terça-feira, 10 de março de 2015

GUINÉ-BISSAU E CABO VERDE ASSINAM MEMORANDO DE ENTENDIMENTO


Bissau – Os Governo da Guiné-Bissau e de Cabo Verde assinaram este Domingo, 8 de Março, um memorando de entendimento depois de quatro dias de vista de uma missão governamental e económica da Praia a Bissau.

De acordo com o documento que a PNN consultou, as partes concordaram em criar uma Comissão Conjunta Bilateral, que vai permitir que os representantes de ambos os países possam integrar de forma permanente a execução das medidas.

Da parte guineense, o documento foi assinado pelo ministro da Economia e das Finanças, Geraldo Martins, e da parte cabo-verdiana foi firmado por Leonesa Fortes, ministra do Turismo, Investimento e Desenvolvimento Empresarial.

Foram identificadas as acções prioritárias a serem executadas por esta comissão, tais como negociar e propor a data de assinatura, o mais urgentemente possível, do acordo fitossanitário entre os dois países, criação de condições para implementação do acordo de pesca já assinado entre as partes, negociação e proposta da assinatura do acordo de cooperação no domínio da agropecuária, acordo sobre dupla tributação, assim como agilizar a cooperação no domínio de construção civil e da indústria farmacêutica.

No quadro ainda da cooperação institucional foi assinado o acordo de parceria entre o Direcção-geral de Promoção do Investimento Privado da Guiné-Bissau com a Agência cabo-verdiana de Investimento.

Foi neste sentido que as partes concluíram que o propósito de edificação de uma parceria estratégica recomenda a realização da cimeira bilateral com as prioridades estabelecidas, e reconheceram que o reforço da cooperação entre os dois países constitui um pressuposto importante para o reforço do potencial dos dois países no processo de integração regional em que ambos se encontram inseridos.

A delegação cabo-verdiana deixou a Guiné-Bissau a 8 de Março.

(c) PNN Portuguese News Network

Sem comentários:

Enviar um comentário