quinta-feira, 2 de setembro de 2021

GOVERNO ACUMULA CERCA DE 100 BILIÕES DE FRANCOS CFA EM DÍVIDAS COM PRETEXTO DA PANDEMIA DA COVID, denuncia deputados opositores do actual regime


O Grupo parlamentar do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo-verde (PAIGC) associados aos deputados da APU-PDGB e a União para Mudança, denunciam que o governo acumulou cerca de 100 bilhões de francos cfa em dívidas com pretexto da pandemia da Covid-19.
A denúncia foi feita durante encontro com a imprensa hoje (2) para marcar a posição do grupo parlamentar destes partidos face a gestão dos fundos alocados ao estado da Guiné-Bissau no âmbito da prevenção da pandemia da Covid-19.

Vice Líder da bancada parlamentar do PAIGC, Wasna Papai Danfa disse foi emitido 650 bilhões de direitos especiais de saque a serem convertidos em dívidas.

“ Em Agosto de 2021, o Fundo Monetário Internacional aprovou a mais importante emissão de direitos especiais de saque para aumentar a liquides nas economias a nível global. No total, foram emitidos 650 biliões de direitos especiais de saque a serem convertidos em divisas a dividir por todos os países membros do FMI em proporção das sua cotas nesta organização”, diz acrescentando que “ ao abrigo destas emissões, a GB recebeu cerca de 21 biliões de francos cfa, acumulando cerca de 100 biliões de francos cfa em dívida (200 milhões de dólares) a pretexto de prevenção e de combate a pandemia de covid-19”.

Ainda, o grupo parlamentar do PAIGC e aliados criticam os sucessivos estados de emergência e de calamidades sem autorização do parlamento. “ O estado de emergência e calamidade com forte restrições e liberdades dos cidadãos, foram sendo adoptados sem autorização prévia do parlamento ao mesmo tempo, os direitos fundamentais dos cidadãos são constantemente violados com agressões e espancamentos (…) perante esta situação, os grupos parlamentares mencionados condenam forma irresponsável e criminosa como o regime instalada está a gerir a resposta a pandemia de covid-19”.

O grupo parlamentar responsabiliza o actual regime pela terceira vaga da pandemia da Covid-19 no país.

Por: Turé da Silva/ Nautaran Marcos Có/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário