domingo, 5 de dezembro de 2021

Nove comunidades de Fulacunda declaram fim da MGF

Foto/arquivo
Nove tabancas do setor de Fulacunda, região de Quínara, declararam hoje publicamente, o fim das práticas tradicionais nefastas à saúde da mulher e criança, assim como os casamentos precoce e forçado.

O resultado é trabalho de dois anos e meio levado a cabo pelo Comité Nacional para o Abandono das Práticas Nafastas, em colaboração com a ONG Rede de Ação, que distribuiu animadores em diferentes pontos da região para o efeito. A campanha foi financiada pelo Fundo das Nações Unidas para Infância.

O evento de Fulacunda totalizou 39 as tabancas que deram fim à mutilação genital feminina e outras ações prejudiciais à saúde das mulheres, desde 2012, quando se iniciaram os trabalhos.

Nesta ocasião, 15 raparigas foram presenteadas com materiais didáticos, como forma de incentivá-las a prosseguir e redobrar esforços nos estudos.

Responsáveis de poderes tradicional e religiosa, chefes de tabancas, representantes de mulheres e jovens, bem como as autoridades regionais todos testemunharam a decisão tornada pública

Já amanhã, dia 6 de dezembro, 10 comunidades do setor de Empada também vão apresentar as suas declarações públicas.

Leia mais na edição impressa desta quinta-feira

Ibraima Sori Baldé
Conosaba/jornalnopintcha

Sem comentários:

Enviar um comentário