sexta-feira, 12 de março de 2021

Alfa Semedo: “ESTOU DISPONÍVEL PARA A SELEÇÃO DA GUINÉ-BISSAU”

 

A  24 horas da divulgação da lista da convocatória da seleção de futebol da Guiné-Bissau para o duplo embate de qualificação para o CAN 2022, frente a Essuatíni e Congo, o selecionador nacional, Baciro Candé pode ter um reforço de peso para os dois encontros que podem decidir a qualificação dos Djurtus a fase final da prova. Trata-se do jovem médio defensivo Alfa Semedo, futebolista guineense que joga no Reading, equipa que milita no Championship, da segunda liga inglesa de futebol por empréstimo do Benfica de Portugal.

A informação foi transmitida ao Jornal O Democrata esta quinta-feira, 11 de março de 2021, pelo próprio jogador em entrevista telefônica a partir da Inglaterra, na qual abordou vários assuntos ligados à sua carreira e presente época desportiva.

“Como sempre digo, eu sou guineense, nasci em Bissau, cresci em Bissau, sempre é um “orgulho representar a seleção nacional. Se chegar o dia de representar as cores da seleção, todos os guineenses terão oportunidade de ver a minha vontade, empenho e dedicação”, afirmou.

Embora não exclua a possibilidade de figurar na lista dos convocados que será divulgada amanhã, sexta-feira, pelo selecionador nacional, Semedo diz que tudo está entregue nas mãos de Deus e que tudo pode acontecer.

Questionado se já recebeu o e-mail da convocatória da direção técnica da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB) para os dois embates, Semedo escusou-se a responder e limitou-se a dizer que não sabe. 

Após a conclusão da quarta jornada em novembro de 2020 do Grupo I da fase de qualificação para o CAN, o Congo soma 7 pontos e ocupa o segundo lugar da tabela da classificação, a frente da Guiné-Bissau que soma 3 pontos. O Senegal tem 12 pontos, com apuramento garantido e Essuatíni tem apenas 1 ponto.

Em relação aos dois jogos que terão lugar nos dias 25 e 30 do mês em curso, Semedo diz que serão desafios muito importantes que poderão permitir que a seleção nacional se qualifique pela terceira vez consecutiva para a maior prova de futebol em África a realizar-se nos Camarões.

“Acho que toda a gente deve estar “empenhada, focada e dedicada” para ajudar os jogadores, dirigentes e demais elementos da estrutura da FFGB, porque entendo que os jogadores que farão parte da lista dos convocados têm qualidades e capacidades para ganhar os dois jogos e permitir o apuramento dos Djurtus”, vincou Semedo.

Salienta-se que nos dois últimos jogos de qualificação frente ao Senegal no mês de novembro, o antigo jogador da Academia “Fidjus di Bideras” em Bissau tinha sido convocado pelo selecionador nacional, mas não compareceu à concentração da seleção em Portugal por razões burocráticas.

Em relação à sua carreira na Inglaterra, onde só nesta época já realizou 31 jogos, tendo marcado dois golos, Semedo assegurou que tudo está a correr como planificado e que o clube está a trabalhar para atingir os seus objetivos.

O Reading de Inglaterra, para além de Alfa Semedo, conta também com outro jogador guineense. Trata-se de Mamadi Camará, de 17 anos de idade, cujo talento futebolístico está a impressionar o mundo do desporto, principalmente na Inglaterra. O jovem jogador saiu do país em 2019, através do empresário Eusébio Mango Fernandes, para Feirense (Portugal).

Indagado sobre a integração do seu compatriota no clube, Alfa Semedo, mostrou-se satisfeito em trabalhar na mesma equipa com o jovem prodígio guineense. E afirmou que Mamadi, tem um grande futuro pela frente no mundo de futebol, nos próximos anos.O clube inglês tem uma cláusula de opção de compra de 6 milhões de euros do passe de Alfa Semedo, que se torna obrigatório em caso de subida à premier league.

Por: Alison Cabral 

Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário