundar as mesmas relações, alargando para mais áreas de ação.
Tendo também o privilégio, de informar em primeira mão de que a embaixada de França irá organizar de 11 a 14 de julho, do ano corrente, um concurso para 15 bolsas de estudo, na área de Ciências da agronomia para todos que tenham o secundário finalizado e domínio da língua portuguesa. Os candidatos não deverão ter mais de 26 anos, encorajando fortemente a adesão das mulheres .
Obrigado!