sábado, 31 de janeiro de 2015

BANCOS PORTUGUESES PESAM RISCOS DE INVESTIR EM ANGOLA


Bancos portugueses seguem o aviso do Banco Central Europeu (BCE) para pesarem o risco dos investimentos em Angola, no seguimento da exposição do Banco Espírito Santo (BES) à banca angolana. O BPI é o mais afetado.

O BCE, autoridade única de supervisão europeia, avisou os bancos portugueses a ponderarem decisões sobre investimentos em Angola, país com o qual têm uma relação histórica intensificada pelo seu potencial de crescimento dos últimos anos.

Recentemente, a Comissão Europeia publicou uma lista de 17 países terceiros com regulamentação e supervisão equivalentes às da União Europeia (UE). Angola não foi incluída nessa lista devido ao elevado risco que este mercado representa.

Dois dos bancos portugueses com capital angolano já reagiram à decisão. Depois da advertência, o Banco Português de Investimento (BPI), que passa a estar sujeito à aplicação do limite dos grandes riscos, garante que vai cumprir as orientações do BCE.

"Quando uma instituição não respeita o limite dos grandes ricos tem que apresentar às autoridades de supervisão um plano para passar a cumprir esse limite", lembra o administrador do BPI, Fernando Ulrich.

Segundo o responsável, o banco tem estado a trabalhar com o Single Supervisory Mechanism (SSM), o mecanismo de supervisão bancária do BCE, no plano de cumprimento desse limite e no calendário para cumpri-lo.

BPI readapta-se às novas regras

De acordo com Fernando Ulrich, caberá ao BPI readaptar-se às novas regras. O administrador sublinha que o Banco de Fomento de Angola (BFA), no qual detém 50,1%, é um projeto "absolutamente extraordinário", que deve seguir o seu caminho.

O BFA, que além do BPI tem um acionista angolano, a UNITEL, que detém 49,9%, está sujeito às regras de supervisão e à lei angolanas. Por isso, "não é afetado pela regulação europeia, quem é afetado é o BPI", explicou Fernando Ulrich.

O presidente do BPI falou sobre estas questões durante uma conferência de imprensa, na quinta-feira (29.01), para apresentação dos resultados de 2014. Em dezembro último, o BPI reagiu através de um extenso comunicado à decisão da Comissão Europeia, explicando o impacto da não inclusão de Angola na lista de países terceiros com regulamento e supervisão equivalentes às regras da UE.

Antes, para o Banco de Portugal, Angola era exceção. Considerava que os investimentos dos bancos portugueses tinham um risco equiparável aos da Alemanha ou da Inglaterra. Com a supervisão única européia iniciada em novembro de 2014, o BCE mudou as regras.

Reduzir exposição

Segundo a jornalista de economia Maria João Gago, não se trata de uma posição apenas em relação a Angola, mas também a outros países importantes para outros mercados. "Em Portugal, esta questão é importante porque Angola é um mercado muito importante para os bancos nacionais", sublinha.

"O caso mais gritante é o do BPI, que terá de reduzir essa exposição", tendo em conta a sua dimensão e "o peso grande que a operação em Angola tem no BPI como um todo", sublinha Maria João Gago.

Também é preciso ter em conta que "passa a haver uma ponderação maior no risco dos investimentos angolanos, tanto na própria presença bancária como no peso da carteira de dívida pública angolana", explica.

É provável que as medidas que o BPI terá de tomar sejam no sentido da redução do peso de Angola no seu balanço, seja vendendo uma parte da sua participação maioritária no BFA, seja, por exemplo, comprando o Novo Banco, uma alternativa que está igualmente em cima da mesa.

"Independentemente de ganhar dimensão ou não, o BPI vai ter de reduzir a sua carteira de dívida pública angolana", precisa a autora do livro sobre o fim do império de Ricardo Salgado, do BES.

BCP menos exposto

O Millennium BCP, também com capital angolano – e que apresenta resultados na próxima segunda-feira (02.02) –, não quis antecipar à DW África qualquer consideração a este propósito.

De acordo com um comunicado da instituição, o banco tomou as devidas providências, apesar de não estar tão exposto aos riscos do mercado angolano.

Segundo Maria João Gago, o Millenium BCP, "que tem uma dimensão relativa face à sua dimensão total menor, não tem de mudar nada em relação à sua operação angolana". De acordo com a jornalista, o mesmo aplica-se a outras instituições portuguesas que controlam bancos em Angola.

A Associação Portuguesa de Bancos não quis tecer qualquer comentário a este respeito. A propósito de riscos, o setor bancário português está atento e, de certo modo apreensivo, face ao impacto da queda do preço do petróleo na economia angolana.

ONU ALERTA PARA DESAFIOS NA RELAÇÃO ENTRE PRESIDENTE DA REPÚBLICA, GOVERNO DA GUINÉ-BISSAU E O PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL POPULAR


Nova Iorque - O último relatório do secretário-geral da ONU sobre a Guiné-Bissau, que o Conselho de Segurança discute a 5 de Fevereiro, considera "essencial" a relação entre Presidente José Mário Vaz e o primeiro-ministro Domingos Simões Pereira e indica alguns desafios.

"Uma relação construtiva entre o Presidente, o primeiro-ministro e o presidente da Assembleia Nacional continuará a ser essencial enquanto se levam por diante as reformas necessárias", indica o relatório.


O mesmo documento acrescenta que "o potencial de recuo para a instabilidade e inconstitucionalidade permanecerá alto enquanto as causas de raiz continuarem por resolver", sublinha o documento.

"Desde a independência, em 1974, o país nunca viu um governo terminar o seu mandato", lembra.

O documento, consultado pela Lusa, refere que "o governo mostrou uma forte vontade política e, fazendo-o, já encontra alguns sinais de resistência."

A ONU acredita que a maior ameaça é "um recuo no consenso político dentro do governo e uma exacerbação das tensões entre os principais líderes políticos".

Estas conclusões são conhecidas depois das notícias que dão conta de um mal-estar entre o primeiro-ministro guineense e o Presidente do país.

Domingos Simões Pereira admitiu esta semana a "falta de alguma concertação" num país que está a sair de uma situação "terrivelmente difícil".

"É preciso compreender que a Guiné-Bissau está a sair de uma situação terrivelmente difícil, há muitos interesses em presença, os partidos políticos estão numa recomposição interna, o jogo político não está totalmente clarificado e compreendo que tudo isso não é muito fácil para o Presidente, nem para mim. Mas acredito que vamos conseguir um consenso que o povo guineense não só pede”, enfatizou.

portalangop

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

'NÃO CONFIO NA POLÍTICA DOS ESTADOS UNIDOS', DIZ FIDEL CASTRO


Fidel Castro fez sua primeira declaração sobre a reaproximação de Cuba com os EUA, apoiando uma solução pacífica para o conflito entre os dois países.

Na carta, lida pelo presidente da Federação Estudantil Universitária (FEU), Randy Perdomo, o líder revolucionário de Cuba sublinha "a exemplar conduta do nosso povo". "Defender a paz é um dever de todos. Qualquer solução pacífica e negociada dos problemas entre os Estados Unidos e os povos ou qualquer povo da América Latina, que não implicar a força ou o emprego da força, deverá ser tratada de acordo aos princípios e normas internacionais", comentou Castro.

"Defenderemos sempre a cooperação e a amizade com todos os povos do mundo e entre eles os dos nossos adversários políticos. É algo que estamos reclamando para todos", frisou o comandante.

Falando do processo de reaproximação, acrescentou que "o presidente da Cuba [Raúl Castro, irmão de Fidel] tem realizado passos pertinentes de acordo com as suas prerrogativas e poderes concedidos pela Assembleia Nacional e o Partido Comunista da Cuba".

O evento na UH foi organizado para celebrar os 70 anos do ingresso de Fidel Castro "nesta querida e prestigiosa instituição", que naquela época "era a única que havia na Cuba".

No seu discurso, Castro reiterou a sua admiração pela doutrina de Marx e Lenin, dois "gênios da ação revolucionária".

Lembrou também que "a saudação pessoal dos presidentes de Cuba e dos Estados Unidos produziu-se nos funerais de Nelson Mandela, insigne e exemplar combatente contra o apartheid, que tinha uma amizade com Obama".

Além do discurso de Fidel Castro, durante o evento na universidade foram entregues placas comemorativas do 280º aniversário da UH aos "cinco heróis" - cinco cubanos ex-prisioneiros nos EUA, também chamados de "Miami Five" ("Os Cinco de Miami"): Gerardo Hernández, Ramón Laba­ñino, Antonio Guerrero, Fernando González e René González. Eles receberam também um reconhecimento das mãos do reitor da UH.
cartamaior

INAUGURADA PRIMEIRA PRAÇA COM INTERNET DE ACESSO LIVRE NA CAPITAL DA GUINÉ-BISSAU


LUSA 30 de Janeiro de 2015, às 16:08

O presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, inaugurou hoje a primeira praça com acesso livre à Internet, uma das promessas eleitorais de Domingos Simões Pereira, atual primeiro-ministro.

A praça Titina Silá, heroína da luta pela independência do país, cujo 42.º aniversário da morte é hoje assinalado, situa-se no coração de Bissau, frente ao principal liceu do país e por detrás da embaixada de Portugal.

A partir de hoje é possível ali ter acesso a Internet sem fios, num local que passa a ter iluminação, um jardim arranjado e onde se pode contemplar uma estátua.

A praça foi ornamentada, os lancis recuperados e o jardim passa a estar relvado.

Foram colocados 11 bancos em cimento, sete postos de iluminação solar e a estrada foi pavimentada, que se destaca face à maioria das vias de acesso de Bissau.

As casas em redor, bem como a fachada do liceu, foram pintadas.

A obra foi feita com dinheiro mobilizado pela Câmara Municipal de Bissau e os postos de iluminação solar foram disponibilizados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Uma empresa portuguesa forneceu a brita utilizada para a ornamentação da praça.

Adriano Ferreira, presidente da Câmara de Bissau, disse à agência Lusa que a edilidade aposta em recuperar "todos os jardins que existiam" antes da independência do país, mas que se encontram degradados por falta de tratamento.

Depois da praça Titina Silá, a edilidade vai avançar para recuperação do jardim situado junto à sede do Instituto de Meteorologia, seguindo-se a praça Mártires de Pindjiguiti, junto à Radio Nacional e assim sucessivamente, declarou o presidente da instituição.

"Queremos devolver a Bissau o rosto que tinha no passado, começando pelas praças e jardins", disse à Lusa, Vítor Barros, diretor do gabinete do presidente da Câmara.

O Presidente da República, José Mário Vaz, no seu discurso de homenagem à heroína Titina Silá, aproveitou para felicitar o governo e a câmara pelo "passo dado rumo ao progresso" com a inauguração de uma praça com acesso livre à Internet.

"BISSAU ERA COLONIAL"



COMANDANTE DAS FORÇAS ARMADAS SÃO-TOMENSES COLOCA LUGAR À DISPOSIÇÃO



O chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas são-tomenses anunciou hoje que vai colocar o cargo à disposição, na sequência do escândalo do espancamento de um civil na parada do quartel-general.

O anúncio foi feito pelo porta-voz do Conselho Superior de Defesa Nacional (CSDN), coronel João Quaresma Bexigas, no final de mais uma reunião deste órgão destinada para debater o escândalo.

"Na sequência das discussões de hoje, fomos informados pelo senho brigadeiro Justino Lima que iria colocar o seu lugar à disposição", disse o porta-voz.

Questionado sobre a data em que o cargo será efetivamente colocado à disposição, o porta-voz respondeu: "Isso só dependerá do brigadeiro", acrescentando que o governo "aceitou essa posição".

Justino Lima, nomeado para o cargo em finais de fevereiro de 2014, está envolvido, juntamente com outros oficiais do exército, num caso de espancamento de um delinquente, Abidu Nagi na parada do quartel-general do Exército e cujas imagens foram colocadas nas redes sociais.

O caso aconteceu a 08 de setembro do ano passado e há cerca de duas semanas foram divulgadas nas redes sociais.

O ato foi considerado como "um incidente muito grave" pelo ministro da Defesa e do Mar, Carlos Stock, tendo o primeiro-ministro Patrice Trovoada pedido ao Presidente da República, Manuel Pinto da Costa, a convocação com caracter de urgência de uma reunião do CSDN.

A primeira reunião deste órgão, que decorreu na passada segunda-feira, foi inconclusiva.

noticiasaominuto

«30 DE JANEIRO» DIA DA MULHER GUINEENSE


30 DE JANEIRO DE 2015- 1973. PASSARAM 42 ANOS DE DESAPARECIMENTO DA GRANDE HEROÍNA NACIONAL DA GUINÉ-BISSAU, ERNESTINA SILA, MAS CONHECIDA POR "TITINA SILA". NASCEU 1 DE ABRIL DE 1943 EM CADIQUE, REGIÃO DE TOMBALI.




Carmen Pereira, Titina Sila e Francisca Pereira na Antiga União Soviética (Kiev) 

(Fotos da Odete Sila)

«PORTUGAL» CÂNDIDA ALMEIDA "SURPREENDIDA" COM PRISÃO DE JOSÉ SÓCRATES


A ex-diretora do Departamento Central de Investigação e Ação Penal confessou ter ficado “surpreendida” por José Sócrates ter sido detido. As declarações foram feitas no programa ‘Conversas com Vida’ do Económico TV.

Cândida Almeida foi a diretora do Departamento Central de Investigação e Ação Penal até 2013, altura em que foi substituída por Amadeu Guerra.

Convidada do programa do Económico TV, a magistrada disse ter ficado “surpreendida” com a prisão de José Sócrates por duas razões: “por ser um ex-primeiro-ministro” e porque nas investigações que levou a cabo não encontrou “indícios dos crimes que agora lhe são imputados”.

Ainda assim, Cândida Almeida optou por não comentar a medida de coação aplicada ao antigo líder do PS “por respeito” aos procuradores envolvidos no processo, não tendo tecido também qualquer comentário sobre a forma como a detenção – no aeroporto de Lisboa à chegada de Paris – foi levada a cabo.

Recorde-se que José Sócrates foi detido em novembro assim que chegou ao aeroporto de Lisboa proveniente de Paris, tendo ficado em prisão preventiva por sobre si recaírem suspeitas de branqueamento de capitais, fraude fiscal e corrupção.

noticiasaominuto

SEGUNDO VICE-PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO DE FUTEBOL DA GUINÉ-BISSAU, CARLOS MENDES TEIXEIRA, AFIRMA QUE O CAMPEONATO DE FUTEBOL DA GUINÉ-BISSAU COMEÇA ESTE FIM-DE-SEMANA SEM FALTA



Lusa

A primeira jornada:

Bijagós - Bula FC.

CF Balantas de Mansoa - Estrela Negra de Bissau. 

Bolama - Sporting da Guiné-Bissau.

FC Cuntum - Portos da Guiné-Bissau.

UDIB - Benfica de Bissau.

Sporting Bafatá - FC Canchungo.

São Domingos - Bambadinca FC.

 

«FUNÇÃO PÚBLICA EM BISSAU» "A REFORMA É PARA ACABAR COM BUROCRACIA, LETARGIA E CORRUPÇÃO", DISSE NELSON BELO


Bissau, 30 Jan 15 (ANG) - O ministro da Função Publica e Reforma Administrativa justificou a necessidade da implementação das reformas no sector para por cobro a “burocracia, letargia e corrupção reinantes no aparelho estatal, e torná-lo mais célere, eficiente e eficaz.

A justificação de Nelson Belo foi prestada à revista “Nô Administração”, uma publicação deste ministério, cuja edição de janeiro acaba de ser colocada nas bancas.

Belo disse que a reforma vai ainda evitar problemas como o “desleixo, o absentismo, a falta de ética e a impunidade”.

O ministro explicou que a reforma visa ainda modernizar os serviços por forma a torná-los mais rápidos, capazes de fazer prestações de qualidade e estar mais perto do cidadão, contribuindo assim para o combate a delapidação do erário público.

Nelson Belo afirmou que a presente situação na administração pública exige pessoas com qualidades capazes de responder aos desafios do mundo globalizado, por isso, “a reforma constitui um processo indispensável para modernizar todo o sistema do funcionamento da administração pública”.

Por essa razão, segundo o ministro, não existe alternativas a não ser seguir o caminho da reforma.

No quadro das novas medidas a implementar, o ministro informou que esta em vista a introdução do sistema de avaliação que ira permitir que cada servidor de Estado tenha a capacidade de ser mais produtivo e atingir as metas preconizadas.

Para concretizar o processo, Nelson Belo disse ter todo o apoio do elenco governamental e do próprio chefe do executivo para facilitar as mudanças.

“Sei que cada processo requerer resistências, mas esta será vencida pela própria conjuntura”, afirmou tendo referido ao facto dos cidadãos estarem interessados em acompanhar o ritmo da mudança capaz de criar nova mentalidade em relação ao tratamento do bem público.

Em relação aos benefícios explicou que o processo irá criar condições para que o Estado possa identificar os encargos que é possível suportar e conhecer o número dos funcionários públicos.

Afirmou que as estruturas do Estado devem ser adoptadas de sistemas orgânicos de funcionamento que permitirão a identificação do número de postos e vagas existentes em cada departamento, contribuindo na gestão dos recursos humanos da administração pública.

Quanto ao aumento salarial que funcionários têm vindo a reclamar Nelson Belo respondeu que a questão precisa de tempo, porque neste momento o Estado desconhece o número real do seu efectivo, devido a interrupção do processo em 2012.

“O governo já tomou medidas que visam estabelecer uma certa justiça no tratamento dos funcionários públicos para que quando atingirem a idade limite possam ter uma reforma condigna”, concluiu.

ETIÓPIA: UNIÃO AFRICANA QUER FORÇA DE SETE MIL E 500 HOMENS CONTRA BOKO HARAM

PRESIDENTE DA COMISSÃO DA UNIÃO AFRICANA (UA), NKOSAZANA DLAMINI ZUMA

Addis Abeba - A União Africana (UA) pediu, nesta sexta-feira, o aumento da força regional para sete mil e 500 homens a fim de pôr fim aos abusos "espantosos" cometidos pelos insurgentes islâmicos nigerianos do Boko Haram.

"Os abusos espantosos do Boko Haram, a sua crueldade indizível, o seu desprezo total pelas vidas humanas, são destruições de bens totalmente gratuitas, que não têm igual", denunciou a presidente da Comissão da UA, Nkosazana Dlamini Zuma.

"Em consequência, recomendou-se que os países da região sejam autorizados a aumentar a Força Multinacional para sete mil e 500 homens", continuou Zuma, na nota divulgada após uma reunião, quinta-feira à tarde, do Conselho para a Paz e a Segurança da organização, antes da cimeira da UA, que acontece nesta sexta-feira em Addis Abeba.

O Boko Haram assumiu o controlo de grandes territórios no nordeste da Nigéria e multiplica as suas incursões no Camarões e nas proximidades do Tchad e do Níger.

Uma cooperação militar foi decidida no final de 2014 pelos países-membros da Comissão da Bacia do lago Tchad (Camarões, Níger, Nigéria e Tchad).

Essa força, composta por cerca de 700 homens de cada país, além do Benin, tem dificuldades para actuar, devido a divergências entre Lagos e os vizinhos.

portalangop.co

ROBERT MUGABE NOMEADO PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DA UNIÃO AFRICANA

PRESIDENTE ROBERT MUGABE, LÍDER DA UA
Addis Abeba - O presidente zimbabweano Robert Mugabe, o mais antigo chefe de Estado africano em exercício, foi nomeado nesta sexta-feira, para a presidência rotativa da União Africana (UA), constatou um jornalista da AFP.

Robert Mugabe, de quase 91 anos, no poder desde a independência do seu país em 1980, trocou um aperto de mão com o seu predecessor, o mauritaniano Mohamed Ould Abdel Aziz sob aplausos dos seus pares.

"Aceito humildemente a vossa decisão colectiva, plenamente consciente da grande responsabilidade que implica", disse, assumindo a presidência rotativa da União Africana por um ano.

Mugabe, herói da libertação nacional no Zimbabwe e que surge como campeão do Pan-Africanismo.

Considerado de pária pelos países ocidentais, o chefe de Estado do Zimbabwe é objecto desde 2002, de sanções europeias e americanas, incluindo a proibição de viajar para os seus países.

No ano passado, um convite especial foi concedido a ele para lhe permitir participar na Cimeira UE- África, organizado, em Bruxelas. Foi ele que havia decidido boicotar a reunião.

portalangop

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

LANÇAMENTO DO SITE DO SPORT BISSAU E BENFICA



A Direcção do Sport Bissau e Benfica anuncia oficialmente o lançamento do site do clube http://sbbenfica.com e convida todos os amantes de desporto a visitar a nossa casa virtual.

É uma honra para nós ser o primeiro clube guineense a ter um site próprio.

Como preâmbulo aqui fica a mensagem do nosso Presidente:

Sejam todos benvindos ao nosso site.

O nosso projecto cresce, dia após dia, para a nossa Direcção é mais uma realização das muitas que já conseguimos e das imensas que queremos conquistar. Sabemos que o caminho faz-se caminhando, estamos a trabalhar em prol do nosso Clube, em prol do nosso País e da nossa Sociedade. 

Queremos contribuir para o desenvolvimento do futebol guineense, estamos a trabalhar para ajudar o desenvolvimento da nossa juventude, para que cresçam praticando desporto e que tenham acesso a uma educação cada vez melhor.

Temos consciência de que o Estado não pode fazer tudo sozinho, não queremos atingir somente os benfiquistas, queremos abrir o nosso clube à sociedade, aos guineenses de todas as tendências clubísticas e estratos sociais.

Prometemos, como sempre, trabalho e dedicação, queremos contar com todos, para tornarmos juntos, este projecto ganhador.

Até sempre e para sempre...

O Vosso Amigo 

Sérgio Marques

INFORMAÇÃO


Associação dos Imigrantes Guineenses de Moita e Amigos Margem Sul (AIGAST) e a Federação  das Associações guineenses  levarão acabo  no próximo dia 31 de Janeiro  na Margem Sul no anfiteatro da  Escola Secundária Bx B. no Vale da Amoreira pelas 15h:00 O COLÓQUIO  SOBRE OS 42 ANOS DO DESAPARECIMENTO FÍSICO  DO NOSSO FUNDADADOR DAS NACIONALIDADES DA GUINÉ E CABO-VERDE.

PROGRAMA
14h 30 - Receção dos convidados
15 h:00 - Abertura do Evento
 Diretor da Escola da Escola Secundária Baixa Banheira
Dr. José Barata Lourenço
Presidente da União das Freguesias Baixa da Banheira Vale da Amoreira
Sr. Nuno Cavaco
Intervenção do Representante da Federação  das Associações Guineenses  em Portugal
Eng.º. Arnaldo Afonso da Costa
Intervenção do Presidente da AIGAST
Dr. Eduardo Monteiro

15h 30 - Apresentação  dos painéis, os conferencistas

Dr. Ernesto Dabó: O CABRALISMO NO CONTEXTO ACTUAL

Dr. LUÍS VICENTE:   A REINVENÇÃO DA  GOVERNABILIDADE E EQUILIBRIO DO PODER

Moderadora: Dra. Amélia Costa Injai

16h 00  – Debate

17h e 30 - Encerramento


Obs: Para as pessoas de Lisboa ou Norte do Tejo  teremos autocarro  que partirá do Campo Grande as 14.00 h  irá de propósito  transportar todas as pessoas que queira participar no evento e retorna-los a procedência.

«VISITA» MICHELLE OBAMA IGNORADA NA ARÁBIA SAUDITA


Michelle Obama decidiu que não queria tapar a cabeça com um véu, como é tradição na Arábia Saudita, e foi ignorada por membros de uma delegação masculina que desfilou à sua frente sem lhe apertar a mão, conta a People.

A primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, foi ignorada durante um evento no palácio real, na Arábia Saudita, por não se apresentar com a cabeça coberta com um véu.

Em visita à Arábia Saudita, Michelle Obama recusou-se a usar o véu na cabeça como é costume, uma decisão que envolveu também os restantes elementos femininos dda comitiva norte-americana.

A decisão gerou enorme polémica e esta quinta-feira durante um evento oficial em que membros de uma delegação masculina passaram à sua frente sem lhe apertar a mão.

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE COM A MAIOR SUBIDA DO ÍNDICE DE LIBERDADE ECONÓMICA DENTRO DA CPLP


São Tomé e Príncipe detém a maior subida do Índice de Liberdade Económica 2015, com um progresso de 4,5%, mas ainda faz parte das economias "maioritariamente não livres", ocupando a 136.ª posição no ranking.
Lusa

PRIMEIRO-MINISTRO MOÇAMBICANO PEDE À RENAMO FIM DE DISCURSOS SOBRE DIVISÃO DO PAÍS


O primeiro-ministro de Moçambique, Carlos Agostinho do Rosário, pediu hoje à Renamo que pare os seus discursos sobre a divisão do país e desafiou os deputados do maior partido de oposição a tomarem os seus lugares no parlamento.

PORTUGAL RETOMA BOLSAS PARA ALUNOS DO ENSINO SECUNDÁRIO DA GUINÉ-BISSAU


Portugal vai retomar este ano um programa de bolsas de estudo para que jovens da Guiné-Bissau possam estudar no ensino secundário em Portugal, adiantou à Lusa o embaixador português na capital guineense, António Leão Rocha.

"Ao nível do ensino secundário houve um interregno [na atribuição de apoios] e agora vamos retomar o programa com 60 bolsas" para o próximo ano letivo, 2015/16, referiu o diplomata, em entrevista a agência Lusa.

O programa ficou suspenso depois do corte de relações entre os dois países devido ao golpe de estado de abril de 2012.

O relacionamento voltou à normalidade com a eleição de novas autoridades, no último ano.

Ao longo daquele período manteve-se apenas a atribuição de bolsas para o ensino superior, com nove alunos apoiados em 2014 - quatro dos quais vão beneficiar este ano de renovação de bolsa a juntar a outras 12 novas, por entregar.

António Leão Rocha apresentou cartas credenciais ao Presidente da República da Guiné-Bissau a 05 de dezembro (apesar de estar em funções diplomáticas no país desde abril de 2014) e na primeira entrevista como embaixador mostrou-se confiante na "estabilidade politica" conquistada no país.

Portugal está a apoiar as novas autoridades com um programa a seis meses para atender "às prioridades de curto prazo na saúde, educação e desenvolvimento rural" e em breve começará a ser preparado um "plano estratégico de cooperação a três anos".

Além do entendimento entre os dois governos, o diplomata acredita que ao nível na iniciativa privada, em 2015, haverá missões empresariais portuguesas em solo guineense - depois de em 2014 ter sido cancelada uma das visitas anunciadas por causa de a TAP não ter retomado os voos para Bissau.

A ligação aérea foi suspensa em dezembro de 2013 quando as autoridades guineenses do período de transição (nomeadas depois do golpe de 2012) obrigaram a tripulação a levar cerca de 70 passageiros ilegais para Lisboa.

No último ano, após eleições na Guiné-Bissau, os governos dos dois países chegaram a acordo sobre novas condições de segurança, a TAP anunciou que os voos recomeçavam em outubro, mas comunicou depois que não havia condições para os retomar, sem dar mais explicações.

"Sabemos que haverá dificuldades da TAP em cobrir os voos", mas "também não recebi explicações", disse António Leão Rocha.

De qualquer forma, o diplomata acredita que a ligação será retomada: "espero que sim, é a expetativa que todos temos, inclusive o governo de Portugal".

Nos planos para 2015, o novo embaixador pretende dinamizar o Centro Cultural Português em Bissau, depois de um período com poucas atividades no cartaz cultural aberto ao público.

Segundo António Leão Rocha, a situação acabou por ser reflexo do afastamento entre os dois países a seguir ao golpe de 2012, mas neste ano o espaço vai conhecer "uma nova dinâmica", concluiu.

rtp.pt

NO PRIMEIRO DIA, GOVERNO GREGO CANCELA PRIVATIZAÇÕES


Energia, portos e aeroportos não serão privatizados como mandava a Troika, e o governo fornecerá energia gratuita a 300 mil famílias que não podem pagar.

O novo ministro da Energia da Grécia, Panagiotis Lafazanis, anunciou esta quarta-feira que vão ser cancelados os planos de privatização da Empresa Pública de Energia (DEH, sigla em grego), da qual o Estado grego ainda é o acionista maioritário.

Energia gratuita a 300 mil lares A chamada “liberalização do mercado energético” foi uma das condições impostas pela troika à Grécia. O governo anterior tinha aprovado legislação para vender 30% da empresa aos grupos privados, mas o Syriza prometera durante a campanha cancelar esse e outros planos de privatização. A promessa está assim a ser cumprida no primeiro dia do governo liderado por Alexis Tsipras.

Lafazanis disse ainda que a eletricidade e o gás natural são muito caros na Grécia e não ajudam os cidadãos, anunciando que o governo vai preparar um novo plano para a energética. Para já, disse o ministro, o governo irá fornecer energia gratuita a 300 mil lares de famílias que viram o fornecimento cortado por não conseguirem pagar as contas.

Porto do Pireu também não será privatizado

Também a privatização do porto do Pireu, o maior da Grécia, foi suspensa. O governo anterior estava a vender 67% da Autoridade Portuária do Pireu ao Grupo Cosco (chinês). “O negócio com o Cosco será revisto em benefício do povo grego”, disse o vice-ministro Thodoris Dritsas, esclarecendo que o caráter público do porto do Pireu será mantido.

Também o ministro adjunto para a Infraestrutura, Christos Spirtzis, anunciou o cancelamento da privatização de infraestrutuas, como os aeroportos. Entre outras medidas, o governo anterior previra a privatização de 14 aeroportos regionais e a venda de milhares de hectares do antigo aeroporto de Atenas.

cartamaior

CAMPEONATOS NA GUINÉ-BISSAU ARRANCAM ESTE FIM DE SEMANA




No novo formato, 14 equipas farão parte da primeira divisão e 25 da segunda.

Por SAPO Desporto sapodesporto@sapo.pt

Os campeonatos de futebol da Guiné-Bissau têm arranque agendado para este fim de semana, disse hoje à Lusa o segundo vice-presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau, Carlos Mendes Teixeira.

No novo formato, 14 equipas farão parte da primeira divisão e 25 da segunda, que será dividida em três séries, desaparecendo a terceira divisão, num formato decidido no último congresso da federação, realizado no princípio deste mês.

Até aqui, a primeira divisão comportava 10 clubes e a segunda 12, enquanto a terceira divisão era disputada por 15 clubes.

O grosso dos clubes do último escalão transitam para a segunda divisão, referiu Carlos Teixeira, dirigente da federação responsável pela pasta do futebol, devendo as zonas norte e sul comportarem oito equipas, enquanto a centro terá nove formações.

Como atrativo para a nova época, Carlos Teixeira disse que a federação está a trabalhar no sentido de proporcionar jogos no período da noite, desde que o governo disponibilize apoios nesse sentido.

A federação aguarda o desbloqueamento da subvenção anual por parte do governo e espera também por uma resposta sobre o pedido de ajuda financeira para policiamento dos jogos, sem que os clubes paguem.

"Com estes apoios do governo, seguramente que vamos ter um campeonato competitivo e atrativo", concluiu.

A federação foi ainda mandatada para passar a organizar os campeonatos das primeira e segunda divisões de futebol feminino e dos escalões de formação (juniores e juvenis), competência que estava entregue à Liga Guineense de Clubes de Futebol desde 2008.

A primeira jornada:

Bijagós - Bula FC.

CF Balantas de Mansoa - Estrela Negra de Bissau. 

Bolama - Sporting da Guiné-Bissau.

FC Cuntum - Portos da Guiné-Bissau.

UDIB - Benfica de Bissau.

Sporting Bafatá - FC Canchungo.

São Domingos - Bambadinca FC.


GOVERNO DA GUINÉ-BISSAU PREPARA TÉCNICOS PARA TRABALHAR NA ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS


Bissau - O Governo da Guiné-Bissau está a preparar 17 técnicos que vão passar a trabalhar com equipamentos fornecidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (UNESCO) para alfabetização formal de adultos, noticiou a Lusa.

Policarpo Lopes, responsável nacional da UNESCO, disse que os técnicos do Ministério da Educação estão a ser treinados por dois especialistas senegaleses para utilização de um equipamento denominado "Kit Sankoré" que consiste num computador portátil, um vídeo projector, uma caneta interativa e programas informáticos.

Os 17 técnicos vão depois ensinar outros alfabetizadores em todas as regiões da Guiné-Bissau a utilizar aquele material para o ensino de adultos que nunca frequentaram uma escola formal.

Felipe Mati, director dos serviços de Alfabetização e Educação de Adultos, não tem o número total de guineenses que nunca estiveram numa sala de aulas, mas de acordo com dados divulgados em Setembro pelo Ministério da Educação, a taxa de analfabetismo entre guineenses com mais de 15 anos é de 52,1%.

Com o recurso aos equipamentos fornecidos pela UNESCO, quem nunca tenha passado por uma escola poderá frequentar aulas nos centros de alfabetização existentes um pouco por todo país e receber conhecimentos sobre saúde, ambiente, agricultura, mares, desporto, economia, entre outras valências.

A UNESCO entregou à Guiné-Bissau cinco conjuntos de equipamento, mas para que o projecto possa chegar a todas as regiões do país, o Governo terá que adquirir mais materiais do género, notou o representante da organização.

Os que já estão disponíveis vão ser conduzidos para centros de alfabetização de adultos na capital, Bissau, e Mansoa, no centro do país.

Ligado ao computador, um projector mostra numa parede a imagem com a matéria "da aula que se quer praticar" e o aluno interage com as informações, que pode "manipular através de uma caneta", referiu Policarpo Lopes.

Há programas "sobre quase todos os assuntos" que possam ajudar um alfabetizado, acrescentou Felipe Mati, para explicar que basta que o professor queira falar sobre uma determinada matéria para puxar o conteúdo na base de dados.

"Se quiser falar sobre doenças, pode ir ao banco de dados, projectar a matéria na parede e ensinar os alunos", sublinhou, realçando que o método pode ajudar o país, por exemplo, na luta contra o vírus Ébola, que não atingiu a Guiné-Bissau, mas que preocupa as autoridades.

Há vários anos que os sucessivos governos guineenses têm vindo a levar a cabo projectos de alfabetização de adultos com apoio de países e instituições internacionais.

Em Dezembro, o Ministério da Educação terminou a execução de um projecto com o apoio técnico e financeiro do governo japonês nas regiões de Gabu (Leste) e Oio (Centro).

O trabalho foi executado durante três anos em 40 centros de alfabetização.

Ao mesmo tempo, desde 2009, tem vindo a decorrer o programa Alpha TV, que consiste em ensino com o recurso à televisão e programas gravados, apoiado pela cooperação cubana.

portalangop

CABO VERDE E GUINÉ-BISSAU INICIAM RETOMA DE RELAÇÕES

O primeiro-ministro, José Maria Neves considerou ontem “importante e de grande significado” a visita de três dias que o seu homólogo da Guiné-Bissau, Domingos Simões Pereira, realiza à Cabo Verde.

Em declarações à imprensa depois de um tete-a-tete, José Maria Neves sublinhou que essa visita, marca o início da retoma das relações entre os dois países que se quer sejam de excelência.

Desde logo perspectivam-se trabalhos afincados pelos Governos dos dois países para por de pé importantes programas nos domínios da administração pública, da reforma do Estado, da segurança social das pescas, da agricultura, do turismo e dos transportes aéreos e marítimos.

Neste sentido José Maria Neves anunciou a retoma das ligações áreas entre a Bissau e Praia e falou também no reforço das ligações marítimas entre as duas cidades como forma de incrementar as relações comerciais existentes entre os dois países.
O chefe do Governo cabo-verdiano disse que há da parte cabo-verdiana toda a disponibilidade; há toda a abertura de Cabo Verde para, na medida das suas disponibilidades, apoiar a Guiné-Bissau nos planos nacional e internacional e também para aprender com a experiência o percurso que Guiné-Bissau tem feito nos últimos anos.

Por sua vez o primeiro-ministro da Guiné-Bissau, disse que o seu país quer ver Cabo Verde como uma grande referência naquelas reformas que tem sido capaz de implementar..
Simões Pereira encontra-se nesta quarta-feira no Mindelo onde mantem encontros com autoridades locais e instituições públicas e privadas sedeadas na ilha de São Vicente.

Para além da cooperação bilateral no domínio das pescas, formação profissional, ensino superior, turismo e transportes, Educação, Saúde, energias renováveis e formação profissional são outros sectores que os dois países querem privilegiar num acordo de intenções global que deverá ser assinado esta 5ª feira.

Do programa de visita de Simões Pereira a São Vicente constam visitas de cortesia ao Presidente da Câmara Municipal e à Câmara de Comércio de Barlavento.

Neste encontro de Mindelo, Simões Pereira elencou um conjunto de acções que augura implementar. De entre elas, a governação e infraestruturas, défice sentido na governação guineense.

Por seu turno o presidente da Câmara de Comércio de Barlavento, Belarmini Lucas, augura que condições sejam criadas para que desta feita a cooperação se efective.

Nomeação de um Embaixador para a Guiné Bissau, ligações aéreas e marítimas regulares, cooperação a nível do ensino superior e técnico profissional entre outros são assuntos avançados pelo Ministro da Presidência do Conselho de Ministros.

Démis Lobo diz que esta visita veio inaugurar uma nova era nas relações bilatrais com enfoque nas económicas e empresariais.

O 1º Ministro guineense visitou ainda a Enapor, Frescomar, Cabnave e Estruturas de frio.

Simões Pereira parte na tarde desta quarta-feira para Boavista com o mesmo programa de Mindelo.

Antes de regressar à Guiné Bissau o primeiro Ministro guineense, na Praia, tem encontro marcado com o Núcleo Operacional para a Sociedade de Informação, NOSI, dia 29.
(Rádio Nova - Emissora Católica de Cabo Verde)