ESTOCOLMO - Uma nova e mais agressiva cepa do HIV descoberto na África Ocidental provoca progressão significativamente mais rápido para AIDS , pesquisadores da Lund University da Suécia , disse quinta-feira.
A nova cepa do vírus que causa a AIDS , chamado A3/02 , é uma fusão das duas cepas mais comuns de HIV na Guiné-Bissau. Tem até agora só foi encontrado na África Ocidental.
" As pessoas que estão infectadas com a nova forma recombinante desenvolver AIDS dentro de cinco anos , e que é cerca de dois a dois anos e meio mais rápido do que um dos pais (cepas ) ", disse Angélica Palma , um dos cientistas responsáveis pela o estudo baseado em um longo prazo de seguimento de pessoas HIV- positivas na Guiné-Bissau .
Estirpes de vírus recombinantes originam quando uma pessoa é infectada por duas cepas diferentes , cujos fusível DNA para criar um novo formulário.
" Houve alguns estudos que indicam que sempre que houver um chamado recombinante , parece ser mais competente ou agressiva do que as cepas parentais ", disse Palma do estudo publicado no Journal of Infectious Diseases.
A cepa foi descoberto pela equipe sueca na Guiné-Bissau em 2011.
Segundo os pesquisadores, a velocidade com que A3/02 leva as pessoas a adoecer de AIDS não tem impacto sobre a eficácia dos medicamentos em indivíduos infectados.
" A boa notícia é que, tanto quanto sabemos que os medicamentos que estão disponíveis hoje são igualmente funcional em todos os subtipos diferentes de variantes ", disse Palma .
O estudo adverte que tais recombinantes pode estar se espalhando rápido, especialmente em regiões com altos níveis de imigração , como a Europa ou os Estados Unidos .
"É altamente provável que haja um grande número de recombinantes de que sabemos pouco ou nada circulando ", disse Patrik Medstrand , professor de virologia clínica da Universidade de Lund .
Algumas 35,3 milhões de pessoas no mundo vivem com o HIV , que destrói o sistema imunológico e causou mais de 25 milhões de mortes desde AIDS surgiu pela primeira vez no início de 1980 , segundo a Organização Mundial de Saúde .
Os tratamentos existentes ajudar as pessoas infectadas vivem mais tempo , vida saudável , atrasando e subjugar os sintomas , mas não curam a AIDS. Muitas pessoas nas comunidades pobres não têm acesso aos medicamentos que dão vida , e não há vacina.
sexta-feira, 29 de novembro de 2013
quinta-feira, 28 de novembro de 2013
PAULO GOMES AGRADECE A DIÁSPORA!
Compatriotas e Amigos da Guiné-Bissau,
Aproveito a oportunidade para, mais uma vez, expressar os meus agradecimentos a todos vós pelo caloroso acolhimento e os momentos de reflexão e convívio proporcionados durante a nossa visita a Portugal.
Agradeço a vossa disponibilidade para estarem presentes nos encontros realizados quer em Lisboa quer na cidade do Porto. Isso é demonstrativo do vosso interesse e sinal de que, apesar de longe, não deixam de estar atentos ao que se passa na nossa Pátria amada Guiné-Bissau.
A Diáspora tem um papel fundamental na mudança de rumo que pretendo impulsionar com a minha candidatura ao cargo de Presidente da República:
1. É um ativo importante com formação qualificada nas mais diversas áreas;
2. Contribui para o desenvolvimento económico e bem-estar das famílias através do envio das remessas;
3. É um potencial investidor e impulsionador da economia.
Pela primeira vez, a comunidade guineense residente na Diáspora, poderá votar nas eleições presidenciais. Para isso, será necessário que sejam criadas as condições e mecanismos para a sua participação.
Sei que uma das grandes preocupações dos nossos emigrantes no que diz respeito ao regresso prende-se com a educação dos seus filhos. Por isso, um dos pilares do meu mandato é a EDUCAÇÃO. É imperativo assegurar que toda a criança guineense frequente a escola para que possa, desde tenra idade, desenvolver as capacidades cognitivas e o espírito crítico fundamentais para a formação de um cidadão com capacidade de fazer pleno uso dos seus direitos e cumprir com os seus deveres.
Ainda no quadro dos projetos de iniciativa presidencial, tenciono promover a realização de um Fórum da Diáspora, para juntos refletirmos sobre a melhor forma de aproximar e valorizar o potencial da Diáspora Guineense, pois entendo que existe um grande potencial que está ainda intacto e que deve ser utilizado em toda a sua plenitude.
Ao corpo diplomático guineense acreditado em Portugal, saúdo pelo esforço e dedicação para, eficazmente, responder às solicitações da comunidade residente, ainda que com as dificuldades que atravessam.
Os meus agradecimentos aos partidos e personalidades políticas portuguesas e à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa pela oportunidade de trocar impressões sobre a minha visão em matéria de cooperação, designada parceria de co-prosperidade. Uma relação assente na partilha de uma língua comum, no estabelecimento de uma dinâmica proativa nas relações comerciais e a promoção de um espírito de maior ambição em matéria económica e financeira.
Por último, mas não menos importante, gostaria de agradecer à equipa de campanha em Portugal (Aparecida Pais Quaresma, João Conduto Júnior, Genilson Pires Nunes, Joaquim Gama, Fernando Cá, Quintino Merik, Arnaldo Costa, Libânio Moreira e Pedro Mendes) pela excelente organização, assim como, aos meus professores Eduardo Monteiro e Estácio Fonseca pela sua contribuição na minha formação e pelos testemunhos que deram sobre a minha pessoa.
NÔ MUDA RUMU
PG
quarta-feira, 27 de novembro de 2013
Eleições Gerais na Guiné-Bissau
Criminosos de uma rede de assaltantes capturados na Guiné-Bissau
Criminosos de uma rede de assaltantes capturados na Guiné-Bissau
Daba Naualna, porta-voz do Estado-Maior General das Forças Armadas
Quatro homens suspeitos de pertencer a uma rede de assaltantes à mão armada foram apresentados aos jornalistas, pelo Estado-Maior General das Forças Armadas da Guiné-Bissau, como sendo elementos de uma das quadrilha que atormentam as populações na capital.
terça-feira, 26 de novembro de 2013
Secretário-geral da ONU admite reforço militar na Guiné-Bissau
segunda-feira, 25 de novembro de 2013
Sejam bem-vindos
Pate Cabral Djob |
Olá caros amigos, sejam bem-vindos a este novo blog - espaço de discussão - sobre a actualidade da nossa Guiné-Bissau. Irei postar nos conteúdos referentes à politica do nosso país, cultura, eventos da nossa Comunidade Guineense no "PORTO", em Portugal e notícias do resto do mundo! Espero a vossa adesão e a participação em massa para um crescimento deste novo espaço de referência.
Nha Mantenha!
Pate Cabral Djob