sábado, 13 de março de 2021

GOVERNO DECRETA DOIS DIAS DE LUTO NACIONAL EM HOMENAGEM A SATURNINO COSTA

 

O governo liderado por Nuno Gomes Nabian decretou luto nacional de dois dias em homenagem ao Comandante Manuel Saturnino Costa, falecido a 10 de março de 2021. O luto oficial nacional  começa às 00 horas do dia 15 e termina às 23 horas e 59 minutos do dia 16 de março deste ano, anunciou o governo em comunicado.

No mesmo documento a que O Democrata teve acesso, o executivo esclarece que durante a vigência do luto, a bandeira nacional será colocada à meia-haste e cancelar-se-ão todas as atividades de espetáculos e manifestações públicas.

O governo destaca Manuel Saturnino como um dos maiores combatentes da liberdade da pátria que “dedicou a sua juventude à causa da independência nacional”.

“Fica registado na memória coletiva do nosso povo como um patriota, porquanto, na altura devida, não hesitou e decidiu, sem condições, aderir ao processo que conduziu a edificação do  Estado da Guiné-Bissau”, lê-se  no comunicado.

O governo lembra, no entanto, que na fase da reconstrução, Coronel Manuel Saturnino Costa exerceu várias funções governamentais, entre as quais a do primeiro-ministro de 1994 a 97,  destacando-se, sobretudo,  pelo seu “pragmatismo na execução do programa de governo.

“Porque ele não se compadecia com o exercício de governação confinado às quatro paredes, por isso, ele próprio, fazia parte da execução do mesmo, tal como aconteceu várias vezes no seguimento das obras de construção das estradas”, precisou o documento, indicando que as exéquias do Comandante Manuel Saturnino Costa terão honras fúnebres do Estado.

Por: Filomeno Sambú

foto: DN

Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário