terça-feira, 31 de maio de 2016

PAIGC FEDERAÇAO FRANÇA



Caros Compatriotas, Camaradas dos Partidos da Oposição, fiéis aos Valores da República, queridos Camaradas do PAIGC, caros Deputados, excelências Ministros e Secretários de Estado do Governo legítimo do Eng. Carlos Correia, camaradas Combatentes da liberdade da Pátria, … 

Todos unidos Contra os Inimigos da República! 

Como escrevia uma pessoa em Agosto de 2015 num dos blogs de forma premonitória, que:

"A República da Guiné-Bissau sob José Mário VAZ parece um Titanic, cuja tripulação inevitavelmente vai se colidir num Iceberg com 1,7 Milhão Pessoas a bordo. Mas, vendo e sabendo o que irá acontecer, o Presidente da República com os seus falsos Comandantes de bordo precipitam-se a partilhar os saques de drogas ignorando o Povo em sofrimento, desprezando os nossos valores democráticos e a Opinião Internacional".

Devemos permanecer passivos ou simples espectadores de um Naufrágio Criminal que se desenrola a nossa frente?

Temos ou não o direito de socorrer a República em perigo?

Devemos deixar o Procurador-geral da República continuar a intimidar sem fundamentos os Membros do Governo do Eng. Carlos Correia?

Devemos deixar o destino de povo inteiro nas mãos de um Clã, nas mãos dos falsos comandantes de bordo que respiram unicamente a Violência, ódio, conspiração Constitucional permanente, golpes de Estado organizado, suborno e corrupção em suas formas?


Obviamente que não! Seguindo o exemplo do nosso comandante e visionário Amílcar Cabral, vocês tiveram a coragem de tomar uma posição contra qualquer tentativa de barbaridade, de intimidação, de violação dos direitos e liberdades do povo, de manipulação e de violência.

Os militares cuja Missão é a Protecção da Integridade Territorial se tornaram Agentes de Segurança de ordem Pública, indo até agredirem civis e dois Deputados entre os quais professor Iafai Sani, representantes do Povo. Estamos numa República Democrática ou num Regime Ditatorial Totalitário? Sejam agradecidos pela vossa coragem, o vosso patriotismo e pela vossa visão lúcida do nosso futuro comum. O futuro do Povo da Guiné-Bissau e das futuras gerações merecem maiores combates, maiores sacrifícios humanos, mesmo ao preço das nossas vidas. O Presidente Kennedy dizia tão bem: "Quando o seu futuro é confiscado, então você tem que lutar para o recuperar e realizá-lo."

Caros Deputados,

"Juro que vou dedicar todas as minhas forças para cumprir com honra, em plena fidelidade ao povo, meu mandato defendendo em todas as circunstâncias e sem compromissos, os interesses nacionais, os princípios e objectivos da Constituição da República da Guiné-Bissau". Por este juramento solene que vocês pronunciaram durante a tomada de posse para a função suprema de Deputado de acordo com a nossa Constituição, vocês engajaram as vossas responsabilidades na defesa dos interesses e objectivos da Constituição, nomeadamente a "Soberania Nacional da República da Guiné-Bissau reside no Povo". Como tal, vocês têm a responsabilidade da representação do destino do Povo e da nossa Democracia. Então, não devem ter nenhum compromisso com os inimigos da República! Perante esta República violada, humilhada, estuprada e espancada pelo seu Presidente, vocês permaneceram dignos, corajosos, honestos, solidários, respeitosos da constituição e dos vossos compromissos, atentos à vontade do povo. Obrigado, digníssimos Deputados pelo vosso patriotismo e vosso sentido supremo das responsabilidades nacionais.

Caros camaradas dos Partidos da oposição fiéis aos valores da República!

O momento é suficientemente grave e dramática. Devemos permanecer unidos e fortes contra os inimigos da República que usurpam diariamente os nossos direitos fundamentais e da liberdade do povo. Esqueçam os nossos partidos políticos respectivos para ter apenas uma convergência: a Paz, a Estabilidade Institucional e Económico, Justiça Social e Desenvolvimento, tão desejada pelo nosso povo. "A política é a arte de tornar possível o que é indispensável para as pessoas. "Jacques Chirac.

Excelências ministros e secretários de Estado do Governo legítimo do Engenheiro Carlos Correia. Obrigado pela vossa coragem, pelos riscos pessoais e colectivos na defesa dos valores essenciais da nossa democracia ao preço das vossas vidas, vossas famílias e do povo Guineense. 

Numa sociedade democrática onde todos os meios legais, meios de negociação e do diálogo foram utilizados pela sociedade civil, pela comunidade internacional, pela Assembleia Nacional Popular para saída da crise, apenas nos resta um recurso: resistência e desobediência civil como último acto, como Arma pesada de estratégia de acção não-violência. Na verdade, a transgressão da Lei injusta não é um delito do direito, mas é a afirmação da cidadania, de um grande respeito pela lei. A resistência e desobediência civil, paradoxalmente, são os únicos meios a privilegiar para a instauração e fortalecimento da nossa democracia.

Caro camarada Carlos Correia, combatente da liberdade da pátria! 

O senhor passou por guerras e combates violentos durante toda sua vida de Combatente Eternal. Ganhou todos enquanto Herói Nacional. Este último combate pela liberdade e direitos fundamentais não é nada em comparação com todas as vitórias heróicas que o senhor ganhou a preço da sua vida. Tenha certeza do nosso total apoio para vencer mais este combate da sua vida contra as derivas ditatoriais e totalitárias que se desenha no nosso país.

Camaradas militantes e membros do Comité Central do PAIGC!

Qualquer organização social, económica ou política é regulada pelas regras de funcionamento, de disciplina e de solidariedade colegial cujas violações são repreensivas, independentemente do estatuto social de qualquer membro. O PAIGC não pode se subtrair dessas prerrogativas regulamentares que se aplicam a qualquer militante, independentemente do seu estatuto social. Vai com a credibilidade do nosso Partido. Sejamos firmes e intransigente na aplicação das nossas regras que se aplicam a todos nós com imparcialidade: tolerância zero! Está fora de questão de integrar militantes que voluntariamente recusaram votar o Programa do nosso Governo com o único propósito de enfraquecer o Partido na ANP a favor da Oposição. Eles são traidores e inimigos do nosso Partido. Esta prova difícil e trágico que vivemos devem nos tornar mais solidários, mais unidos, mais intransigente e mais irrevogável nas decisões que tomamos.

Recebam caros compatriotas, caros camaradas dos partidos políticos da oposição fiéis aos valores da República, caros camaradas do PAIGC, Senhoras e Senhores Deputados, Excelências ministros e secretários de Estado do Governo legítimo do Eng. Carlos Correia, caros camaradas combatentes da liberdade da Pátria, os nossos encorajamentos e o nosso apoio incondicional.

Viva o PAIGC e Viva a Democracia.

Paris, 31 de Maio de 2016



A direcção,

Caetano Ferreira (Flávio)


MILITARES GUINEENSES NA RESERVA E ONGs TENTAM CONVENCER EXECUTIVO DEMITIDO ABANDONAR PALÁCIO DO GOVERNO


Barricados

Bissau,31 Mai 16(ANG) - Oficiais militares guineenses na reserva e elementos de organizações não-governamentais estão a tentar convencer o governo da Guiné-Bissau demitido a abandonar a sede do executivo, disse à Lusa fonte ligada ao processo.

Segundo referiu a mesma fonte, os comandantes da Guarda Nacional e da Polícia de Ordem Pública compareceram no domingo no local para libertar as instalações ocupadas como protesto contra a nomeação de um novo primeiro-ministro, mas os membros do executivo continuaram no local, reafirmando que, perante a lei da Guiné-Bissau, "têm legitimidade para estar no palácio, até à entrada em funções de um novo Governo".

Para hoje está prevista uma nova ronda negocial com "uma equipa de boa vontade" constituída por alguns oficiais militares guineenses na reserva e elementos de organizações não-governamentais, nomeadamente uma plataforma das mulheres e de jovens.

O governo do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) liderado por Carlos Correia e demitido a 12 de Maio pelo Presidente guineense, José Mário Vaz, acusam o chefe de Estado de estar a violar a Constituição.

Em causa, o facto de o Presidente ter dado posse a um novo primeiro-ministro, Baciro Djá, deputado dissidente do PAIGC, em vez de devolver ao partido a tarefa de escolher um novo elenco governativo.

Desde quinta-feira que o executivo demitido ocupa o Palácio do Governo como forma pacífica de protesto. 

ANG/Lusa com Conosaba

DR. OCTÁVIO LOPES: DIRECTOR DO GABINETE DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA NEGA TER PEDIDO DEMISSÃO DO CARGO

Foto de Facebook, Octávio Lopes


Bissau, 31 Mai 16 (ANG) – O Ministro Director do Gabinete da Presidente da República Octávio Lopes discordou, através da sua conta no facebook, com as informações veiculadas pelos media do país segundo as quais terá apresentado a sua demissão do cargo por discordar do chefe de Estado.

Octávio Lopes explicou que tinha candidatado em 2015 e sido admitido para frequência de dois cursos de mestrado (em Estratégia Internacional e Diplomacia e Leis, e do Desenvolvimento e Boa Governação) na “University of London” para o ano lectivo 2016/2017, a iniciar em Setembro do corrente ano.

“A iniciativa de capacitação, valorização pessoal e profissional, para além de ser encorajada pelo Chefe de Estado, José Mário Vaz, o próprio privilegiou-me com a assinatura de uma das cartas de referência exigidas no processo de candidatura”, explicou.

Octávio Lopes disse que ainda não apresentou o seu pedido de demissão, ao Presidente da República, como tem sido avançado por alguns órgãos de informação do país.

Segundo Octávio Lopes, a frequência do Mestrado em Inglaterra é materialmente incompatível com o exercício cumulativo das funções de Ministro Director de Gabinete do Presidente da República, pelo que teve que o fazer, antes do início do curso.

Octávio Lopes referiu que não cessará as funções, até que o Presidente da República identifique um substituto para dirigir o seu Gabinete.

“As minhas funções, como quaisquer outras em comissão de serviço no Estado, por serem de natureza transitória, devem ser encaradas com desprendimento, pelo que são incompreensíveis os apegos desmesurados que indiciam que alguns de nós parecem não estar preparados para viver afastados dos benefícios e regalias associados à governação”, referiu.

De acordo com Octávio Lopes, não passam de especulações informações segundo as quais a sua residência fora vandalizada na sua ausência por pessoas desconhecidas. 

ANG/FGS/SG/Conosaba

BACIRO DJA APRESENTA PROPOSTA DE GOVERNO INTEGRADO POR 20 PARTIDOS E, PAIGC NÃO RESPONDEU À CARTA DO PRIMEIRO-MINISTRO PARA NEGOCIAÇÕES



O primeiro-ministro da Guiné-Bissau Baciro Djá apresentou na tarde desta terça-feira, 31, ao Presidente da República a proposta de estrutura e composição do novo Governo.

A proposta inclui membros de dois partidos com assento parlamentar e mais 18 formações políticas.

A informação foi avançada à VOA por uma fonte próxima do primeiro-ministro, que garantiu ser um Governo de base alargada no Parlamento e fora dele.

Além do PRS, segundo partido mais votado nas eleições de 2014 e convidado por José Mário Vaz para indicar o novo Chefe do Governo, a proposta de Executivo apresentada incluiu ainda o Partido Nova Democracia (PND), liderado Iaia Djaló, actual conselheiro do Presidente da República, e com assento parlamentar, e mais 18 formações políticas sem presença na Assembleia Nacional Popular.

Entretanto, a mesma fonte adiantou que o PAIGC não respondeu à carta que o primeiro-ministro enviou ontem ao presidente do PAIGC a convidá-lo para participar nas negociações com vista à formação do novo Governo.

Carta ao PAIGC

Como a VOA noticiou em primeira mão, Baciro Djá requeria a disponibilidade de Domingos Simões Pereira, alegando a necessidade de alargar a base parlamentar de sustentabilidade novo Executivo.

Na manhã desta terça-feira, uma fonte do PAIGC confirmou a recepção da carta, mas não adiantou se “ela merecerá a análise da direcção superior do partido”.

Djá foi empossado primeiro-ministro pelo Presidente da República, depois de o seu nome ter sido apontado pelo Partido da Renovação Social (PRS), e convidado por José Mário Vaz para indicar o novo Chefe do Governo.

O PAIGC, no entanto, tem dito que não reconhece o novo primeiro-ministro e os membros do Executivo demitido continuam barricados no Palácio do Governo desde a passada quinta-feira, 26.

Baciro Djá foi ministro da Defesa do Governo de Carlos Gomes Júnior e depois ministro da Presidência do Conselho de Ministros, ministro dos Assuntos Parlamentares e porta-voz do Executivo de Domingos Simões Pereira, sucedendo a este como primeiro-ministro em 20 de agosto de 2015.

O novel primeiro-ministro era um dos vice-presidentes do PAIGC, até que foi expulso em Janeiro deste ano, depois de, juntamente com mais 14 deputados e militantes do partido, terem votado contra o Programa do Governo de Carlos Correia.

Conosaba

«PALUDISMO/PREVENÇÃO» GUINÉ-BISSAU: COORDENADOR DO PROGRAMA RECOMENDA USO DE TENDAS IMPREGNADAS



Bissau, 31 Maio 16 (ANG) – O Coordenador do Programa Nacional de Luta contra Paludismo(PNLP), do Ministério da Saúde Pública aconselha as populações em geral a usarem tendas impregnadas para se prevenir da contracção do paludismo.

Em entrevista exclusiva à Agência de Noticias da Guiné(ANG), Paulo Djata disse que a chegada das chuvas aumenta os mosquitos causadores de paludismo e consequentemente o numero de pessoas infectadas pela doença.

Djata apontou os charcos junto às residências como centros de reprodução de mosquitos que causam a doença. Pede a eliminação de zonas com águas paradas, porque escondem “Anopheles Fêmeas infectados causadores do paludismo.

Por isso as pessoas devem sempre que possível fazer correr as águas paradas nos arredores das residências. É muito simples basta mudar a água antes de uma semana e sempre bem coberto o recipiente em que se encontra” aconselhou.

O coordenador do PNLP, salientou que o paludismo é uma doença muito grave sobretudo para as mulheres grávidas, e que pode causar o aborto, mal formação do bebé e parto pré-maturo.

Paulo Djata referiu ainda que a malária causa também enormes perdas económicas porque impossibilita os alunos e funcionários contaminados de produzirem durante um certo período, para além de gastos nas compras de medicamentos, entre outros prejuízos.

“Peço à todos a usarem as tendas sobretudo as impregnadas porque estes têm produtos que não deixem os mosquitos se aproximarem das redes. Fazendo isso não significa que a pessoa não pode vir a ser contaminado, mas é uma das melhores formas de prevenção contra o paludismo “ afirma Paulo Djata.

Paulo Djata avisou que a próxima campanha de distribuição de tendas impregnadas só terá lugar no próximo ano, 2017.

ANG/MSC/JAM/SG/Conosaba

«ILUMINAÇÃO PÚBLICA» PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE BISSAU ANUNCIA CHEGADA DE 250 POSTES PARA BAIRROS DE BISSAU



Bissau, 31 Mai 16 (ANG) – O Presidente da Câmara Municipal de Bissau, Adriano Ferreira anunciou segunda-feira a chegada ao país dentro 15 dias, de 250 postes de iluminação pública que serão colocados nos diferentes bairros de Bissau.

Adriano Ferreira fez o anúncio durante a cerimónia da abertura da segunda fase do projecto e da reunião que manteve com a equipa técnica chinesa encarregue de instalação da electricidade nas vias públicas de Bissau e do interior do país.

O Presidente da Câmara Municipal de Bissau disse que já está a caminho de Bissau o navio que está a transportar os cinco contentores carregados dos referidos postes de iluminação necessários para as avenidas seleccionadas nesta segunda fase do projecto.

Adriano Ferreira disse que esta fase do projecto de iluminação irá contemplar as principais artérias de Bissau entre os quais, a Praça dos Heróis Nacionais, a Avenida Amílcar Cabral, o espaço que circunda o palácio Colinas de Boé, as avenidas do Bairro Militar.

“São espaços muito importantes que nos ajudará a dar resposta as exigências dos munícipes”, considerou.

Adriano Ferreira disse que a CMB vai fazer tudo o que estiver no seu alcance para, não só aproveitar desta disponibilidade do governo e do povo chinês em apoiar o país com a iluminação pública, mas também para tirar maior proveito deste donativo.

A primeira fase do projecto de instalação eléctrica levado a cabo pelo governo já cobriu várias cidades e vilas do país.

ANG/FGS/SG/Conosaba

«DR. BACIRO DJÁ, PRIMEIRO-MINISTRO CONVIDA PAIGC QUE NÃO O RECONHECE PARA FORMAR GOVERNO



O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Baciro Djá, convidou o presidente do PAIGC, partido que não reconhece a sua nomeação para o cargo, para formar governo, disse à Lusa fonte próxima de Djá.

Bissau, 31 mai (Lusa) - O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Baciro Djá, convidou o presidente do PAIGC, partido que não reconhece a sua nomeação para o cargo, para formar governo, disse hoje à Lusa fonte próxima de Djá. 

"Havendo a necessidade de alargar a base parlamentar de sustentabilidade do governo, vimos convidar o partido que dirige a manifestar a disponibilidade de encetar conversação", refere a carta de Baciro Djá dirigida a Domingos Simões Pereira. 

O convite surge duas semanas depois de o Partido da Renovação Social (PRS), que propôs Djá para liderar o próximo governo, ter recusado o convite do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) para formar um governo inclusivo. 

O PRS preferiu juntar-se a 15 deputados dissidentes do PAIGC (entre os quais Baciro Djá) para formar uma nova maioria, a qual o Presidente da República, José Mário Vaz, escolheu para vir a formar governo, com Djá como primeiro-ministro. 

A formação de Simões Pereira diz que Vaz violou a Constituição, segundo a qual cabe ao partido que venceu as últimas eleições (PAIGC) escolher o governo. 

Lusa/Conosaba



NHA INDIMIGO - RAMIRO NAKA

«ESPAÇO DE CONCERTAÇÃO POLÍTICA/DIÁSPORA-EUROPA» COMUNICADO A IMPRENSA




segunda-feira, 30 de maio de 2016

«MEMBROS DE GOVERNO DEMITIDO AINDA BARRICADOS» PRESIDENTE DO PAIGC JUSTIFICA PRESENÇA DOS MINISTROS DEMITIDOS NO PALÁCIO DO GOVERNO



Impasse politico continua na Guiné-Bissau

Na Guiné-Bissau, enquanto se desenrolam as negociações para a saída da crise, com o apoio de entidades internacionais, o presidente do PAIGC, Domingos Simões Pereira, voltou a criticar o Presidente da República.

Simões Pereira clasisficou de barricada imposta pelos membros do Governo demitido por José Mário Vaz, junto ao palácio governamental.

O antigo primeiro-ministro qualificou o acto de um gesto de repúdio a decisão do Presidente, simplificando assim a atitude dos antigos ministros e Secretários de Estado do Governo de Carlos Correia: “As pessoas que estão no Palácio do Governo não são arruaceiras e não estão lá por vontade e menos por apego ao lugar, mas elas lutam pelo respeito da ordem democrática e constitucional”.

Face à situação, organizações internacionais, em Bissau, entre as quais, a ONU, a CEDEAO, a União Africana e a União Europeia estão envolvidas numa mediação separada, entre o primeiro-ministro demitido, Carlos Correia, de um lado, e o Chefe de Estado, José Mario Vaz, do outro.

Enquanto isso, há o primeiro-minsitro empossado Baciro Djá começou a fazer contactos para formar o seu Governo.

Em Bissau, está também uma delegação da União Económica Monetária Oeste Africana (UEMOA), que já manteve encontros com o Presidente José Mário Vaz, e Cipriano Cassamá, presidente do Parlamento guineense.

Ainda no quadro dos esforços internos para ultrapassar a crise, aliada a ocupação do Palácio Governamental, por parte dos membros do Governo exonerado, um grupo de oficiais militares e de segurança, que fazem parte da Comissão de Paz e Reconciliação no seio das Forças de Defesa e Segurança, encontra-se em contacto com os principais actores políticos envolvidos nesta crise político que já dura 10 meses.

A VOA apurou que, em resultado destes contactos, a Comissão esteve reunida também com a Chefia do Estado-maior General das Forças Armadas, e a esta hora, está a reunir-se com Carlos Correia, líder do Governo demitido, depois do encontro Baciro Dja.

voa com conosaba

PAIGC EXORTA PARA RISCOS DE A COMUNIDADE INTERNACIONAL "PERDER O CONTROLO" DA GUINÉ-BISSAU "A FAVOR DE ELEMENTOS DO CRIME ORGANIZADO"



O líder do PAIGC, partido vencedor das últimas eleições legislativas na Guiné-Bissau, alertou hoje para os riscos de a comunidade internacional "perder o controlo" do país "a favor de elementos do crime organizado".

Em mais uma conferência de imprensa, e ladeado de dirigentes de cinco formações políticas que apoiam o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Domingos Simões Pereira alertou para "ameaças que pairam" sobre o país.

Para o líder do PAIGC a situação política assemelha-se a um golpe de Estado contra a democracia o que, disse, configura "elevados riscos para a construção democrática" uma vez que, mesmo ganhando as eleições (legislativas) com maioria absoluta, já não será possível governar.

Domingos Simões Pereira alerta para a "derrocada da ordem" na Guiné-Bissau, daí que os membros do Governo demitido se tenham mantido no Palácio do Executivo como forma de resistirem e chamar atenção da própria comunidade internacional, afirmou.

"Esses riscos também são para a comunidade internacional, riscos de perder o controlo deste país a favor de elementos do crime organizado, entre o narcotráfico e outros", observou o antigo primeiro-ministro guineense.

Domingos Simões Pereira afirmou que a própria comunidade internacional estaria na posse de informações segundo as quais "certos elementos a serem indicados para cargos públicos" na Guiné-Bissau estariam implicados em "negócios ilícitos", disse.

Aquele responsável referiu ainda que o Presidente guineense, José Mário Vaz, prepara-se para dar posse a um Governo "ilegítimo e inconstitucional" e por isso desafia-o a mostrar publicamente a proposta apresentada pelo Partido da Renovação Social (PRS), a partir da qual se vai formar o executivo.

O chefe de Estado guineense invocou o facto de o PAIGC não lhe ter apresentado uma solução governativa estável no Parlamento e daí ter chamado o PRS, segundo partido mais votado nas últimas eleições, a formar um novo Governo, facto que Domingos Simões Pereira desconfia que não aconteceu.

O líder do PAIGC não tem dúvidas em como é o próprio José Mário Vaz quem está a formar o Governo e que de seguida irá dissolver o Parlamento e continuar com o executivo em gestão até às próximas eleições legislativas.

Lusa/Conosaba

«BAFATÁ E GABÚ» ELABORADO PLANO BÁSICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E SANEAMENTO


Bissau,30 Mai 16(ANG) - As regiões de Gabú e Bafatá no leste da Guiné-Bissau já dispõem de uma política de abastecimento de água, saneamento e higiene, revelou o Director dos Recursos Hídricos da Província leste.

Mussa Sanhá que falava na cerimónia do encerramento do seminário sobre Elaboração do Plano Regional de Água, Higiene e Saneamento nas regiões de Bafatá e Gabú e que decorreu de 24 à 27 de Maio em Gabú, disse que o documento é uma ferramenta importante que vai lhes servir de guião para implementação das suas acções.

"A Direcção Geral dos Recursos Hídricos dispõe, a partir de agora, de mais uma ferramenta para mostrar os seus parceiros e associações ligadas ao sector todas as informações ligadas a problemática do abastecimento de água e saneamento nas regiões de Bafatá e Gabú", informou.

Mussa Sanhá sublinhou que, com o referido Plano, a sua instituição já dispõe de um instrumento que lhe permite inteirar in loco da situação de abastecimento de água e higiene em todas as tabancas que compõem as regiões de Bafatá e Gabú.

Em nome do representante da ONG Associação de Desenvolvimento do Povo para Povo(ADPP), na Guiné-Bissau e Supervisor do Projecto "Moransa Limpu Pus", Armando João da Silva enalteceu o empenho dos participantes no seminário que culminou com elaboração do referido documento.

Aquele responsável informou que a realização pratica do projecto "Moransa Limpu Pus", ou seja Saneamento Total Liderado pela Comunidade, foi possível graças a uma parceria com a União Europeia que beneficiou quatro regiões do país nomeadamente Bafatá, Gabú, Oio e Tombali.

Informou que dentro do projecto estão três parceiros que são: a Ascon que assume a parte de furos de água, a IMPA encarregue de instalação dos painéis solares e ADPP que ocupa da sensibilização.

"A ADPP vai trabalhar na sensibilização das populações para escavarem cinco mil latrinas nas quatro regiões e ensinar as formas de seu uso adequado", informou.

Armando Silva disse ainda que vão sensibilizar a população para construir 84 bancadas para lavagem de roupas, 83 de lavagem das mãos nas escolas e 26 sistemas de abastecimento de água através da reactivação das associações do interesse hídrico para assegurar a gestão e manutenção das bombas.

"No referido projecto foi contemplado três Planos Regionais relacionados a Água, Higiene e Saneamento", explicou.

Em nome dos participantes do seminário, Francisco Garcia agradeceu a ONG ADPP pela contribuição do projecto na resolução do problema de falta de água e saneamento na região de Gabu, que disse ser uma das maiores preocupações dos habitantes locais.

ANG/ÂC/SG/Conosaba

domingo, 29 de maio de 2016

LÍDER DO PAIGC ACUSA PRESIDENTE DA GUINÉ-BISSAU DE FALTAR AOS DEVERES CONSTITUCIONAIS



O líder do PAIGC, partido vencedor das últimas eleições legislativas na Guiné-Bissau, Domingos Simões Pereira, acusou no sábado o Presidente do país de ter faltado aos deveres constitucionais no ato da nomeação de um novo primeiro-ministro.

Em declarações aos jornalistas momentos após a sua chegada a Bissau vindo do Senegal - onde se reuniu com o Presidente daquele país -, Simões Pereira acusou José Mário Vaz de ter "imposto" Baciro Dja para o cargo de primeiro-ministro, "sem respeitar os ditames constitucionais".

Para o líder do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), o Presidente guineense não só alterou a lógica, ao propor ao Partido da Renovação Social (PRS), segundo mais votado nas ultimas eleições, que indique o primeiro-ministro, como também não observou o que recomenda a Constituição do país.

Domingos Simões Pereira disse ter sido informado sobre de que, alegadamente, José Mário Vaz não ter auscultado os partidos com representação parlamentar e o Conselho de Estado sobre o nome de Baciro Dja para o cargo de primeiro-ministro, o que diz ser ilegal.

"Estamos perante uma tentativa de forçar [a nomeação], de forma abusiva, ilegal, inconstitucional", considerou Simões Pereira, que promete compreender melhor o que se passou antes de José Mário Vaz nomear Baciro Dja como primeiro-ministro.

O líder do PAIGC não foi taxativo sobre se o partido irá avançar para os tribunais pedindo a fiscalização da decisão do Presidente guineense, mas lembrou que o poder judicial existe para fazer respeitar as leis do país.

Apenas disse ser solidário com os membros do governo demitido pelo chefe de Estado que se mantêm na sede do executivo desde quinta-feira por discordarem da decisão de José Mário Vaz.

"Vou saudar o facto de, responsavelmente, o Governo [demitido] continuar a garantir a gestão da coisa pública", afirmou, Simões Pereira, que promete deslocar-se pessoalmente ao palácio do Governo, no Bairro de Brá.

Sobre a sua deslocação ao Senegal e à Guiné-Conacri, o líder do PAIGC disse ter sido convidado pelos presidentes daqueles países para lhes explicar qual a perspetiva do partido vencedor das últimas eleições na Guiné-Bissau perante a crise no país.

Lusa/Conosaba

MISSÃO DA ÁFRICA OCIDENTAL ENCONTRA-SE EM BISSAU PARA TENTAR MEDIAR IMPASSE POLÍTICO


Uma missão do comité interparlamentar para a paz e prevenção de crise na África Ocidental encontra-se em Bissau para tentar mediar o impasse político na Guiné-Bissau.

Lancine Dossa, chefe da missão, disse hoje aos jornalistas que a organização, da qual a Guiné-Bissau faz parte, pretende "tentar ajudar" na busca do entendimento.

O Presidente guinenese, José Mário Vaz, nomeou na quinta-feira, Baciro Djá, deputado dissidente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), como primeiro-ministro, situação que o partido não admite.

Os membros do Governo demitido pelo chefe de Estado ocupam o palácio do executivo desde quinta-feira à noite e prometem só abandonar o local à força.

"Amamos este país, amamos o seu povo e conhecemos muito bem as autoridades. Quando as coisas estão bem, não há problema. Chegámos aqui e fomos bem recebidos e esperamos que Deus nos ajude a realizar um bom trabalho", afirmou Lancine Dossa.

A missão inicia os contactos na segunda-feira com encontros com a direção da Assembleia Nacional Popular (ANP, parlamento), com os partidos aí representados, Liga dos Direitos Humanos e com as organizações representativas das mulheres e da juventude.

Na terça-feira, terá encontros com o Supremo Tribunal de Justiça, com os representantes da ONU e da União Europeia e, ainda, com o Presidente guineense, José Mário Vaz.

Lusa com Conosaba

LANÇAMENTO DO LIVRO



A Comissão Organizadora de Lançamento do Livro do Exmo. Sr. Dr. Carlos Edmilson Marques Vieira, tem o prazer de convidar V. Exª a estar presente na Sessão de Lançamento da Obra.


GARGADJADA DI MAMA GUINÉ “Brankura di dinti ku ka tem sangui”
GARGALHADA DA MAMA GUINÉ “Quem vê caras não vê caras não vê corações”

NOTA 
-Trata-se do quinto livro de Carlos-Edmilson M. Vieira, ele é Jurista de formação e Diplomata de carreira.

-Esta obra literária é um livro de poesia com poemas em Kriol  da Guiné, Português e Francês. São poemas de intervenção que vem espelhar de uma forma límpida as peripécias e as turbulências que vem abalando a sociedade guineense de uma forma cíclica, tal como a situação vigente no país.

-Por isso, hoje mais do que nunca este livro merece ser lido e comentado por todos os guineenses amantes da justiça e da paz, assim como todos os amigos da Guiné-Bissau. Mas o autor ainda nos brinda com alguns poemas de amor para adocicar os sabores do nosso dia a dia. Também ele deixa aqui um piscar de olhos à diáspora com poemas que narram as saudades da terra que o/ nos viu nascer.

No dia 31 de Maio de 2016, pelas 18:30 em Odivelas na Biblioteca D. Diniz
A Obra será apresentado pelo Sr. Tony Tcheka


PRESIDENTE DA GÂMBIA, YAHYA JAMMEH MANDA BAN KI-MOON E AMINISTIA INTERNACIONAL "PARA O INFERNO"



O Presidente da Gâmbia, Yahya Jammeh, mandou hoje "para o inferno" o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, e a Amnistia Internacional, que reclamam a abertura de um inquérito à morte de um opositor que estava detido.

"Ban Ki-moon e a Amnistia Internacional podem ir para o inferno! Quem são eles para exigir isso?", afirmou Jammeh, quando questionado sobre o opositor Solo Sandeng, que morreu na prisão em abril, segundo o Partido Democrático Unido (UDP, oposição).

"Qual é o problema? Pessoas que morrem em detenção ou durante um interrogatório, isso é muito comum. Uma pessoa morre e eles querem um inquérito? Ninguém me diz o que faço no meu país", afirmou Yahya Jammeh, numa entrevista ao semanário Jeune Afrique.

O Presidente dirige a Gâmbia com mão de ferro desde 1994 e é conhecido pelas suas declarações violentas.

Afirmando-se orgulhoso de ser chamado de ditador pelo Ocidente, "habituado a que os chefes de Estado africanos lhe digam a tudo que sim", Jammeh considera-se um "ditador do desenvolvimento".

"Desde que eu tomei o poder, este país era um dos mais pobres do mundo, e já não é. Há uma oposição, um parlamento, um sistema de saúde de confiança", sustentou.

A Gâmbia continua a ser considerada como um dos países mais pobres do planeta, mas "para que serve uma taxa de crescimento de dois dígitos quando metade das escolas estão vazias porque as crianças são obrigadas a trabalhar?", questionou.

"Eu tenho um problema com as instituições de Bretton Woods. O meu crescimento, a minha prosperidade, eu é que os defino", acrescentou o Presidente gambiano.

Yahya Jammeh chegou ao poder através de um golpe de Estado sem derramamento de sangue em 1994, e depois foi eleito em 1996 e, desde então, é reeleito a cada cinco anos. O Presidente é novamente candidato às eleições presidenciais previstas para dezembro.

"Serei Presidente enquanto Deus e o meu povo quiserem", garantiu, rejeitando a limitação de mandatos, apesar de a oposição reclamar reformas eleitorais e se manifestar frequentemente na capital, Banjul.


Lusa com Conosaba

«31 DE MAIO» UCCLA PROMOVE ENCONTRO "PERSPETIVAS ECONÓMICAS DOS PAÍSES DA CPLP" NA CIDADE DO PORTO


UCCLA promove Encontro 
“Perspetivas Económicas dos Países da CPLP” na cidade do Porto

A UCCLA vai promover no dia 31 de maio, pelas 15 horas, o encontro sobre “Perspetivas Económicas dos Países da CPLP”, um contributo para que se responda com otimismo às preocupações resultantes da crise. 

Falamos a 5.ª língua do mundo, temos uma conceção tolerante e universalista e todos os nossos países têm por fronteira o mar, condições relevantes para a competitividade neste mundo global. São estas preocupações para que se encontrem as respostas para a crise que justificam o encontro.

O encontro - que decorrerá na Sala 2 do Coliseu do Porto (Rua de Passos Manuel, n.º 137) é aberto ao público - versará sobre a “Diversificação e Financiamento das Economias” a cargo de João Ferreira do Amaral e de Carlos Costa Pina, e sobre a “Economia e Geopolítica do Petróleo” a cargo de Nuno Ribeiro da Silva, Agostinho de Miranda e António Costa e Silva.

O histórico ex-Presidente da República de Cabo Verde, Pedro Pires, encerrará o encontro com “Uma perspetiva de África”.















ORA DE SOGA OBO TCHIGA

sábado, 28 de maio de 2016

«GOVERNO DEMITIDO DA GUINÉ-BISSAU» COMUNICADO DO CONSELHO DE MINISTROS





«AFINAL, 'MÉNHER MÉNHR' KA BULI CABA INDA NA NÔ TCHON ..HY CUNSA NA CUNSA-NAM!» GOVERNO GUINEENSE DEMITIDO REÚNE "CONSELHO MINISTROS" E REAFIRMA-SE COMO ÓRGÃO LEGÍTIMO


O governo demitido da Guiné-Bissau de maioria PAIGC reuniu hoje o seu "conselho de ministros" para reafirmar ser a única entidade com competência para exercer funções executivas no país.

A posição foi assumida um dia depois de o Presidente da República ter empossado um novo primeiro-ministro, Baciro Djá, deputado dissidente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).

Em comunicado distribuído aos órgãos de comunicação social, o Executivo chefiado por Carlos Correia e demitido pelo Presidente guineense, José Mário Vaz, no dia 12, considera ser um atropelo às leis do país a nomeação de Baciro Djá.

A decisão é classificada como "uma flagrante violação da Constituição da República e do acórdão 01/2015, de 08 de Setembro, do Supremo Tribunal da Justiça, que declarou inconstitucional a anterior nomeação deste mesmo primeiro-ministro", lê-se no comunicado.

No documento, o Governo demitido lembra que o mesmo acórdão do Supremo "reconhece o PAIGC, enquanto partido vencedor das últimas eleições, como única força política legitimamente mandatada para formar Governo na presente legislatura".

Para o Executivo de Carlos Correia, a nomeação de Baciro Djá como primeiro-ministro, decretada por José Mário Vaz, ocorre "fora do quadro legal e é inexistente" pelo que "o único Governo legítimo, ainda que em gestão", é o que foi demitido.

A equipa pede ainda aos cidadãos para, através de atos pacíficos, se solidarizarem com o Executivo e condena a violência perpetrada por forças de segurança contra civis em protesto na quinta-feira, da qual terão resultado 15 feridos - três dos quais deputados da Assembleia Nacional Popular.

O governo demitido responsabiliza o Presidente guineense e o chefe das Forças Armadas, o general Biaguê Nan Tan, pelos atos de violência dos soldados e ainda por um eventual agravamento da crise política no país.

Os membros do Executivo demitido ocupam desde quinta-feira o Palácio do Governo, em protesto, uma atitude condenada pela Liga Guineense dos Direitos Humanos que vê na ação uma tentativa de impedimento de funcionamento de um órgão de soberania.

Lusa/Conosaba

LIGA GUINEENSE DOS DIREITOS HUMANOS CRÍTICA PRESENÇA DE MILITARES (COMANDO MILITAR) NAS RUAS DE BISSAU




Bissau, 28 Mai (Conosaba) - A Liga Guineense dos Direitos Humanos criticou hoje a presença de soldados armados nalgumas ruas de Bissau e, ainda, o facto de estarem a impedir a livre circulação da população.

As restrições foram impostas desde a noite de quinta-feira, depois de algumas dezenas de pessoas terem protestado contra a decisão do Presidente da República, José Mário Vaz, de nomear um novo primeiro-ministro, Baciro Djá.

Os manifestantes juntaram-se à porta do PAIGC e atiraram pedras contra o Palácio Presidencial e queimaram pneus nas imediações, levando à evacuação de toda a área em redor da presidência.

Em conferência de imprensa, Augusto da Silva, presidente da organização, pede ao chefe de Estado guineense, José Mário Vaz, e à chefia das Forças Armadas, que suspendam o patrulhamento por militares.

Para a Liga Guineense dos Direitos Humanos "nada justifica" a presença nas ruas, uma vez que o país "não se encontra em estado de sítio ou de emergência", disse Augusto da Silva, dirigindo-se especificamente ao Presidente do país para lhe lembrar que qualquer ação do Estado deve ser enquadrada na lei.

"Não é esse o papel das Forças Armadas, a sua função é de assegurar a integridade territorial", observou o presidente da Liga, criticando a "exibição pública" de força como tentativa de "amedrontar os cidadãos", o que, disse, a sua organização não pode permitir.

Augusto da Silva alertou, também, para o "sequestro de militantes" do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), que estiveram impedidos de sair da sua sede entre quinta e sexta-feira.

A Lusa constatou que a circulação de pessoas e viaturas já é permitida em redor da Presidência.

O presidente da Liga criticou igualmente o facto de os membros do Governo demitido no dia 12 terem ocupado a sede do executivo desde quinta-feira.

Para a Liga, tal facto "é contrário à lei" por ser uma "tentativa de impedimento de funcionamento de um órgão de soberania".

Lusa/Conosaba




MINISTRO DA COMUNICAÇÃO SOCIAL DA GUINÉ-BISSAU DEMITIDO ACUSA JOSÉ MÁRIO VAZ DE PREPARAR DISSOLUÇÃO DO PARLAMENTO


“O que o Presidente quer é ter o controlo absoluto da situação no país e (…) de seguida vai dissolver o Parlamento e ter durante dois anos, até ao fim da legislatura, um Governo de gestão de iniciativa presidencial”, denunciou Regala a partir de Bissau.

O acesso à sede do PAIGC, próxima ao Palácio da República, também está bloqueado, o que obrigou os dirigentes do partido a reunirem-se noutro local.

O presidente do PAIGC Domingos Simões Pereira, que se encontra no Senegal, é aguardado a qualquer momento em Bissau.

Voa com Conosaba

BAN KI-MOON DIZ ESTAR PREOCUPADO COM SITUAÇÃO NA GUINÉ-BISSAU



O secretário-geral das Nações Unidas declarou estar “profundamente preocupado” com a situação política na Guiné-Bissau após a decisão do Presidente José Mário Vaz de nomear um novo primeiro-ministro.

Num comunicado divulgado nesta sexta-feira, 27, pelo gabinete do porta-voz de Ban Ki-moon, ele pede aos líderes políticos e seus simpatizantes que ajam de maneira responsável.

Neste particular, Ban Ki-moon recomendou o diálogo e pediu aos manifestantes que evitem actos de violência e uma escalada da situação.

Ban Ki-moon reiterou que a crise prolongada na Guiné-Bissau está a afectar o país e o bom funcionamento das instituições, além de minar os progressos e o desenvolvimento sócio-económico.

Por isso, ele apela os líderes a “acabarem com o impasse e a defenderem, de forma urgente, os interesses do povo da Guiné-Bissau com base na Constituição do país”.

O secretário-geral das Nações Unidas concluiu a nota elogiando o que chamou de “profissionalismo” das Forças Armadas nacionais no cumprimento dos deveres militares e pediu que continuem a agir de forma responsável.

Este posicionamento de Ban Ki-moon é divulgado horas depois de o Presidente da Guiné-Bissau ter dado posse a Baciro Djá como primeiro-ministro.

O Executivo de Carlos Correia demitido continua a ocupar o Palácio do Governo como “um acto de resistência democrática contra a ilegalidade do Presidente da República”, justificou à VOA o ex-ministro Agnelo Regala.

Há forças da Polícia Militar, da Guarda Nacional e da Polícia de Intervenção Rápida a protegerem o Palácio da República e o Palácio do Governo.

Voa com Conosaba

«CRISE/GUINÉ-BISSAU» OITO PESSOAS FERIDAS DURANTE PROTESTOS APÓS NOMEAÇÃO DE BACIRO DJÀ



Pelo menos oito pessoas ficaram feridas na noite desta quinta-feira, 26 de maio, em confrontos com a Polícia Militar junto a Praça dos Heróis Nacionais, durante a manifestação espontânea contra a nomeação de Baciro Djá ao cargo do primeiro-ministro.

Entre as pessoas vítimas da intervenção dos militares estão o deputado da Assembleia Nacional Popular Iafai Sani, Fernando Yalá e o Presidente da Comissão Política do Partido Africano da Independência da Guine e Cabo Verde (PAIGC) para região de Cacheu, Cipriano Fernandes Sá, igualmente Coordenador de Serviço Nacional de Fiscalização das Atividades de Pescas (FISCAP).

Alguns membros do Governo em gestão fizeram parte dos manifestantes, que entretanto passaram noite “barricados” no Palácio do Governo juntamente com alguns membros de formações políticas que “inconstitucional” o decreto que nomeia Baciro Dja novo chefe do Governo.

Para esta sexta-feira, o PAIGC apelou aos seus militantes para se concentrarem junto ao Palácio do Governo, que desde de ontem está sob proteção da Polícia de Intervenção Rápida e a Força de Alerta da Comunidade de Estados da África Ocidental para Bissau a (ECOMIB).

© e-Global/Conosaba

«OPINIÃO» DICAS PARA OS NOSSOS POLÍTICOS NA GUINÉ-BISSAU" - MALAM GOMES


MALAM GOMES


Mais uma opinião pessoal ou dicas para os políticos – juntam-se Frases e Pensamentos dos ideólogos, exemplos a seguir: 



Nelson Mandela, Martin Luther King Jr, Dalai Lama e Barak Obama. 

Quando Barak Obama nasceu os Negros não votavam nos EUA hoje é Presidente 


Temos que Educar os nossos filhos aliás os Jovens para terem a Amor a Família e a Pátria Mãe. 

ATENÇÃO – Fase decisivo de um ser humano é na infância se falharmos aqui falha tudo. 

Os Grandes africanos que deram início a luta de libertação do Continente – Todos foram assassinados pelos africanos com cumplicidades dos colonialistas, se levantassem hoje e ver a misérias dos Africanos e do Continente que é que iriam dizer os nossos atuais políticos vazios sem projetos e corruptos? 

A minha Amada Guiné – Bissau, queria perguntar a sua Ex. Presidente da República Dr. José Mário Vaz com nomeação do Dr. Baciro Djá a crise política que isola o país a quase um ano está resolvida? As condições de governabilidade estão asseguradas? 

Ex. Presidente da República Dr. José Mário Vaz - Não foi eleito com os votos de Todos os guineenses. Mas é Presidente de Todos os guineense e de Todo o país de Lês – a – Lês não só de uma parte. 

Declaro aqui que sou o seu admirador e apoiante incondicional. 

Dr. Baciro Dja com o seu governo vais conseguir fazer aquele que nenhum dirigentes do PAIGC fez ao povo e o pais a mais de que quarenta (40) anos? 

O mundo está em crise de valores e transformar-se em selva. 

Sociedade - O quê que podemos fazer? Com animais ferozes muito perigosos e soltos nas – Aldeias, Vilas e Cidades?! 

Em Todo Mundo - Cabe cada país fazer o trabalho de casa: 

Eliminar os mais perigosos no mínimo três (3) por ano, só assim é que podemos ir para frente, reduzir e poupar a vida dos inocentes, principalmente - Crianças e as mulheres. 

No nosso país GB uma pequena faísca acende logo o lume. Porquê? Porque, a constituição e as leis não são cumpridas e nem são respeitadas. A sociedade não cumpre as suas obrigações. As hierarquias não são respeitadas, Significa que as instituições não funcionam. Pior de tudo nomeação de alguns Membros do governo sem sentido porque e nem o país tinha as condições de equipar os seus gabinetes de trabalho, aliás nem tês as instalações e não faziam faltas. Mas recebem o taxo (os salários). É corrupção e é crime. 

É muito difícil enganar uma pessoa inteligente, sério e trabalhador, porque conhece todos os truques e manobras. 

Os (as) funcionários (as) devem respeitar o (a) Chefe da Repartição, o (a) Chefe de Repartição deve respeitar o (a) Diretor (a), o (a) Diretor (a) deve respeitar o (a) Secretário (a), de Estado, o (a) Secretário (a) de Estado deve respeitar o (a) Ministro o (a) Ministro (a) deve respeitar a sua Ex. o (a) Primeiro – ministro (a) e por último o (a) Primeiro – ministro (a) deve respeitar a sua Ex. o (a) Presidente da República – É o (a) Primeiro (a) Magistrado (a) da Nação e por inerência do cargo é o Comandante em Chefe das Forças Armadas. 

Vis versas – Quero eu dizer o respeito tem que ser mútua – Por exemplo a minha mulher, os meus filhos e netos (família Toda Respeitam-me), eu também tenho que os respeitar. Mas dentro da casa tem que ter alguém ditar os limites máximos. 

A inteligência é o carácter é um objectivo da verdadeira educação de um ser humano. É sempre a hora de fazer que é certo, dizer a verdade é o ato de coragem – Martin Luther King 


Disse o ditado popular – Aproveitamentos das oportunidades, manipulações, mentiras, promessas falsas, disse o que disse e falsidades – Têm pernas curtas. 

Na minha amada Guiné - Bissau o país, onde tudo são possíveis as instituições praticamente não funcionam se funcionassem maiorias não chegavam onde estão hoje em princípio vão continuar lá por muito tempo, fazer vidas negras pessoas sérias honestos que trabalham com seriedade. 

O Líder não deve ter medo, os seus poderes não pode e devem ser diminuídos, seja em que circunstâncias forem. E deve dizer sempre a verdade, tomar as decisões consensual que interessa a sociedade - Custa o que custar. 

Atenção - Deus que é deus, mas não pode agradar Todos. 

O Homem deve ter princípio e saber viver um dia da cada vez. Se queremos que o dia de amanhã seja a melhor de que de hoje, temos que trabalhar com a seriedade. 

Donde é que vem a riqueza e o respeito? Vem de trabalho sério de verdade e de respeito ao próximo. 

Sem respeito, trabalho sério, a verdade, confiança, regras bem definidas, não há investimentos, sem investimentos não há trabalho, sem trabalho não há dinheiro, sem dinheiro não poupanças, sem poupanças as instituições financeiras não podem ter o dinheiro para financiar as empresas e a famílias. 

O Estado - Não consegue controlar a sociedade, porque a força da segurança não conseguem manter as leis e a ordem. 

No Estado de direito - A Força da Segurança não admitem as alterações da Ordem Pública. Defendem manutenção das Leis a Ordem e tranquilidade pública – São equipadas com todos os meios e têm formações específicas e respeitam as hierarquias. 

Paradoxalmente a nossa Guiné - Bissau está habituado a convulsões políticas permanente sem fins a vista, mas não estávamos preparadas para ter situação de crise como esta que ainda está em curso - Automaticamente, está parado tudo ou quase tudo em particular na capital Bissau quase um ano. 

É Irresponsabilidades dos nossos políticos. 

Se o PR demitir o PM no país onde as leis e a constituição são respeitadas. É crise política sim - Mas de curto prazo? 

É verdade o país está parada há muito tempo de mais importa agir rapidamente. Mesmo assim, quem esperou já muito tempo, pode esperar mais uma semana é o custo do processo. 

Mas é preciso que os nossos políticos tenham as responsabilidades e vergonhas nas caras que os interesses pessoais e diferenças sejam postas de lado e resolvam os problemas da sociedade e do país de vez - Porque a Sociedade Guineense, Amigos da Guiné – Bissau e a Comunidade Internacional estão cansados com crê-las políticas dos nossos políticos sem ideias, propostas e projetos são corruptos. 

Seja como for a afastamento dos militares é o bom sinal, Porque a estabilidade política, corrupção e as instituições a funcionar meia gás é muito mais melhor de que a guerra. 

Relembram-se que a comunidade internacional recomendou que toda e quaisquer soluções a encontrar para a saída da crise se inspirasse na construção da República tendo em contas, portanto, os resultados das últimas eleições legislativas (Configuração parlamentar). 

Compreendo que em virtude das disposições constitucionais tenha tido a necessidade de cumprir um conjunto de formalidades como por exemplo, audição dos partidos políticos e o Conselho do Estado e os outros? Porquê que o PR está perder muito tempo pior de tudo - Anda perder tanto tempo a receber representantes da sociedade civil, representações diplomáticas, sindicatos etc. A constituição não lhe obrigava fazer tudo isso, o que importava era tomar as decisões certa e consensual na escolha do PM e resolver os problemas de vez, que já dura bastante tempo de mais. 

Perante isto, apetece-me fazer pergunta aos guineenses quem apoia a quem – A sua Ex. PR Dr. José Mário Vaz ou Ex-primeiro ministro e Presidente do PAIGC a sua Ex. Eng.º Domingos Simões Pereira - (Nestas matérias estamos divididos) - Este último perdeu todas as condições de governabilidade - DSP. 

Discursos e declarações antecipadas do comunicado ao país do PR - Não ajudou resolução dos problemas, os protagonistas somam alguns pontos. Mas as vezes obrigaram o Presidente da República alterar o teor de comunicação. 

O PAIGC – Não tem soluções para o país GB e é obstáculo para a sociedade, não se admite o partido que ganha as eleições legislativas com maioria absoluta (57%) e elege o Presidente da República da sua área política. E venham criar problemas destas naturezas até chegar este ponto e não conseguem resolver e paralisam o país quase um ano. 

No país tão pequeno e um do mais pobre de mundo que não tem petróleo e nem diamante é um Crime. 

Os Responsáveis de crises deviam ser julgados e se forem declarados culpados irem todos para as cadeias. Infelizmente não temos as Cadeias de altas seguranças com corrupção generalizadas no país são outros problemas. 

A mesa redonda que se fala que mobilizou em Bruxelas 1,5 mil milhões de dólares – Não é só para ajudar algumas pessoas, financiar negócios particulares, pagar os salários dos funcionários públicos e pôr luzes as pessoas em casa e nem é varinha mágica para resolver - Todos os nossos problemas. 

Esse dinheiro são frutos de trabalho dos trabalhadores dos outros países – caso concreto de Portugal são frutos do nosso trabalho, não caiu do Céu e nem nasceu no Solo. 

Relembram-se aos nossos políticos em particular o PAIGC desde independências do país a mais de que quarenta (40) anos não se vê nenhum investimentos público da parte do Estado nas infraestruturas do País de Lês – a – Lês. 

Aliás os nossos governantes não precisavam de grandes investimentos, porque havia infraestruturas deixados pelos colonialistas portugueses – Escolas, postos sanitários, hospitais e muitos quartéis que podiam ser aproveitadas para muitos serviços. Era simplesmente fazer pequenas obras de adaptação e equipar e manter as reparações e manutenções. 

Os dirigentes do PAIGC quando entraram ocuparam as casas, mandaram vir bons carros principalmente os Volvos, comprar bons fatos, bada – laicas, sapatos e arranjaram bons mulheres e roubaram-nos outras e fizeram muitos filhos. Alguns esqueceram de educar os filhos para terem amor a família e a Pátria Mãe – Na altura nós gritávamos em voz alto e bom som. 

Abaixo Volvos e viva máquinas de produção, a baixo fatos e bada – laicas e viva lompê – Mantenho esse comportamento. 

Hoje as pequenas infraestruturas e equipamentos que se vê no país real de Lês – a – Lês (algumas casas boas, escolas, postos sanitários). São investimentos das Associações Imigrantes e Populações, ONG, Cooperação dos países Amigos e algumas instituições internacionais. 

1 - Onde é que estão o dinheiro dos impostos que o Estado nos cobra? 2 - As nossas riquezas no Mar e na Terra? 3 - E Ajuda dos países amigos e instituições internacionais? 4 - As dívidas contraídas em nome do país? 5 - Onde é que puseram esse dinheiro? 6 - Onde é que foram investidos? 

Deixo seis perguntas no ar para os nossos políticos responderem. 

Que raios de governação são estas? Que políticos são estes? Chegou a ora de cidadãos comum automobilizados unir e pedirem os amigos da GB para podermos removerem - Jaulas de ferro instalados no país, que não fazem e nem deixam ninguém fazer nada para desenvolvimento do país e da sociedade - Só, só, e só olham para os seus interesses Pessoais, os seus negócios e interesse dos Amigos. 

O país e a sociedade para Eles não existem, só nos tempos das campanhas eleitorais. Enganam-nos o povo algumas pessoas com sacos de arroz, bocado de dinheiro, com telemóveis, alguns recebem até carros e bens de primeiras necessidades. 

Mas não é a ora de culpabilizar as pessoas e instituições é o tempo de responsabilizar as pessoas e as instituições. 

Muita gente no nosso país GB reclamam os direitos que julgam que tem e não tem. Alguns fazem acusações diretamente graves as pessoas sem ter as provas. Instituições judicias deviam acionar mecanismos legais, pedir as provas e responsabilizar as pessoas e as instituições. 

Democracia, Liberdade e desenvolvimento - Tem o custo incalculáveis - Se queremos, temos que financiar se for preciso com as nossas próprias vidas como os outros fizeram. 

Atenção - Na guerra ninguém ganha – NÓS Todos perdemos. 

A guerra dos dois elefantes no campo, quem sofre é capim. Quero eu dizer o que os nossos políticos fazem e contínua a fazer a sociedade e o nosso país (Guiné – Bissau) – Quem sofre com tudo isso é o país e a sociedade, (Pessoas e instituições) os nossos políticos estão sempre bem servidos não lhes faltam nada, Eles têm tudo e mais alguma coisa. Mesmo com o país parado e o povo a sofrer sem nada a funcionar Eles continuam ser bem servido ganhar e viver bem. 

Preciso de ajuda, não sei e precisava de alguém que soubesse para me ajudar – Estatutos da Sociedade civil (Sindicatos, ONG as Associações, as Cooperativas e até de Ligas dos Direitos Humanos dos Partidos e Movimentos Políticos – do País As Leis Vigentes e a Constituição - (Qual é que está em cima? ou qual é que é superior)?! É de Esses ou do País? 

Os guineenses são ingénuos, acreditam em tudo, se éramos prudentes, analisávamos e pensamos bem antes de acreditar, aceitar, apoiar os nossos políticos corruptos sem projetos de curto, médio e longo prazo e nem as ideias boas. 

Eles dizem-nos menos verdade, manipulam-nos, fazem intrigas, promessas falsas, discursos bonitos sem substância. Pior de tudo alguns fazem os discursos e criam os factos que não existem a pensarem nos cenários possíveis. 

No nosso país há falta de alternâncias políticas sérias, de cultura democrática, de responsabilidade e responsabilização e própria sociedade não está preparada. 

Nunca souberam de culpabilizar ou castigar alguns políticos incapazes, irresponsáveis, corruptos sem equipa e nem projetos para soluções do país. 

Quando ganham as eleições ou são nomeados pensam que os recursos do país são propriedade privadas e podem fazer tudo e esquecem que estão a gerir bens público que as leis e a constituição não lhes permitem fazer tudo. 

Fazem tudo em nome do Estado – Ameaçam pessoas, roubam pessoas, mandam agredir e matar as pessoas e violam as mulheres – Chegou a ora de responsabilizar o Estado. 

Não podemos construir outro mundo se temos ainda este com muitos problemas para se resolver – Quero eu dizer quem não tem capacidade para pôr o partido ou movimento política a funcionar, não pode governar o país ponto final e paragrafo. 

No nosso país GB - Os nossos políticos criam tempestade e depois ficam tristes quando começar a chover mas: 

NÓS - Sociedade guineenses somos muito pacíficos, mas temos pouca sorte e temos as dificuldades de encontrar os bons líderes – Líderes Carismáticos, esmagador maiorias dos nossos líderes não são líderes são sim (Chefes). Que não têm equipas, ideias, propostas e nem os projetos para o país e a sociedade. Só sabem enganar as pessoas com promessas falsas e truques. 

O verdadeiro Líder – Fala com pessoas, ouvem as pessoas, dialoga com pessoas, ajuda as pessoas resolverem os seus problemas, indicam caminhos limpos e certos, apresenta ideias, propostas para soluções dos problemas, faz pontos e criam (sucessores) futuros líderes - Não insulta as pessoas, não vira as costas, não expulsa e nem quer perder um simples simpatizantes, militante, principalmente os militantes que já deram provas os destacáveis. 

O Poder é um valor e devem ser partilhadas. 

A responsabilidade não – Esse tem que ser individual. 

Qualquer país para andar desenvolver e ir a frente – Os cidadãos têm que respeitar as leis, constituição e a sociedade. Ter um governo sólido, trabalhar com seriedade, transparência que significa fazer boa governação – Mas o governo tem que ser forte, oposição forte e a sociedade civil bem - Organizadas coordenadas e cada cidadão NÓS Todos dar as suas contribuições segundo as suas possibilidades. 

Atenção – A confiança não nos dispensa o controlo, um bom entendedor meias palavras chega. 

A democracia dita – O partido, movimento ou coligação que ganha ou ganharem as eleições governa ou governam e os que perderem fiscalizam ação do governo – Só fiscalizar quem governa é quem ganhou as eleições – Mas com transparências e ir de vez em quando ao parlamento apresentar as contas claras e não esconder nada. 

O quê que cada cidadão pode dar o país e não ao contrário. 

Crianças e jovens querem que os seus problemas sejam resolvidos hoje e não amanhã – GB estão a ser hipotecados. 

Não temos as dúvidas - Hoje os jovens têm mais formações académicas. Mas têm menos educação de base. 

O mundo está como está é porque há estruturas políticas a mais e técnicos a menos são problemas para a sociedade. 

Os Jovens esquecem que estamos no pleno século XXI – Há quarenta (40) anos atrás licenciatura em qualquer área automaticamente tínhamos emprego garantidos e estatutos especial na sociedade, hoje já não é bem assim. 

Os seis pontos que destrói os seres humanos e o mundo. 

1 – Fazer política sem princípio; 

2 – Prazer sem Compromissos; 

3 – Sabedoria sem carácter; 

4 – Fazer negócios sem moral; 

5 – Ciência – Não é dos cientistas são esforços colectivos Fazê-los sem humanidade não tem sentido - Não é real. 

6 – Não nos vale nada – Rezarmos ou fazer orações nas igrejas e nas mesquitas sem caridades e respeitar as vidas humana. 

O PAIGC – Não tem mais nada a dar e nem tem soluções para o nosso país (Guiné – Bissau). E é obstáculo para a nossa sociedade GUINEENSE. 

Ontem quem tinha as informações, tem o poder na mão, hoje já não é bem assim. 



Frases e Pensamentos de Nelson Mandela 

Parte superior do formulário 

Parte inferior do formulário 













Frases e Pensamentos de Martin Luther King Jr. 

» O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons. 

No final, não nos lembraremos das palavras dos nossos inimigos, mas do silêncio dos nossos amigos. 

» Se um homem não descobriu nada pelo qual morreria, não está pronto para viver. 
A verdadeira medida de um homem não se vê na forma como se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas em como se mantém em tempos de controvérsia e desafio. 

Aprendemos a voar como os pássaros e a nadar como os peixes, mas não aprendemos a conviver como irmãos. 

Se não puder voar, corra. Se não puder correr, ande. Se não puder andar, rasteje, mas continue em frente de qualquer jeito. 
O perdão é um catalisador que cria a ambiência necessária para uma nova partida, para um reinício. 

Eu tenho um sonho. O sonho de ver meus filhos julgados por sua personalidade, não pela cor de sua pele. 

O que me assusta não são as ações e os gritos das pessoas más, mas a indiferença e o silêncio das pessoas boas. 

Nossas vidas começam a terminar no dia em que permanecemos em silêncio sobre as coisas que importam. 

Temos de aprender a viver todos como irmãos ou morreremos todos como loucos. 
A injustiça num lugar qualquer é uma ameaça à justiça em todo o lugar. 
Uma das coisas importantes da não-violência é que não busca destruir o Inimigo ou pessoa, mas sim transformá-las em Amigo. 

Se queremos fazer paz com o Inimigo, temos que chamá-lo e trabalharmos juntos. 
Devemos construir diques de coragem para conter a correnteza do medo. 
O que vale não é o quanto se Vive, mas como se Vive. 

Eu tive muitas coisas que guardei em minhas mãos, e as perdi. Mas tudo o que eu guardei nas mãos de Deus, ainda possui. 

A inteligência é o carácter é um objectivo da verdadeira educação de um ser humano. É sempre a hora de fazer que é certo. 
Não permita que ninguém o faça descer tão baixo a ponto de você sentir ódio. 

A Liberdade jamais é dada pelo opressor Ela tem que ser conquistada. 
O Amor é a única força capaz de transformar um Inimigo em Amigo. M.L.King



Frases e pensamentos de - DALAI LAMA 

Nascimento: 6 de Julho de 1935 (80 anos) 

Biografia: Jetsun Jamphel Ngawang Lobsang Yeshe Tenzin Gyatso é um religioso tibetano, atual Dalai Lama (14º da linhagem), líder religioso do budismo TIBETANO. 

IDENTIKIT E DADOS PESSOAIS - Nome Tenzin Apelido Gyatso Apelido Dalai Lama Gênero masculino Profissão, filósofo, Prêmios XIV Dalai Lama, prémio Nob da paz de 1989 Signo do zodíaco Câncer “A arte de escutar é como uma luz que dissipa a escuridão da ignorância.”

Parte superior do formulário 

| Achada em HOMENS E MULHERES – SAIBA MAIS ESTA FRASE DALAI LAMA 

O que mais me surpreende na humanidade, são os "homens". Porque perdem a saúde para juntar dinheiro. Depois perdem dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem do presente de tal forma que acabam por não viver nem o presente nem o futuro. E vivem como se nunca fossem morrer... ... E morrem como se nunca 

“O maior juiz de seus atos deve ser você mesmo e não a sociedade.” 

“Desenvolver força, coragem e paz interior demanda tempo. Não espere resultados rápidos e imediatos, sob o pretexto de que decidiu mudar. Cada ação que você executa permite que essa decisão se torne efetiva dentro de seu coração.” 

“Case com alguém com quem você goste de conversar. Ao envelhecerem, suas aptidões de conversação serão tão importantes quanto qualquer outra coisa.” 

“Ame profunda e passionalmente. Você pode se machucar, mas é a única forma de viver o amor completamente.” 

“Fale devagar, mas pense com rapidez.” 

“Visto que nossa vida começa e termina com a necessidade de afeto e cuidados, não seria sensato praticarmos a compaixão e o amor ao próximo enquanto podemos?” 

“Quando alguém perguntar algo que você não quer responder, sorria e pergunte: Por que você quer saber?” 

“Reze. Há um poder imensurável nisso.” 

“Aprenda as regras e quebre algumas.” 

“Se a criança não receber a devida atenção, em geral, quando adulta, tem dificuldade de amar seus semelhantes.” 

“A vingança não vai resolver, não vai reduzir, não vai prevenir o mal e a violência, porque eles já aconteceram.” 

“Quando você tem sua mente humedecida com amor, você pode começar a meditar sobre a compaixão.” 

“Sem paz no nosso interior, sem calma no interior, é difícil encontrar uma paz duradoura.” 

“Julgue seu sucesso pelas coisas que você teve que renunciar para conseguir.” 

DALAI LAMA – LÍDER BUDISMO TIBETANO 14º DA LINHAGEM



BARAK OBAMA Barak Hussein Obama – Presidente dos EUA 

Podemos ter todos os dispositivos sofisticados e o WIFI do mundo não vão fazer diferença, se não tivermos bons professores nas salas de aulas. 


Barack Obama chegou à presidência dos Estados Unidos da América causando impacto. Vencedor do Prêmio Nobel da Paz, protestante, descendente de muçulmanos e primeiro negro presidente do país norte-americano, Barack Obama está fazendo história! 

Se ainda há alguém que duvida que os Estados Unidos sejam o lugar onde todas as coisas são possíveis, que ainda duvida que o sonho de nossos fundadores esteja vivo em nosso tempo, que ainda questiona o poder da nossa democracia, aqui está a resposta. 

Demorou muito tempo, mas nesta noite, a mudança chegou aos Estados Unidos. 

Eu não estaria aqui sem o apoio de minha melhor amiga (Michelle) nos últimos 16 anos. A rocha da milha família e o amor da minha vida. 

Nós sabemos que os desafios que o amanhã vai nos trazer são enormes: duas guerras, um planeta em perigo, a pior crise econômica em quase um século. O caminho vai ser longo e não atingiremos nossos objetivos em um ano, nem mesmo em um mandato. Mas eu nunca estive mais esperançoso de que estou esta noite. Eu prometo a vocês, nós, como povo, chegaremos lá. 

Sempre fomos e sempre seremos uma nação enorme. 

Esta é a nossa vez e estou agradecido por fazer parte dela. 

Eu não me oponho a todas as guerras. Eu me oponho às guerras estúpidas. 

Quem me deu o nome do meio, Hussein, obviamente não imaginava que um dia eu concorreria à Presidência. 

Vamos reconhecer o que nos une além das fronteiras e forma a força deste país abençoado. Vamos abraçar nossa história e nosso legado. 

Esta campanha não pode dizer respeito só a mim... Ela deve dizer respeito ao que podemos fazer juntos. 

A mudança não virá se esperarmos por outra pessoa ou outros tempos. Nós somos aqueles por quem estávamos esperando. Nós somos a mudança que procuramos. 

Os americanos ainda creem numa América onde tudo é possível. Mas eles acham que seus líderes não creem. 

A Al Qaeda ainda é uma ameaça. Não podemos fingir que, de alguma forma, por Barack Hussein Obama ter sido eleito presidente, de repente tudo vai ficar bem. 

Estas pessoas acreditaram que desta vez as coisas precisavam ser diferentes, que suas vozes poderiam fazer a diferença. A América mandou uma mensagem para o mundo de que não somos uma coleção de Estados azuis (democratas) ou vermelhos (republicanos). Nós somos, e sempre seremos, os Estados Unidos da América. 

Ele (McCain) enfrentou sacrifícios pelos Estados Unidos que a maioria de nós nem pode imaginar. Hoje estamos melhores por causa dos serviços prestados por este corajoso líder. Eu congratulo o senador McCain e a governadora Sarah Palin por tudo o que eles alcançaram e espero poder trabalhar junto com eles para renovar esta nação. 

Se não estivermos dispostos a pagar um preço por nossos valores, se não estivermos dispostos a fazer alguns sacrifícios para realizá-los, então deveríamos nos perguntar se realmente acreditamos neles. 

Eu estou tão superexposto. Estou fazendo a Paris Hilton parecer uma reclusa. 

Meu trabalho não é representar Washington para vocês, mas representar vocês. 

Nós fazemos uma política do cinismo ou uma política da esperança? 

Não vamos embalar uma guerra civil no mundo 

Temos uma história a contar que não é apenas contra alguma coisa, mas é por alguma coisa. 

Não existe uma América liberal e outra conservadora; existe os Estados Unidos da América. 

Ao enfrentar as situações impossíveis, as pessoas que amam o seu país podem mudá-lo. 

Eu estou nesta corrida não apenas para ter um escritório, mas para me juntar a vocês e transformar uma nação. 

A América e o Islam não são exclusivos e não precisam estar competindo entre si. Ao invés disso, os dois coincidem e compartilham princípios comuns de justiça e progresso, tolerância e a dignidade de todos os seres humanos. 

Um bom compromisso, uma boa legislação, é como uma boa sentença; ou uma boa peça musical. Todos sabem reconhecer. As pessoas dizem, ´Hmm, funciona, faz sentido´. 

Como a única potência nuclear que já se utilizou de uma arma nuclear, os EUA tem a responsabilidade moral de agir. 

BARAK OBAMA – PRESIDENTE DOS EUA