sábado, 30 de abril de 2022
O Presidente da República General de Exército Umaro Sissoco Embaló, regressou hoje ao país, após ter efetuado uma visita de Estado, à Africa de Sul, a convite do seu homólogo sul-africano Cyril Ramaphosa. No encontro entre os dois Chefes de Estado, foi enaltecido o estado das relações bilaterais entre os dois países, relações profundamente enraizadas na luta vitoriosa contra o regime do apartheid e contra a dominação colonial.
Obras em curso: Cabana Mindara e Rua-5 Bissau-Velho. Venha começar o seu dia com a gente e ficar bem informado.
Vídeo FALA MADEM G-15
#PARABENS PR, GOVERNO, MADEM G-15
MADEM G-15 I SPERANÇA DI POVO
«FESTIVAL INTERNACIONAL DE MINDARA/2022» O CARISMÁTICO EMPRESÁRIO, GUINEENSE DE FUTEBOL, EUSEBIO MANGO FERNANDES, VISITOU ESTA SEMANA AS OBRAS DE ESTRADA EM CURSO, NO BAIRRO DE MINDARA, EM BISSAU
Eusebio Mango Fernandes
MINDARA
NO CORAÇÃO
Em contagem decrescente para o festival do ano
As obras têm avançado em alta velocidade.
Estive de Visita a esse Bairro histórico e emblemático de Bissau, que já está no meu coração
Juntos somos mais fortes
Agradeço a Deus por essa Benção
Desporto/Governo promete trabalhar para que o país possa receber em casa alguns jogos da fase de eliminatória do próximo CAN-2023
Bissau, 29 Abr 22 (ANG) – O Diretor-geral dos Desportos disse hoje, em entrevista a ANG, que o Governo está a diligenciar para que as obras de reabilitação de relvado do Estádio Nacional 24 de Setembro estejam prontos, para que alguns jogos da eliminatória do próximo CAN-2023 possam ser realizados em casa.
Alberto da Silva Dias disse que o Governo, através do Ministério da Juventude e Desporto, reconhece que a sociedade guineense, e sobretudo os amantes de desporto, estão preocupados com notícias que avançam que o país não vai poder, de novo, receber os jogos de eliminatória do próximo CAN-2023 em casa, devido a mau estado de relvado do estádio 24 de Setembro.
“As obras de Estádio Nacional 24 de Setembro praticamente já terminaram. O unico problema que o levou a ser proibido de não receber os jogos das provas internacionais , tem a ver com o seu estado de relvado, razão pela qual, mesmo demorando um pouco, o Governo pretende ultrapassar essa situação, para que o mesmo possa servir o país, por muitos anos”, disse o DG de Desporto.
Alberto da Silva Dias declarou que o Governo está muito engajado para que a reabilitação de relvado de Estádio Nacional 24 de Setembro possa terminar à tempo, acrescentando que a única dificuldade registado até ao momento, tem a ver com a embarcação dos materiais adquiridos no estrangeiro para o país.
Quanto a participação da imprensa desportiva na cobertura das provas internacionais em que Selelção Nacional de Futebol tem participado, aquele responsável defendeu que o governo é consciente de que a população guineense precisa ser informado sobre os assuntos da sua Selecção.
“A grande verdade é que quando se fala do poder financeiro, muitas vezes este fenómeno faz com que os planos traçados pelo Governo, por vezes, não se concretizam na sua plenitude. Contudo, a actual Direcção do Ministério está a trabalhar para que, nas próximas provas internacionais em que o país participa, um certo núcleo da imprensa nacional possa tomar parte, sem quaisquer constrangimentos”, disse o DG dos Desportos, Alberto Dias, em declarações a ANG.
As declarações do DG dos Desportos surgem numa altura em que, segundo fontes da Federação Nacional de Futebol da Guiné-Bissau, tudo está tratado para que Marrocos acolhesse os jogos que os Djurtos deverão realizar em casa, no quadro da eliminatória para o CAN/23, a ter lugar na Costa do Marfim.
Recentemente foi divulgado, nas redes sociais, que provavelmente, os Djurtus vão disputar os seus”jogos de casa” no Senegal.
Conosaba/ANG/LLA//SG
Turismo/Missão portuguesa em Bissau para promoção das potencialidades turísticas do Arquipélago de Bijagõs
Bissau, 29 Abr 22(ANG) – Uma missão portuguesa constituída de diferentes instituições, atrizes de telenovelas e revistas promotoras de turismo encontram-se no país para ajudar na divulgação das potencialidades turísticas do arquipélago de Bijagós.
Após um encontro mantido esta sexta-feira com a missão portuguesa, o ministro do Truísmo e Artesanato, Fernando Vaz disse que a Guiné-Bissau vai ganhar muito com a vinda dessa missão.
“Como uma das atrizes afirmou, a Guiné-Bissau, depois de 500 anos da colonização portuguesa, é quase desconhecida, ou seja, a maioria das pessoas não sabem que existe um arquipélago de Bijagós com praias fabulosas”, sublinhou o governante.
Fernando Vaz frisou que o país só tem a ganhar com a divulgação das suas potencialidades turísticas, feitas por atrizes de renome em Portugal e não só.
“Será uma promoção ímpar que vamos ter dos nossos destinos turísticos dos Bijagós e por isso espero que rapidamente sejamos um país de destino turístico, à semelhança daquilo que é Cabo Verde hoje”, salientou.
Fernando Vaz sublinhou que a Guiné-Bissau tem enorme potencialidade turística, e afirma que em quase tudo é ainda virgem para se aproveitar, acrescentando que é isso que vai ser divulgado e mostrado aos portugueses.
Caetano Pestana, representante da companhia aérea EuroAtlantic e um dos integrantes da missão, afirmou que viajam para a Guiné-Bissau, há vários anos, quando a TAP deixou de voar para Bissau.
Disse que, na altura se aperceberam das dificuldades que os doentes da Guiné-Bissau enfrentavam para chegar à Lisboa.
“Nós entendemos que, primeiro, era necessário ligar Bissau ao Mundo, depois conhecer os Bijagós Foi criado um Fam-Trip de operadores turístico há alguns anos atrás, graças ao dinamismo do actual ministro do Turismo Fernando Vaz”, disse.
Caetano Pestana sublinhou que nenhum operador turístico português queria vir para a Guiné-Bissau, porque as notícias do país que chegavam à Lisboa eram de insegurança e de outras coisas desagradáveis e nunca do lado bonito do país.
Disse que vão continuar a trabalhar para inverter a situação e mostrar o lado positivo da Guiné-Bissau.
Conosaba/ANG/ÂC//SG
sexta-feira, 29 de abril de 2022
COMUNICADO DE PESAR
O Governo da República da Guiné-Bissau ao tomar conhecimento do desaparecimento físico do Senhor Dinis Cabelol Nafantchamna, um destacado Combatente da Liberdade da Pátria, endereça à familia, amigos e colegas as mais sentidas condolências, num momento de profunda dor.
Atendendo a contribuição incomensurável, espírito de amor a Pátria que sempre o falecido demonstrou ao longo da sua vida, o Governo decreta que o funeral do malogrado terá honras fúnebres.
Paz à sua alma, e obrigado por tudo!
Anthony Ohemeng-boamah é novo coordenador do Sistema da ONU, em Bissau
O Sistema das Nações Unidas tem novo coordenador em Bissau. Chama-se Anthony Ohemeng-Boanah e é natural de Gana, tem mais de 25 anos de experiência profissional na área de desenvolvimento internacional e possui conhecimentos e perícia abrangentes numa vasta gama de questões de desenvolvimento.
Antes de ser designado coordenador residente para a Guiné-Bissau, Anthony desempenhou as mesmas funções na República Islâmica da Mauritânia (2019-2022), República do Congo (2014-2019) e na República da Guiné (2010-2014).
Anthony também desempenhou vários cargos no Programa de Desenvolvimento da ONU, onde começou como economista júnior em 1992, tendo progredido para representante residente adjunto em Angola, assistente especial do diretor R~regional para África na sede do PNUD, representante residente adjunto na Costa do Marfim e diretor nacional no Ruanda.
Em todos estes cargos, teve a responsabilidade geral pela coordenação e operacionalização das atividades programáticas do PNUD no âmbito da iniciativa "Delivering as One" da ONU e forneceu uma forte liderança na conceção e implementação dos programas e atividades operacionais do Escritório do País (CO).
Anthony contribuiu para países em várias fases de desenvolvimento, incluindo aqueles que emergem de crises, transições políticas de governo militar para civil, PMD, bem como países de rendimento médio.
Ohemeng-boamah tem um mestrado em Economia e Finanças Internacionais, e um bacharelato em Economia pela Universidade Brandeis em Waltham, Massachusetts, EUA. É Consultor Financeiro Registado e pertence à Associação Internacional de Consultores Financeiros Registados.
A Redação
Conosaba/jornalnopintcha
Missão Militar da CEDEAO/Espaço de Concertação dos Partidos Democráticos acusa Umaro Sissoco Embalo de violar a Constituição da República
Bissau, 29 Abr 22 (ANG) – Os partidos políticos agrupados no Espaço de Concertação Democratica, acusaram quarta-feira o Presidente da República Umaro Sissoco Embaló de violação da Constituição do país com a vinda de uma força militar da CEDEAO.
Acusação foi feita, pelo líder da União para Mudança(UM), Agnelo Regala a margem da cerimónia de entrega do prémio literário “Guerra Junqueira” a dois escritores Guineenses, nomeadamente Abdulai Sila e Tony Tcheka, em reação sobre a vinda ao país dos militares da CEDEAO, cujo o primeiro grupo já se encontra na Guiné-Bissau, para garantir a manutenção da segurança e paz no país.
“Em primeiro lugar, nos não comprendemos, o porquê que CEDEAO respondeu a favor de um pedido de quem escoraçou essas forças no país para poder assumir o poder”, disse.
Em segundo lugar, conforme Agnelo Regala “o Presidente, mais uma vez, violou a Constituição da Republica, que é o pilar da Democracia e de um Estado de Direito Democratico”.
Regala sustentou que o Chefe de Estado guineense deveria perguntar ou informar a Assembleia Nacional Popular para seu pronunciamento sobre o assunto, mas diz que isso não aconteceu.
“Portanto, estamos já habituados aos atropelos a Lei e a Constituição por parte do Presidente guineense e que isto é um facto que vai manchar as relações ao nível das diferentes instituições do país”, disse.
O líder da União para Mudança disse que, enquanto deputados, vão pronunciar-se sobre o assunto, porque o que está a acontecer é “a revelia da Constituição e das leis”.
“Ou seja “é uma ocupação ou invasão ao nosso território nacional”, pelo que como guineenses e patriotas vamos defender a soberania e a independência da Guiné-Bissau”, afirmou.
Na sequência da tentativa de golpe de Estado, do dia 01 de Fevereiro, a CEDEAO decidiu enviar ao país uma uma força militar para a manutenção da paz.
Conosaba/ANG/LPG/ÂC//SG
Português detido em Bissau por suspeita de burla relacionada com vistos
Um cidadão português foi detido em Bissau, Guiné-Bissau, suspeito de burlar guineenses com promessas de atribuição de vistos em troca de dinheiro, disse hoje fonte judicial.
"O Ministério Público requereu e foi decretada a prisão preventiva de um cidadão português suspeito de receber avultadas somas de dinheiro sob promessas de visto para Portugal", afirmou a mesma fonte.
Segundo a fonte judicial, o suspeito foi detido na posse de 100 passaportes.
A fonte precisou que o homem é suspeito de cobrar entre um milhão de francos cfa (cerca de 1.500 euros) e 2,5 milhões (cerca de 3.800 euros) por "promessas de visto que nunca terá concretizado".
A fonte disse que o homem alegou ser médico, mas, até ao momento, o Ministério Público não "encontrou nada que certifique ser profissional de saúde".
O homem está detido na segunda esquadra em Bissau, afirmou a fonte.
Conosaba/Lusa
No âmbito da implementação do projeto da UE para a melhoria da competitividade da cadeia de valor da manga na Guiné-Bissau: produção, transformação local e apoio à exportação – WACOMP-GB, implementado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), realizou-se no dia 28 de Abril, um Workshop para o lançamento do IDEA APP, uma plataforma de incubação digital concebida para estabelecer ligações entre jovens empresários e mentores de todo o mundo, promovendo diretamente a transferência de conhecimentos e o desenvolvimento de competências, desenvolvido em parceria com a Bridge for Billions. A Embaixadora da União Europeia congratulou-se com a escolha criteriosa de 60 empreendedores e empreendedoras para beneficiarem deste programa de incubação digital que visa desenvolver ideias de negócio que geradoras de autoempregos duradouros. Igualmente realçou que a UE continuará a apoiar jovens dinâmicos, detentores de projetos inovadores na cadeia produtiva do agronegócio e das pescas.
«SÓ PA CORTA SI "SAMBA-N'DALLAS"» HOMEM RESPONSÁVEL PELO ASSASSINATO DA FILHA SOB CUSTÓDIA DA POLÍCIA JUDICIÁRIA GUINEENSE
Depois de duas semanas de fuga, a Polícia Judiciária guineense deteve esta quinta-feira, o homem que assassinou a facada a sua própria filha de dezasseis anos no passado dia onze (11-04) deste mês em Bor, arredores de Bissau.
Segundo as informações junto da instância judiciária do país, a polícia judiciária entidade competente para investigar os crimes de homicídios, deteve em São Vicente, região de Cacheu norte do país, o homem suspeito de assassinar a facada a sua própria filha de dezasseis anos.
De acordo com as informações, o suspeito estava a tentar fugir para a República vizinha do senegal e foi interpelado pelos agentes da guarda nacional.
A fuga do suspeito que teria fugido das autoridades judiciais, após as discussões entre o delegado do ministério público e a guarda prisional, motivou a reação das organizações que lutam contra a violência baseada em género e o parlamento infantil.
Na semana passada o parlamento nacional infantil e o movimento “Mindjer Ika Tambur” promoveram uma vigília conjunta frente das instalações da diretoria nacional da polícia judiciária e do ministério público, exigindo a melhor explicação da fuga do suspeito.
Em reação, ao ocorrido o diretor nacional da polícia judiciária guineense, Domingos Monteiro Correia, nega o envolvimento da sua instituição na detenção do suspeito em causa, e remeteu as responsabilidades a serviços prisionais e o ministério público.
O diretor nacional da polícia judiciária disse que em nenhuma circunstância a sua instituição chegou a prender o suspeito.
As organizações da defesa das mulheres e crianças responsabilizaram as autoridades nacionais pela fuga do homem de 36 anos de idade.
Nos últimos tempos segundos as organizações, não estão a ser julgados os casos da violência baseadas em género, e continua a aumentando as violências contra as crianças e mulheres.
Por: Ussumane Mané/radiosolmansi com Conosaba do Porto
PR da Guiné-Bissau confirma na África do Sul presença de militares da CEDEAO no seu país
O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, confirmou hoje na África do Sul, onde se encontra em visita de Estado, a presença em Bissau de militares da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).
Referindo-se aos golpes de Estado e tentativas de golpe que têm ocorrido na sub-região, nomeadamente no Mali, Guiné-Conacri, Burkina Faso, Umaro Sissoco Embaló afirmou que a CEDEAO "arranjou soluções".
"Hoje na Guiné-Bissau tenho algumas tropas de países da CEDEAO. Nigéria, Senegal, Gana, Costa do Marfim e nós vamos fazer o mesmo para outros países", afirmou, em conferência de imprensa em Pretória, com o seu homólogo sul-africano, Cyril Ramaphosa, segundo um áudio divulgado pela Presidência guineense à imprensa em Bissau.
A CEDEAO anunciou o envio de uma missão militar de interposição para a Guiné-Bissau em fevereiro na sequência de um ataque contra o Palácio do Governo, quando decorria uma reunião do Conselho de Ministros, em que participavam o chefe de Estado, Umaro Sissoco Embaló, e o primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabiam.
O porta-voz do Governo guineense e ministro do Turismo, Fernando Vaz, confirmou na quarta-feira que as forças já tinham começado a chegar ao país, mas remeteu mais pormenores para a cimeira dos chefes das Forças Armadas, que vai decorrer em maio no Gana.
Fontes militares confirmaram à Lusa na segunda-feira que a força de estabilização será composta "num primeiro momento" por 631 militares.
Nas declarações aos jornalistas na África do Sul, o chefe de Estado guineense também abordou a questão do tráfico de droga, salientando que a "má reputação" do país é por causa de "problemas do passado".
Umaro Sissoco Embaló afirmou que hoje essa "pandemia", referindo-se ao tráfico de drogas e aos traficantes, já não existem na Guiné-Bissau, porque foram combatidos para "voltarem de onde vieram".
O Presidente da Guiné-Bissau iniciou hoje uma visita de Estado à África do Sul, de quatro dias, com o objetivo de reforçar as relações bilaterais, políticas e socioeconómicas.
Umaro Sissoco Embaló lidera uma delegação que inclui a ministra dos Negócios Estrangeiros, Suzi Barbosa, o ministro dos Recursos Naturais e Energia, Orlando Viegas, o ministro da Defesa, Sandji Fati, o ministro do Comércio, Tcherno Djaló, e o ministro da Saúde, Dionísio Cumba.
Conosaba/Lusa
Welket Bungué leva espetáculo a Bissau e novo filme sobre Amílcar Cabral e Titina Sila
O ator e cineasta Welket Bungué vai fazer a estreia guineense de 'Tchon di Balanta', em maio, e apresentará o filme 'Memória', dedicado a Amílcar Cabral e Titina Silá, antiga combatente pela independência da Guiné-Bissau, anunciou hoje a produtora.
'Tchon di Balanta' foi criado em 2017 no Rio de Janeiro e, depois de ser apresentado em Lisboa, Praia e Berlim, vai estrear-se num formato especial para os guineenses, a 06 de maio, no espaço Gorila.
A obra, que remete para a origem Balanta do ator e realizador, é apresentada como uma "afro-performance", que combina "dança, movimento e musicalidade", para "desbravar o que resta da herança cultural" africana a um "homem pós-moderno europeu-ocidentalizado", segundo a apresentação do espetáculo feita no festival Mindelact, em Cabo Verde, em 2019.
Também no próximo dia 06 de maio, segundo o comunicado da produtora Kussa Productions, os guineenses vão ter oportunidade de assistir a 'Mudança', que Welket Bungué estreou no Festival Internacional de Cinema de Berlim, em 2021, e à apresentação de 'Memória', um novo filme do realizador, em homenagem a Amílcar Cabral e Titina Silá.
'Mudança', que também levou ao festival Porto Post Doc, no ano passado, foi então apresentado como uma "conversa-análise" com a investigadora e ex-deputada independente Joacine Katar Moreira, "em torno da essência dos seus trabalhos", na perspetiva de "sinais de uma revolução iminente".
Welket Bungué é um ator e realizador luso-guineense e os seus filmes têm circulado internacionalmente por diversos festivais de cinema, tendo sido distinguido com vários prémios.
Nascido na Guiné-Bissau, em 1988, Welket Bungué cresceu em Portugal, onde se licenciou em Teatro, estudou também no Brasil e fixou-se posteriormente em Berlim. Faz parte das companhias de teatro Rastilho e Homlet, que cofundou, e é membro da Academia Portuguesa de Cinema, desde 2015, e da Academia Alemã, desde 2020.
Tem mais de uma dezena de curtas-metragens enquanto realizador, e trabalha em representação há mais de uma década.
Participou em filmes como 'Joaquim', do brasileiro Marcelo Gomes, 'Cartas da guerra', de Ivo Ferreira, e 'Berlin Alexanderplatz', do realizador alemão Burhan Qurbani, que lhe valeu prémios de representação, em 2020, no Festival Internacional de Cinema de Estocolmo, na Suécia, e no Batumi International ArtHouse Film Festival, na Georgia.
Em maio, o seu nome vai estar em Cannes, como ator do filme 'Crimes of the future', do canadiano David Cronenberg, selecionado para a competição oficial do festival, e como coprotagonista de 'Mistida', do português Falcão Nhaga, selecionado para o programa La Cinef, dedicado a obras feitas em contexto escolar.
'Crimes of the future', rodado na Grécia, foi apresentado como um 'thriller' de ficção científica que, além de Welket Bungué, conta com outros atores como Viggo Mortensen, Léa Seydoux e Kristen Stewart.
Conosaba/Lusa