terça-feira, 7 de setembro de 2021

VI Congresso do PRS/Directoria de campanha de Alberto Nambeia nega acusações de “comportamento antidemocráticos”

Bissau,07 Set 21(ANG) – O porta-voz da diretoria de campanha do presidente cessante do Partido da Renovação Social(PRS)nega as acusações proferidas contra Alberto Nambeia, segundo as quais este estaria a cometer práticas antidemocráticas e perseguição política aos seus adversários.

Em conferência de imprensa realizada hoje, Ancelmo Mendes disse que recentemente um dos candidatos a liderança do PRS, no VI Congresso do partido, Certório Biote, acusou Alberto Nambeia de actos de perseguições e exonerações das funções de dirigentes que não apoiam a sua candidatura para a sua reeleição ao cargo do presidente dos renovadores.

“A dimensão e capital política de Alberto Nambeia não lhe permite ter essa postura. Devemos recordar que ele é apelidado de homem de paz e não sei se foi ele quem se autoapelidou com esse nome ou foi as pessoas que o denominam assim”, disse.

Sustentou que esse nome foi dado ao Alberto Nambeia devido a sua actuação política, salientando que no Congresso do PRS não pode desfilar somente um candidato, por isso não existem listas de consenso.

“O PRS sempre é um partido aberto, onde reina a solidariedade com todos os candidatos, não obstante estarem opostos na corrida à liderança, devem respeitar as diferenças de cada um, de forma a enriquecer os debates, em torno dos grandes desígnios do partido”, referiu Ancelmo Mendes.

Segundo Mendes, um dos objectivos que nortearam a criação do PRS é a promoção da liberdade, e diz que, se hoje em dia existe a liberdade de expressão na Guiné-Bissau foi graças a esse partido.

“Se Alberto Nambeia tivesse os comportamentos antidemocráticos eu duvido se conseguiria fazer o PRS atingir os patamares em que se encontra hoje. Foi graças a sua liderança sábia”, frisou.

Mendes sublinhou que, por isso, não existem perseguições no seio do partido, salientando que nunca vão permitir que aconteça.

Aquele político disse que, se o Certório Biote entende que a perseguição política tem a ver com a sua exoneração das funções de um dos vice-presidentes do PRS, eles têm uma outra visão sobre esse assunto.

“Os estatutos do PRS dá todos os poderes ao presidente do partido para designar e exonerar os seus vice-presidentes sem ouvir qualquer órgão daquela formação política para efeito de aprovação da sua decisão”, afirmou Ancelmo Mendes.

O Partido da Renovação Social realiza o seu VI Congresso entre os dias 16 à 19 de Setembro e para as funções de presidente do partido concorrem 13 candidatos entre os quais Alberto Nambeia, presidente cessante.

Conosaba/ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário