sexta-feira, 24 de novembro de 2017

POLÍTICOS CONVOCAM MANIFESTAÇÃO PARA PRÓXIMA SEMANA EM BISSAU



Os partidos políticos democráticos da Guiné-Bissau projectam para os próximos dias 30 de Novembro e 01 de Dezembro mais uma vaga manifestações públicas, nas ruas de Bissau, para regatar os valores da democracia guineense. O anúncio vem na sequência da última manifestação feita em Bissau

O aviso da segunda vaga de manifestação pacífica foi tornado público, esta quinta-feira (23), durante um comício que os partidos realizaram, em Bissau, para anunciar a nova estratégia para pressionar o presidente da república cumprir o acordo de Conacri. O comício juntou militantes e apoiantes dos partidos políticos congregados no espaço.

Domingos Simões Pereira, líder do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo-Verde (PAIGC), convida o povo a não ter medo de ser livre e desta forma lutar pelo resgate dos valores democráticos.

“Na quinta e sexta-feira da próxima semana iremos convocar maior manifestação da história da Guiné-Bissau. Que seja uma manifestação puramente pacífica mas que irá resgatar valores da liberdade e da democracia definitivamente. Não existe honra maior para um ser humano do que, realmente, colocar a sua vida em linha para resgatar as nossas liberdades, e os valores democráticos”, afirma.

Segundo Simões Pereira o povo guineense não deve ter receios e medo de ser livre, porque “nenhum povo deve ter medo de ser livre porque no dia que isso acontecer a sua vida de nada vale”.

A situação dos migrantes que estão a sofrer situações desumanos e até de assassinato na Líbia também mereceu o repúdio do líder dos libertadores.

Nuno Gomes Na Bian, do APU-PDGB, diz que é chegada a altura dos políticos deixarem de fomentar divisões na Guiné-Bissau e começar a usar desafios de ideias e de projectos.

“Quero pedir os que fazem política para deixarem a religião em paz porque ela serve para nos educar e para educar a sociedade. Os que querem fazer política, então que venham para o campo da política para mostrarmos a verdade e para demonstrarmos as nossas capacidade, ideias e planos para levar a Guiné para frente. Isso é o importante”, defende.

Nuno Na Bian diz estar confiante num amanhã melhor e reafirma a determinação em continuar a marchar apesar do gás lacrimogéneo lançado no primeiro dia da primeira vaga de manifestações.

“Devemos ser cada vez mais forte e demonstrar ao presidente José Mário Vaz que nunca será presidente na Guiné-Bissau. Alguém que renegou o partido que o ajudou a ser presidente, é uma ingratidão que não será perdoado por Deus. Deixamos claro que esta luta já está vencida e iremos continuar até a vitória e ela está a alguns metros de nós”, enfatiza.

Já Agnelo Regala, da União para a Mudança, a marcha vai continuar até o presidente da república tomar decisões para ultrapassar a actual crise política.

“Ele (José Mário Vaz) terá que cumprir o acordo de Conacri conforme o roteiro. Defendemos isso não só para nomear o primeiro-ministro mas porque o roteiro irá nos permitir criar condições para as eleições livres, justas e transparentes”, explica.

Na mesma ocasião os partidos políticos anunciaram que irão se juntar com o Movimento dos Cidadãos Conscientes e Inconformados que deve marchar no próximo dia sábado sob o lema “mão na caneta” exigindo desta forma a reabertura das escolas públicas. A marcha deve começar em bairro de ajuda e terminará na praça dos heróis nacionais em frente ao palácio da república.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos/radiosolmansi com Conosaba

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

«VERGONHOSO..EM PLENO SÉCULO 21!» NEGROS LEILOADOS 435 EUROS NA LÍBIA


Os leilões clandestinos de seres humanos estão ocorrendo uma ou duas vezes por mês na Líbia, não muito longe da capital, Trípoli. Os migrantes "negros" da África subsaariana são cedidos por contrabandistas por somas variando de 500 a 700 dinares líbios (até 435 euros). Aqui está o que acontece agora com muitos migrantes que transitam pela Líbia para chegar a Itália, porta de entrada para a Europa.

É hora de fazer isso parar! Em 2017, isso não deve ser possível, um retorno à barbárie é inaceitável! Assine esta petição para convidar todas as autoridades competentes para libertar todos os presos, punir os traficantes e encontrar uma solução viável para essa migração desesperada da juventude africana!

https://www.change.org/p/united-nations-stop-au-traffic-humain-de-migrants-africains-en-lybierecruiter=836988432&utm_source=share_petition&utm_medium=facebook&utm_campaign=share_page&utm_term=share_page


Stop au trafic humain de migrants africains en Lybie

Des ventes aux enchères clandestines d’êtres humains se dérouleraient une ou deux fois par mois en Libye, non loin de la capitale, Tripoli. Des migrants "noirs" d’Afrique subsaharienne sont cédés par des passeurs pour des sommes allant de 500 à 700 dinars libyens (jusqu’à 435 euros). Voici ce qui arrive désormais nombreux migrants qui transitent par la Libye pour gagner l’Italie, porte d’entrée en Europe.

Il est temps de dire stop ! En 2017 ceci ne devrait pas être possible, un retour à la barbarie est inacceptable ! Signez cette pétition pour interpeller toutes les autorités compétentes pour libérer tous les captifs, punir les trafiquants et trouver une solution viable à cette migration du désespoir de la jeunesse Africaine !

ENG LÊS 

Clandestine auctions of human beings are taking place once or twice a month in Libya, not far from the capital, Tripoli. "Black" migrants from sub-Saharan Africa are ceded by smugglers for sums ranging from 500 to 700 Libyan dinars (up to 435 euros). Here is what happens now to many migrants who transit through Libya to reach Italy, gateway to Europe.
It's time to make it stop! In 2017 this should not be possible, a return to barbarism is unacceptable! Sign this petition to call on all the competent authorities to release all captives, punish traffickers and find a viable solution to this desperate migration of African youth!

JOÃO LOURENÇO HOJE NA ÁFRICA DO SUL PARA PRIMEIRA VISTA DE ESTADO


O Presidente de Angola, João Lourenço, inicia hoje uma visita de Estado à África do Sul, para reforço de cooperação bilateral, como salientou a Presidência da República sul-africana.

Na visita de Estado, a primeira de João Lourenço desde que tomou posse em setembro, prevê-se que possa ser assinado um acordo recíproco para supressão de vistos em passaportes ordinários, à semelhança do entendimento assinado na semana passada entre Angola e Moçambique.

As autoridades sul-africanas começaram a informar os postos consulares e de fronteira que os cidadãos angolanos portadores de passaportes ordinários deixam de estar obrigados à emissão de visto prévio para entrar no país a partir de 01 de dezembro.

Conosaba/Lusa

«OPINIÃO» 'AS INCOERÊNCIAS DE OCTÁVIO LOPES' - DR GERALDO MARTINS

Em posts que vem publicando na sua página do facebook, Octávio Lopes argumenta que a democracia interna no PAIGC está em risco, na sequência da aprovação pelo Comité Central do Guião para a realização das Assembleias de Base e das Conferências de Secção, de Sector e de Região, no âmbito da preparação do IX Congresso do Partido.


O que Octávio Lopes basicamente contesta é o método de eleição dos membros dessas estruturas e dos delegados às conferências, baseado na votação pública e em listas nominais solidárias.

O método de eleição adoptado pelo Guião e aprovado pelo Comité Central baseia-se na alínea g) do artigo 5º dos Estatutos do PAIGC, cuja redacção é a seguinte:

“Eleição dos restantes órgãos colegiais a nível da Região, do Sector, da Secção e da Base, em listas nominais solidárias, mediante votação pública das respectivas assembleias”.

Esta disposição diz claramente que a votação é pública. Octávio Lopes quer que a votação seja secreta, não se percebendo muito bem porquê. Se se consagrasse o princípio da votação secreta, haveria uma flagrante violação dos Estatutos do PAIGC.

A alínea g) do artigo 5º também dispõe que a votação faz-se por meio de listas nominais solidárias. Lista solidária não significa lista única. O princípio democrático está salvaguardado pela votação da Assembleia da lista proposta por consenso entre os participantes, a qual, se chumbada, força uma lista alternativa.

Há no posicionamento de Octávio Lopes várias incoerências:

Em primeiro lugar, Octávio Lopes faz parte dos 203 membros do Comité Central que votaram favoravelmente (por unanimidade) as Resoluções que adoptaram o Guião. Se não concordasse com uma disposição essencial do Guião que, segundo afirma, põe em causa a democracia interna no Partido, não devia ter votado favoravelmente essas Resoluções.

Em segundo lugar, Octávio Lopes foi acérrimo defensor dos presentes Estatutos do PAIGC, tendo no VIII Congresso em Cacheu votado pela sua manutenção, quando foi apresentada uma proposta de revisão que acabou por ser chumbada. Não se percebe como é que hoje critica a aplicação dos mesmos Estatutos que ele mesmo quis.

Mas mais grave, é que a preocupação com a morte anunciada da democracia interna no PAIGC nos parece estranha por parte de alguém que num passado recente pautou a sua actuação política por actos que feriram a democracia interna no partido e os valores democráticos pelos quais diz hoje estar a lutar.

Com efeito, foi Octávio Lopes quem em 2013 forçou assinaturas para assaltar a direcção da bancada parlamentar do PAIGC e aí ser escolhido por uma semana como líder de bancada à revelia das regras democráticas. Foi também o mesmo Octávio Lopes que, desde 2015, se aliou ao golpe palaciano de José Mário Vaz para colocar ilegal e injustamente o seu próprio partido, vencedor das eleições legislativas de 2014, na oposição.

É interessante registar como Octávio Lopes e alguns defendem a unidade interna no PAIGC para o regresso do partido ao poder, depois de o terem empurrado para a oposição.

A cultura da indisciplina e da desordem tem os seus dias contados no PAIGC. O novo desafio é as pessoas aprenderem a viver dentro da lei e da ordem, expurgando dos seus espíritos a conspiração e os golpes baixos.

O PAIGC hoje é um partido unido e coeso que aplica escrupulosamente os seus Estatutos e cujas principais decisões políticas são tomadas pelos seus órgãos legítimos, através de votações livres dos seus membros. Pretender defender o contrário é uma tentativa de lançar dúvidas na cabeça das pessoas para disso se fazer algum aproveitamento com fins obscuros.

Bissau, 21 de Novembro de 2017


Conosaba/faladepapagaio

«OPINIÃO» "Depois dos Júniores foi a vez dos seniores' - DR OCTÁVIO LOPES


Num primeiro artigo insultuoso não assumido e num segundo assumido por Geraldo Martins, este tenta explicar o inexplicável, optando por uma abordagem pessoal - refere o meu nome 10 vezes - num estilo deselegante que não lhe é habitual.

Embora lhe reconheça competência e muita valência o agora Camarada compreenderá e certamente não me levará a mal que não discuta princípios e regras de exegese ou hermenêutica jurídica consigo, mas deixo-lhe um apontamento sobre interpretação.

A técnica interpretativa ensina-nos que uma boa interpretação não pode conduzir ao absurdo... Interpretar os estatutos de um partido democrático de forma que conduza a um resultado anti-democrático ou melhor a um resultado que mine e fira de morte os fundamentos da própria democracia (direito de votar e ser eleito/voto livre e secreto) é um grande absurdo!

A actual direcção do PAIGC foi eleita em listas concorrentes e com voto livre e secreto. Se esta prática é “uma flagrante violação dos Estatutos” como diz o agora Camarada, então devemos concluir que a eleição da actual direcção foi ilegal e por conseguinte anulável?!.. Haja paciência!

PS: Pergunte ao Camarada Presidente do nosso Partido se eu votei a favor do Guião que introduz as praticas do regime que dizemos estar a combater na Guiné Bissau.

# No bai... Militantes i ka lixo! “ O. Lopes


Conosaba/faladepapagaio.

«ESPANHÓIS» MÉDICOS VOLUNTÁRIOS CHEGAM A BISSAU


Uma equipa médica espanhola chega brevemente ao país para consultas grátis nas áreas de cirurgia, oftalmologia, ginecologia e anestesia. A equipa médica é voluntária

Na conferência de Imprensa desta quarta-feira, o representante da Equipa Medica, Victor Gomes Borges, confirma que os médicos garantiram que pode fazer consultas grátis durante duas semanas.

Segundo Victor desde o ano passado que estão a fazer corredores para a vinda dos médicos nos hospitais privados e públicos mas só no final deste ano que foi possível através de oficiais militares que manifestaram a vontade.

“O Hospital Militar aceitou receber os médicos que vão efectuar consultas”, explica.

Para o Director do Hospital Militar, Quinhin Nantote, os pacientes que se apresentam para as referidas consultas têm primeiro que submeter aos exames normais consoante o habitual tarifário.

Ele explica ainda que os exames a serem cobrados estão ligados a logística do próprio hospital. 

“O hospital vai começar a receber pessoas para consultas a partir de amanhã (quinta-feira, 23). Neste quadro o hospital também vai beneficiar das matérias de diagnósticos”, afirma.

Também a Rádio Sol Mansi sabe que as inscrições para possíveis consultam começam neste 23 de Novembro.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Bíbia Mariza Pereira/radiosolmansi com Conosaba

FUNDO GLOBAL VAI INVESTIR 30 MILHÕES DE EUROS PARA COMBATE A SIDA, PALUDISMO E TUBERCULOSE NA GUINÉ- BISSAU


O Fundo Global contra Sida, Tuberculose e Paludismo irá investir 30 milhões de euros para o triénio 2018-2020 em benefício da população guineense cujo objectivo é combater as três doenças acima referida e fortalecer o sistema de saúde.

Deste montante, o programa de paludismo vai absorver 16 milhões de euros e os programas de VIH/ sida e tuberculose 13 milhões dos quais 2 milhões serão investidos em reforço de sistema de saúde.

A cerimónia do lançamento da subvenção foi presidida pelo ministro de saúde que na ocasião afirmou que este acto vem marcar um ponto alto na cooperação entre Guiné-Bissau e Fundo Global para luta contra o paludismo, tuberculose e VIH/sida. “ O esforço despendido pelo governo guineense e reforçado pelo fundo global no combate a essas doenças já levaram registos de assinaláveis sucessos tendo-se vindo a registar uma redução progressivas tanto de aparecimento de novos casos como os óbitos provocados por essas doenças”, reconhece o ministro. 

Para o representante residente do PNUD no país, David Mclachlan-Karr a assinatura desta convenção representa um contributo importante no esforço da Guiné-Bissau para a realização de agenda 2030 sobre objectivos de desenvolvimento sustentável, “ um compromisso assumido pelos líderes mundiais. Estas subvenções vão particularmente contribuir para o objectivo 3 que é de assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos em todas as idades de forma a acabar com as mortes evitáveis de recém-nascidos e crianças com menos de cinco anos de idade e para acabar com a epidemia de paludismo até 2030”, sustentou.

Entretanto, o responsável do fundo global para GB Joshua Galjour reconheceu que os resultados da luta contra o paludismo são simplesmente extraordinários porque segundo disse, desde 2012, observam uma diminuição da prevalência de 83% entre crianças de menos de cinco anos e de 90% entre os mais de cinco anos, assim como a utilização de mosquiteiros impregnados de 81%.

Segundo os dados do PNUD, VIH/ sida representa a terceira causa de mortalidade e incapacidade com uma prevalência de 3,3 % maior do que nos países vizinhos.

Por: Nautaran Marcos Có/radiosolmansi com Conosaba do Porto